5 dicas para organizar sua clínica e aumentar os lucros

Por Cecília Galvão em 05 de abril de 2017.

Muitos vivem procurando quais são os segredos dos consultórios bem-sucedidos, mas já adiantamos para você: uma boa gestão e organização.

Não existe fórmula mágica ou ação extraordinária que faça com que você aumente seus lucros do dia para noite. Na verdade, tudo é uma questão de trabalho duro, foco no seu cliente e na qualidade do atendimento prestado.

Independente se o que você tem é um consultório recém inaugurado ou uma clínica que já está há anos no mercado, você precisa utilizar todas as tecnologias atuais, recursos e números obtidos para garantir que o crescimento ocorra de maneira gradual e plena.

Para te ajudar com isso, a MedPlus preparou 5 dicas para organizar sua clínica e aumentar os lucros de maneira gradativa e muito eficiente.

Venha descobrir como isso é possível!

 

#Dica 1 – Trabalhe praticidade na gestão da sua clínica/consultório

Você já deve ter percebido que organizar tudo dentro de uma clínica não é uma tarefa fácil. São diversos recursos, consultas, contas, pacientes e diversas outras tarefas que irão te exigir processos complexos, tornando essa organização bastante cansativa, se não for feita corretamente.

Quando maior for a sua clínica, quanto maior o número de pacientes e de especialidades atendidas, maiores podem ser as dificuldades de organização, sendo assim procure sempre optar por ferramentas que lhe forneçam agilidade nessa gestão.

Atualmente, já existem vários softwares que irão te auxiliar a criar processos muito mais simplificados e de fácil implementação. Se precisar de ajuda nesse quesito, venha bater um papo com a gente, pois desenvolvemos ferramentas que irão te auxiliar em toda a gestão de seu consultório.

Você vai perceber que tudo ficará muito mais simplificado quando o nossos sistema estiver devidamente instalado em sua clínica. Por exemplo, agendamento de consultas, controle de estoque, de suas finanças, a ficha médica de seus pacientes e qualquer outra questão organizacional pode ser facilmente gerenciada de nosso sistema.

Tudo ficará armazenado na nuvem com muita segurança e praticidade, te possibilitando o acesso de qualquer lugar em que você estiver.

 

# Dica 2 – Agenda online lhe dará maior segurança

Sabemos que, de um modo geral, muitas clínicas ainda optam pela utilização de uma agenda de papel para organizar os horários dos pacientes. A gente ainda custa a entender por quais motivos, afinal a tecnologia está a nosso favor para nos ajudar com isso.

Como citamos no item acima, um software pode lhe fornecer toda a segurança necessária para que você possa trabalhar todos os agendamentos com muito mais segurança e praticidade.

Uma agenda virtual é capaz de verificar os melhores horários de consulta, de encaixe e até mesmo, fazer com que você visualize os dias e horários disponíveis de acordo com a solicitação do paciente. Nada de ficar folheando as páginas para achar um horário entre tal e tal hora.

Pelo sistema, você preenche as informações e os espaços vagos rapidamente são informados a você.

Entenda que quando você organiza melhor e gerencia assertivamente esses horários, você acaba abrindo possibilidade para um número de atendimentos maior ou então, da possibilidade de novos profissionais participarem do quadro de funcionários.

Olhando pelo lado positivo, mais profissionais trabalhando e mais horários disponíveis para consulta, acarreta um maior lucro para seu consultório, concorda?

 

#Dica 3 – Econômica de materiais

Quando você tem um local onde você pode gerenciar tudo, concorda que você evita o desperdício de material e consequentemente, consegue organizar melhor suas finanças?

Dentro de um consultório ou clínica, existe uma perda de material por falta de controle ou mesmo, por uma utilização sem a necessidade ideal.

Se você conseguir controlar de perto quais são as quantidades disponíveis de cada remédio, item ou até mesmo de material de higiene, você só repõe em seu estoque o que, realmente, estiver em alta.

Pode parecer algo pequeno, mas se você colocar na ponta do lápis cada item que é desperdiçado, você acaba percebendo que mais de 20% do seu lucro está indo para o lixo.

Atente-se a isso!

 

# Dica 4 –  Aposte na utilização de tecnologia

A tecnologia pode ser usada muito a favor da organização da sua clínica e de uma forma para te ajudar a aumentar seus lucros. Por exemplo, vamos supor que uma clínica trabalhe com resultados de exames e que ao invés de entregar cada um deles impresso, ela forneça ao paciente um login e uma senha de acesso para que ele possa fazer a consulta e imprimir em sua casa.

Muitos pacientes vão optar por não retirar o resultado na sua clínica, afinal irão precisar retornar e isso lhe tomaria tempo. Por mais pequeno que seja esse índice, você já estará economizando em papel de impressão, energia e manutenção de máquinas, afinal elas serão menos utilizadas.

Claro que esse foi apenas um exemplo simples para que você consiga entender o poder que a tecnologia tem em relação a organização e aumento de lucros.

Se for da sua vontade, você pode implementar essa boa experiência em diversos setores e gradativamente ver as coisas acontecendo de uma maneira mais fluida e simples.

 

# Dica 5 – Gestão financeira eficiente

Por mais que você tenha tudo caminhando bem, se o setor financeiro não estiver alinhado com seu propósito de economia e produtividade, dificilmente você conseguirá evoluir.

Sabendo disso, contrate profissionais eficientes para exercer essa função e mais que isso, esteja sempre a frente dessas questões, afinal nada melhor do que o olhar do dono para obter melhores resultados.

Você irá perceber que quanto mais detalhada for a sua gestão financeira, mais rapidamente você conseguirá visualizar seus lucros.

Gostou das dicas?

Se precisar de ajuda, conte com a MedPlus!

 

Cecília Galvão

Líder de atendimento
Atua no atendimento da MedPlus há quase 2 anos e possui experiência nas áreas de atendimento ao cliente, suporte técnico, implantação e sucesso do cliente.