5 dicas para atrair mais pacientes à sua clínica

Por Thais Geron em 12 de julho de 2017.

Toda empresa quer atrair mais clientes e vender mais, certo? Embora as clínicas médicas devam seguir os preceitos do código de ética de medicina, é possível que as clínicas criem estratégias para fidelizar e atrair mais pacientes, sempre respeitando os princípios da profissão. Confira algumas dicas que a MedPlus separou para você atrair mais pacientes dentro desse mercado cada vez mais concorrido.

Saiba qual o seu público alvo, onde eles estão e o que eles procuram

A maioria das clínicas não atendem todas as especialidades médicas, o que segmenta o público que procura por serviços médicos. Por isso, é fundamental que a clínica saiba qual é o seu público alvo – faixa etária, meio que utiliza para buscar o serviço, suas preferências, etc. Definindo seu público a clínica conseguirá traçar de forma mais bem-sucedida estratégias de marketing para atração de pacientes.

Cause uma boa impressão

Embora o mundo esteja cada vez mais digital, a melhor forma de atrair mais pacientes ainda é o “boca a boca”. Para isso, é imprescindível que a clínica cause uma boa impressão nas pessoas que já agendaram um horário, principalmente naquelas que se consultam pela primeira vez. Criar um ambiente receptivo e acolhedor, ter um bom profissional que receba seus pacientes de forma educada e agradável, além de prestar um serviço médico de qualidade e sem muita espera são aspectos importantíssimos para que seus pacientes divulguem e recomendem sua clínica para outras pessoas.

Entretanto, o “boca a boca” é uma estratégia que demora para demonstrar resultados. Se a sua clínica necessita ou deseja resultados mais imediatos ela deve apostar em estratégias de marketing – que, se bem feitas, costumam atrair pacientes de forma mais rápida.

Invista nas estratégias de Marketing

As formas de buscas por produtos e serviços são feitas cada vez mais via internet, nesse cenário, investir em estratégias de marketing digital é indispensável para garantir o sucesso de sua clínica. O Marketing Digital ajuda, entre outros pontos, a destacar a sua clínica numa pesquisa feita pelo paciente no Google.

Embora possa parecer uma estratégia simples de ser implementada, para explorar ao máximo todos os pontos positivos do marketing digital é interessante que a clínica contrate uma empresa que faça esse tipo de serviço ou contrate profissionais da área para realizá-lo.

Tenha um meio virtual para publicação de conteúdos da área da saúde

De acordo com uma pesquisa publicada no portal FioCruz, 46% dos usuários da internet no Brasil usam a rede para procurar informações médicas sobre saúde em geral e prestação de serviços médicos, enquanto que o buscador do Google divulgou recentemente que 1% das buscas realizadas em todo o mundo é sobre sintomas de doenças. Esses dados revelam que investir na criação e na publicação de conteúdos relevantes sobre saúde é uma forma de se adequar ao que o público pesquisa, demonstrando que a clínica e seus profissionais têm conhecimento sobre esses assuntos, além de ser um ótimo meio de divulgar os seus serviços sem deixar a impressão de que este é o único intuito e preocupação da clínica.

Portanto, invista na criação de um website ou blog para publicação de conteúdos relevantes sobre saúde. Se adequando ao que o público pesquisa você consegue ficar mais bem colocado na busca do Google, garantindo maior visibilidade e credibilidade à sua clínica e, consequentemente, mais pacientes.

Tenha uma boa reputação 

Com um bom atendimento, estratégias de marketing digital e com a publicação de conteúdos relevantes sua clínica ficará conhecida, tornando-se crucial que seus funcionários – principalmente os médicos e enfermeiros – tenham boa reputação nas redes sociais e afins. Os médicos e enfermeiros devem sempre ter uma conduta coerente com o código ético de medicina e enfermagem, tanto dentro quanto fora do ambiente de trabalho; enquanto que os outros funcionários, mesmo sem a mesma obrigatoriedade, devem ter uma conduta respeitosa e coerente com os princípios da clínica. Busque conscientizar sua equipe dessa necessidade de boa conduta, para que não haja excesso de exposição nas redes sociais.

O perfil social dos seus funcionários, embora deva estar dissociado do trabalho, ainda é um fator que interfere na propaganda, tanto boa quanto ruim, da clínica. Nesse sentido, ter uma boa reputação é fundamental para alcançar o sucesso e ter uma agenda sempre cheia.

Atrair mais paciente à clínica requer muito esforço, investimento e boas práticas. Esperamos que essas dicas contribuam com o êxito de sua clínica! Aproveite e confira 10 dicas para organizar sua clínica e aumentar os lucros.

Thais Geron

Gerente de Produto
Administradora especialista em Informática em Saúde, com 16 anos de experiência na MedPlus e na área médica.