10 passos para melhorar a qualidade do sono.

Por MedPlus em 21 de julho de 2015.

Uma boa noite de sono faz a diferença durante a rotina. Quem dorme bem acorda mais disposto, descansado e bem-humorado. Porém, em tempos modernos, com cada vez mais tarefas, o sono passou a ser um privilégio. Dormimos mal, tarde, pouco, e encaramos o dia seguinte da forma que der, não é mesmo? Pois atenção: prezar pela qualidade do seu sono é fundamental e reorganizar as tarefas do dia a dia podem auxiliar no processo.

A Sociedade Americana do Tórax lançou uma série de novas recomendações para médicos e pacientes com o objetivo de melhorar a qualidade do sono. A publicação ocorreu em junho deste ano, e nós separamos as melhores dicas.

1 – Aumentar a qualidade do sono é fundamental para manter uma vida saudável.

2- Períodos curtos (menos de 6h por dia) e longos (mais de 10h por dia) de sono estão associados a desfechos adversos, como o aumento da mortalidade.

3 – O tempo ideal de sono para um adulto é entre 7h e 9h por dia.

4 – Motoristas (profissionais ou não) devem ser educados para reconhecerem os sinais de sonolência ao volante. Essa é uma das principais causas de acidentes fatais.

5 – Deve-se realizar uma melhor educação dos profissionais de saúde, respeitando o número de horas trabalhadas seguidamente e do número de plantões realizados durante o horário de sono.

6 – Doenças do sono, como insônia, devem ser tratadas. Essas doenças impactam diretamente na rotina, reduzindo o rendimento durante o dia.

7 – O período escolar deve ser ajustado ao ciclo circadiano das diferentes faixas etárias, principalmente para adolescentes.

8 – Médicos devem aprender e valorizar o sono, e encorajar seus pacientes a maximizarem o tempo e a qualidade do sono.

9 – Campanhas educacionais devem ser lançadas para educar a população na identificação de doenças do sono.

10 – Médicos devem ser ensinados a respeito da implementação de técnicas cognitivas e comportamentais para tratamentos de insônia.

Cuide da qualidade do seu sono e de seus pacientes. Pequenas mudanças de comportamento como essas podem resultar em uma qualidade de vida muito melhor. Perca horas dormindo, ganhe horas de vida.

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