O gerenciamento de clínicas médicas tem se tornado muito mais automatizado e facilitado com o uso de softwares de gestão. Entretanto, embora essa seja uma ferramenta muito útil, muitos gestores ainda têm dúvidas em relação às suas funções e benefícios.
Pensando nisso, nós trouxemos 4 respostas a dúvidas frequentes em relação aos softwares de gestão médica. Assim, você poderá pensar e escolher o que melhor se encaixa nas necessidades da sua clínica. Acompanhe a leitura e confira!
O que é um software de gestão médica?
É um sistema digital que auxilia no gerenciamento de empresas prestadoras de serviços de saúde. Com ele, a clínica garante a automatização de alguns processos – como pagamentos de funcionários e contas, controle de estoque, gestão dos documentos dos pacientes, etc – e a organização e interligação de todas as áreas do negócio.
Por exemplo, utilizando um software de gestão, a secretária preenche todas as informações referentes a um paciente no sistema digital, ao invés de utilizar o papel. Estas informações ficam disponíveis para o médico dentro do consultório de forma automática e, assim, evita-se que esses colaboradores se desloquem dos seus postos de trabalho para ir atrás das informações. Tudo isso otimiza o tempo de seus funcionários e contribui com o aumento da produtividade.
Todos os softwares oferecem as mesmas funcionalidades e benefícios?
Não, existem diversos sistemas de gestão disponíveis no mercado. Alguns são pagos, outros gratuitos. Alguns possuem uma infinidade de funcionalidades – que às vezes não são todas utilizadas – e outros com funções muito restritas.
Um software de gestão gratuito, por exemplo, tem suas funções mais limitadas se comparados à um sistema pago. Com relatórios e integração mais básicos e suporte não tão completo.
Por isso, é importante pesquisar bem e entender os diferentes tipos para que, a partir daí, você possa escolher o sistema que mais se adequa às necessidades da sua clínica.
É fácil de ser manuseado?
Sim, a implantação do software é feita de forma web e totalmente automatizada por uma equipe especializada. Algumas disponibilizam a migração dos dados do seu sistema antigo para o novo, outras deixam o upload e digitalização das informações sob responsabilidade da clínica.
Já em relação ao manuseio, sempre que se passa a utilizar uma nova ferramenta em uma empresa, é necessário treinar e capacitar os colaboradores que a utilizarão. Aprender a manusear um novo instrumento de trabalho é um processo que demanda um tanto de dedicação e tempo. Entretanto é preciso ter em mente que o ganho de produtividade no futuro compensará os esforços e tempo gasto com o aprendizado.
Nesse sentido, também é importante procurar por empresas de softwares que se preocupam em oferecer um sistema de fácil utilização, bem como em disponibilizar um suporte completo para a clínica e seus colaboradores.
O que devo levar em consideração na hora de escolher um software de gestão?
Com a alta oferta de softwares de gestão médicas, é preciso ficar atento à algumas questões antes de escolher um.
A primeira delas é em relação ao que a clínica precisa. Pense e anote as motivações que te levaram a buscar por um sistema de gestão – respondendo a perguntas como: quero melhorar a minha relação com os pacientes? Quero otimizar o tempo dos meus funcionários e aumentar sua produtividade? Quero organizar melhor as informações e os dados da minha clínica? Quero relatórios gerenciais completos para melhorar meus resultados? -, assim, torna-se mais claro quais funcionalidades serão úteis para o seu negócio e quais são dispensáveis.
Outros aspectos que devem ser levados em consideração é: o tipo de suporte oferecido, os benefícios do sistema para os clientes da clínica e a forma de armazenamento dos dados. Ela é segura? Conta com backups frequentes? Há riscos de perda ou furto das informações da minha clínica e dos meus pacientes?
Levando essas questões em consideração, você conseguirá encontrar o sistema que mais se encaixa com as suas necessidades, sem deixar de contar com suporte, segurança de dados e praticidade no dia a dia.
Lembre-se de que nem sempre o produto mais caro é o ideal para seu negócio. Da mesma maneira que nem sempre optar pelo mais barato (ou gratuito) trará economia. Pesquise bem e faça uma escolha consciente!
Queremos saber sua opinião! Quais funcionalidades sua clínica espera encontrar em software de gestão ideal? O sistema que você utiliza hoje não tem uma boa relação custo-benefício? Você já conhece o MedPlus? Deixe seu comentário e compartilhe conosco suas experiências!
2 respostas
Sou a Yasmin Silva, gostei muito do seu artigo tem muito
conteúdo de valor, parabéns nota 10.
Visite meu site lá tem muito conteúdo, que vai lhe ajudar.
Olá, Yasmin! Obrigada pelo seu feedback.
Não deixe de acompanhar nosso blog para ficar por dentro dos conteúdos.
Abraço,