4 dicas para se manter motivado

Por MedPlus em 28 de janeiro de 2016.

Crise econômica, crise política, enfim, previsões catastróficas para quase tudo. Exagero? Preste atenção nos noticiários e veja por si só. Que o mar não está pra peixe na economia praticamente todos sabem, mas mesmo que seu consultório ou clínica não esteja necessariamente sofrendo com isso, o clima de incerteza afeta a todos.

Ficamos apreensivos, mesmo que intimamente, e lá no fundinho o rendimento tende a diminuir junto com a motivação. Pensar positivamente é importante para qualquer profissão, por isso fique ligado nessas dicas para não deixar a peteca cair.

Significado

Saber que suas tarefas tem um propósito é uma grande fonte de motivação. Nem precisamos repetir a importância do trabalho do médico, mesmo sabendo que essa informação geralmente não está escrita na agenda. Se faltar um gás, lembre-se de que se trabalho faz uma diferença enorme para os seus vários pacientes, e todos com certeza sabem disso.

Mente e corpo

Mesmo nos momentos mais complicados, foque no pensamento positivo, e deixe o que não serve para outro dia. Também não esqueça dos cuidados com a alimentação, e com o corpo. Você provavelmente já disse para um paciente que exercício físico faz bem e alivia o estresse. Logo, basta colocar isso em prática.

Pode melhorar

Sentir-se incomodado com algo pode ser um sinal de que está na hora de sair da zona de conforto. Estender os limites é uma forma de desafiar-se, de não cair na armadilha da acomodação. Quem sabe não esteja na hora de fazer aquele curso, ou participar daquele evento? Se não estiver, projete.

Positividade

Só reclamar ou ficar lembrando que as coisas não andam bem não vai melhorar nada. Fuja de conversas e pessoas que só enxergam o lado ruim das coisas, pois elas vão acabar te afetando. Procure o inverso, busque contato com quem pensa positivamente, e que assim como você, acredita que atitudes ajudam a melhorar as coisas.

MedPlus