5 Dicas para melhorar a gestão do atendimento de sua clínica

Por Cecília Galvão em 29 de março de 2017.

Boa parte das clínicas e consultórios atuais enfrentam um grande dilema: melhorar a gestão do atendimento.

Isso porque, essa é uma daquelas ações que nunca estagnam e que precisam ser renovadas de tempos em tempos.

Costumamos pensar que a qualidade e o nome de uma clínica se faz dentro do consultório médico, pela capacitação e atendimento que os profissionais da saúde dão a seus pacientes. No entanto, nos esquecemos que isso é só a ponta do iceberg.

Isso porque, o marketing do seu estabelecimento envolve tudo. Desde a forma como o atendimento eletrônico é feito, a forma com que os manobristas atendem quem chega de carro, a recepção, o ambiente… Enfim, tudo faz parte de uma boa gestão do atendimento de sua clínica.

A MedPlus sabe bem o quanto isso é importante e exatamente por esse motivo, separamos alguns dicas que podem te ajudar a melhorar a gestão e escalonar seus negócios para outros patamares.

Acompanhe conosco!

 

# Dica 1 – Humanização do atendimento

Quem trabalha no segmento da saúde, trabalha diretamente com vidas. Sendo assim, por mais que você utilize as últimas tecnologias com relação ao atendimento, nada nunca irá substituir o atendimento humanizado.

Muitos não acreditam, mas por mais publicidade que se faça nas grandes mídias, o marketing boca a boca continua sendo um dos mais fortes que existem. Principalmente em algumas faixas etárias, como é o caso da terceira idade que é uma geração que está pouco ambientada com a internet.

Quando falamos em atendimento humanizado, estamos falando de uma equipe que esteja ali não só para atender quem chega, mas para superar todas as expectativas.

É preciso que todos estejam preparados para “olhar olho no olho”, dispostos a escutar as histórias, os questionamentos e ao mesmo tempo, não medir esforços para tirar todas as dúvidas que possam surgir.

São nas pequenas atitudes que você ganha pacientes fieis e recorrentes.

 

# Dica 2 – Padronização de processos

Por mais que você exalte um atendimento humanizado, a padronização de processos irá lhe ajudar a gerenciar todas as ações.

Quando lidamos com um fluxo de pessoas muito grande, se não houver uma boa organização e uma boa gestão, informações se perdem.

Quer ver como isso acontece com frequência?

O médico atende muitos pacientes e acaba ouvindo muitas histórias em um mesmo dia. No entanto, o paciente tem no médico seu ponto de apoio, profissional pelo qual ele deposita toda a confiança para obter sucesso no procedimento ou tratamento que está fazendo.

Quando o paciente chega ao consultório e percebe que o médico mal se lembra de quem ele é ou qual a sua questão, ele acaba sentindo-se pouco importante.

Para um profissional da saúde é impossível lembrar de todos tratamentos que já prescreveu, porém há uma forma de ele ter sempre em mãos essas informações: a utilização do prontuário eletrônico.

Simples, rápido e prático. Basta acessar um software de seu computador ou de onde estiver, e puxar todas as informações.

 

# Dica 3 – Utilize um Software de Gestão para sua clínica

O prontuário eletrônico é apenas um dos benefícios de fazer uso de um software de gestão em sua clínica ou consultório.

Nós da MedPlus, por exemplo, trabalhamos constantemente para que o nosso software de gestão médica seja um dos mais dinâmicos e completos do mercado. Não queremos que ele fique engessado dentro de seu estabelecimento, por isso trabalhamos para que ele seja acessível de todos os cantos do mundo.

Dentre os benefícios temos:

  • O prontuário eletrônico já citado acima;
  • Controle de faturamento no período em que você desejar;
  • Gestão financeira de forma precisa;
  • Gestão de atendimento;
  • Canais de relacionamento gerenciáveis de um só lugar;
  • Adaptação para multiplataformas;
  • Armazenamento de informações na nuvem mais segura do mundo, a Amazon AWS;
  • Certificação SSL que garante um ambiente 100% seguro para trabalhar remotamente.

Ainda estamos trabalhando para implementar mais ações, sempre baseado nas necessidades que visualizamos em nossos clientes atuais.

 

# Dica 4 – Faça constantemente pesquisas de satisfação

Um dos melhores métodos para melhorar a gestão do atendimento de sua clínica, é escutar dos próprios pacientes o que pode ser acrescentado, o que já está excelente e o que ainda tem deixado a desejar.

Não precisa nada muito complexo ou difícil, por vezes, umas 4 ou 5 perguntas bem feitas já são capazes de direcionar ao que precisa.

Muitas clínicas já tem feito essa pesquisa de satisfação por aplicativo ou mesmo, no momento da saída do paciente, perguntando como foi a sua experiência em todas as áreas que ele passou.

Pode parecer algo sem importância, porém ouvir de quem viveu a situação e tiveram contato com acontecimentos que, muitas vezes, os gestores não tiveram, mudam a qualidade do atendimento de uma forma surpreendente.

Vale ficar atento a áreas que possuem reclamações recorrentes. Talvez, seja o momento de uma avaliação mais profunda e uma reformulação por completo.

 

# Dica 5 – Treinamentos e atualizações constantes

Não é só o corpo clínico que deve estar afinado com as últimas tendências da área. Todos os que integram o seu time precisam passar por treinamentos e atualizações constantes.

Por exemplo, as secretárias que são na linha de frente, ou seja, o primeiro contato com seu cliente, precisam passar uma primeira impressão excelente. A forma de falar, os gestos e até mesmo o tom de voz para abordar alguém interferem diretamente da impressão que ela passará.

Para alinhar isso com o perfil de sua clínica, vale uma conversa aberta onde você as informa sobre os valores, missões e até mesmo a história.

Atualmente, já existem diversos treinamentos que você poderá proporcionar a esses profissionais para melhorar esses pontos: libras, atendimento com portadores de necessidades especiais, linguagem e expressão e etc.

O que vale mesmo é o estudo constante.

 

Aproveite as dicas para marcar presença em seu segmento!

Se precisar de ajuda, conte com a MedPlus!

Cecília Galvão

Líder de atendimento
Atua no atendimento da MedPlus há quase 2 anos e possui experiência nas áreas de atendimento ao cliente, suporte técnico, implantação e sucesso do cliente.