3 Estratégias de marketing para divulgar sua clínica

Por Thais Geron em 08 de março de 2017.

Sabemos muito bem que nem sempre gestores ou donos de clínicas e consultórios são expert em marketing e marketing digital, não é mesmo?

Apesar de ser fundamental está presente na internet hoje em dia, boa parte desse tipo de negócio não tem uma grande preocupação com sua autoridade online e por isso, acaba perdendo uma quantidade de pacientes impressionantes todos os dias!

Certamente, você não quer perder clientes! Afinal, não estaria aqui no blog da MedPlus procurando dicas e informações para obter melhores resultados.

Nós sabemos disso, mas nem sempre o que desejamos acontece e tudo por dois motivos:

  1. Falta de visão;
  2. Falta de planejamento.

Queremos que seu consultório ou clínica estejam sempre lotados, com agenda cheia e que você consiga expandir filias em todas as partes do Brasil. Então, te daremos algumas dicas de estratégias de marketing para divulgar sua clínica e obter resultados certeiros.

Aproveite para anotar cada detalhe!

 

1º Use estratégias de marketing digital

Você não acredita que a internet pode te ajudar a conquistar mais clientes? Sério?

Uma pesquisa realizada pelo Boston Consulting Group, apontou que os países que hoje fazem parte do G20, cresceram mais de 10% ao ano, nos próximos 4 anos, em relação a toda a sua atividade online.

O Google, maior buscador do mundo, criou uma ferramenta exclusiva para pesquisas mobile de doenças e sintomas.

Essas duas informações mostram como a internet está brindo espaço para a saúde de uma maneira impressionante.

Aí você pode se perguntar:

O que eu preciso para trabalhar estratégias de marketing digital?

Planejamento!

Você precisa saber onde investir para começar a ter resultados!

Hoje você conta com a possibilidade de divulgação em redes sociais, em blog próprios, em sites de cupom de desconto, em plataformas online de seu segmento, através de anúncios, posicionamento orgânico e mais uma porção de ações que a internet lhe proporciona.

O que você precisa fazer é entender quais são os locais que mais chamam a atenção do seu público, ou melhor, o canal pelos quais eles se encontram mais presente. Afinal, não adianta fazer uma super campanha de divulgação, se seu material não tiver alcance, entende?

Se você está dando seus primeiros passos, a melhor coisa é investir um pouco em cada uma das opções e com isso, ficar atento aos resultados. Isso porque, serão eles que vão te direcionar ao melhor caminho.

Com a mensuração de resultados em mãos, você conseguirá ver sem qualquer dificuldade em quais plataformas você conseguiu obter mais sucesso e em qual, o resultado passou longe do que você esperava.

 

2º – Tenha um blog focado no seu nicho

Para que você tenha uma presença online muito forte, você precisa ter um canal que consiga transmitir autoridade e como você se posiciona sobre determinados assuntos no mercado.

Ter um blog aliado ao site da sua clínica ou de seu consultório, abre a possibilidade de ter um canal de comunicação direto com seu público alvo. Afinal, nesse local, você poderá divulgar informações, conteúdo de interesse de seu nicho, novidades da área, opiniões sobre determinados assuntos, infográficos, notícias e o que mais você julgar interessante para o seu público.

Esse espaço é só seu e você poderá fazer dele o que bem entender.

A única atenção que você deve tomar é com a periodicidade das publicações. Não adianta montar um blog, postar 3 conteúdos e deixar lá abandonado. Isso passará uma impressão negativa de que não há qualquer preocupação com a renovação de informações.

Estabeleça uma constância de produção de materiais, nem que para isso você precise abdicar de seu próprio tempo. Caso você saiba que não vai conseguir, o melhor é contratar uma empresa que possa te auxiliar, assim você deixa a engrenagem rodando, mesmo que você não tenha tempo para fazer isso.

Pode parecer uma bobagem, mas marcar presença online faz com que você ganhe muitos pontos.

 

3º –  Atraia com cupons de descontos e ofertas especiais

Existem vários sites que dão a oportunidades das marcas atraírem os olhares de seus consumidores através de se cupons de descontos ou ofertas especiais.

Se você tem uma clínica estética, por exemplo, talvez seja uma excelente opção trabalhar algumas ofertas desse tipo. Isso acaba chamando muita atenção e fazendo com que o seu público venha até o seu consultório aproveitar a oferta que você está oferecendo.

Tudo o que garante uma vantagem exclusiva ou um desconto bastante chamativo, acaba atraindo o público e por mais que ele não venha a se tornar um cliente recorrente, ele acaba tendo a curiosidade de vir apenas para te conhecer, entende?

Faça um planejamento com os profissionais que trabalham com você atualmente e veja o que é possível fazer para melhorar isso. Avalie os descontos e promoções que você pode trabalhar.

Uma dica importante nesse ponto é sempre oferecer descontos reais e que ofereçam vantagens ao seu cliente final, pois se ele perceber que, de alguma forma, está sendo enganado, certamente, a sua estratégia não dará certo.

Outra boa estratégia é a fidelização através de junto 10 sessões e ganhe algo. Coisas assim motivam e faz com que ele volte mais vezes para conquistar o objetivo final, entende?

 

O importante é que você desenvolva técnicas e ações que vá de encontro com o que você precisa e com o estilo de sua marca, assim você traia o exato público algo que necessita.

 

Se precisar de ajuda, entre em contato com um de nossos consultores, eles podem te auxiliar.

Até breve!

Thais Geron

Gerente de Produto
Administradora especialista em Informática em Saúde, com 16 anos de experiência na MedPlus e na área médica.