7 Dicas para tornar seu consultório mais rentável em 2017

Por Thais Geron em 31 de janeiro de 2017.

Se você já definiu como meta para 2017 ter um consultório mais rentável, certamente você já tem um planejamento em mãos de como fazer isso, não é mesmo?

Peraí, não?

Você sabia que sem um planejamento assertivo fica muito difícil alcançar o objetivo que você deseja? Independente ser ele for a conquista de mais pacientes para seu consultório, uma melhor rentabilidade ou então, uma melhor organização.

A MedPlus está aqui para te ajudar e te dar o suporte necessário para que seu 2017 seja muito mais rentável do que você imagina, mas, para isso, vamos precisar de você aí do outro lado aplicando pequenas ações, tudo bem?

Nós separamos algumas dicas que vão te ajudar a tornar seu consultório mais rentável em 2017. Confira quais são elas.

 

1º Dica – Tenha objetivos e metas muito bem definidos

Como é que você quer alcançar algo novo, uma mudança, se você não sabe nem onde quer chegar? Dessa forma fica muito difícil, concorda?

Certamente, você tem algum objetivo para o seu consultório, mas ele não irá se realizar por mágica, só ocorrerá se você trabalhar em cima de um objetivo.

Então, a primeira dica que a MedPlus preparou para você é essa: tenha metas e planos muito bem definidos, assim fica fácil construir estratégias que te ajudarão a alcançá-los.

Só que tenha atenção aos detalhes, pois você precisa escalonar esses objetivos em metas plausíveis de serem alcançadas, entende?

Por exemplo:

  • Você quer aumentar o número de atendimentos particulares e diminuir o convênio?
  • Quer aumentar o lucro?
  • Quer sair do aluguel e ter seu consultório próprio?

Enfim, você pode ter qualquer objetivo, mas precisa ser condizente com seu cenário atual, senão deixa de ser uma meta e passa a ser apenas um sonho.

 

2º Dica – Avaliar no que você é bom e o que pode melhorar

Para que seu consultório possa ser mais rentável em 2017, você precisa encará-lo como a sua empresa e se perguntar no que vocês mais agradam seus pacientes e no que vocês ainda tem deixado à desejar.

Quando você conseguir listar seus maiores acertos, poderá gerar ações para intensificar isso, marcando presença.

Por outro lado, o que ainda está deixando à desejar poderá te ajudar a identificar seus erros e, com isso, melhorá-los. Caso você não tenha a menor ideia de quais são os problemas ou não está conseguindo identificar, apesar de saber que algumas coisas estão erradas, trabalhe uma pesquisa de satisfação com todo mundo que é atendido dentro de sua clínica.

Todas as respostas juntas conseguirão te dar uma direção e esclarecer como anda o seu funcionamento, isso com base nas pessoas que são mais importantes para você: os seus clientes.

 

3º Dica – Saiba muito bem o perfil dos seus pacientes

Se a gente te perguntar agora, você sabe responder qual é o perfil da maioria dos pacientes que você atende dentro da sua clínica?

Se a resposta for não, precisamos mudar isso urgentemente! Afinal, você precisa conhecer quem são as pessoas que frequentam seu consultório todos os dias, pois é através dessa informação que você conseguirá gerar um melhor atendimento.

Procure descobrir quem são seus pacientes, qual o perfil deles, qual tipo de serviço eles têm maior interesse, os motivos, quanto podem pagar, os que eles mais valorizam, quais são suas preferencias e tudo o que você puder descobrir para complementar essas informações.

Quando você conseguir traçar as personas de seus negócio, você conseguirá criar estratégias embasadas nelas e, com isso, terá uma relevância muito maior, o que consequentemente, levará a uma maior rentabilidade.

Entender o cliente é fundamental para melhor atender, ok?

 

4º Dica – Saiba quais são seus custos

O sucesso de um consultório está diretamente ligado ao controle de despesas e gastos que ele tem. Na verdade, não apenas em um consultório, mas em qualquer negócio, se você não tiver o controle de gastos bem feito, é quase impossível manter uma saúde financeira sadia.

Faça um levantamento de como foram as finanças no último ano, com isso, você consegue ter uma ideia de quanto você tem de gastos fixos, despesas com funcionários, contas e qual é a variação de gastos emergenciais que são aqueles que não constam no planejamento, mas que em uma rotina de consultório pode ocorrer, como a manutenção de um equipamento que parou de funcionar, por exemplo.

Se você conseguir montar uma planilha detalhando tudo isso, verá que se sentirá mais confortável para fazer novos investimentos que só trarão benefícios ao seu consultório.

 

5º Dica –  Encontrar seu ponto de equilíbrio

Encontrar o ponto de equilíbrio de seu negócio é muito mais simples do que você pode imaginar, sabia?

Coloque na ponta do lápis quais são seus custos fixos, ou seja, aquele valor que você tem que pagar obrigatoriamente todos os meses. A partir disso, dívida pelo número de consultas/atendimento/procedimentos que você precisa realizar para custear suas dívidas básicas.

Com esse cálculo, você chegará a um número aproximado, logo esse será o seu ponto de equilíbrio e a quantidade necessária para pagar suas contas.

Tudo o que passar disso pode ser considerado como lucro ao seu consultório.

Ah, não se esqueça de descontar taxas, impostos e outros descontos exigidos por lei, assim não fica nenhuma pendência tributária para o fim do mês.

 

6º Dica – Fidelize seu quadro de investimento

Você sabia que conquistar um novo cliente custa muito mais caro que fidelizar um atual?

Pode não parecer, mas quem já esteve em sua clínica uma vez é um forte candidato a voltar, então sempre invista na fidelização desse paciente.

Crie relacionamento, dê um bom atendimento, mostre que se preocupa com seu bem-estar e que não medirá esforços para que tudo ocorra da forma mais confortável possível.

Nosso nicho da saúde mexe muito com o emocional em cada atendimento, então aproveite esse espaço para fidelizar relações e trazer cada um de seus clientes para mais próximos de você!

Com essas dicas, tudo ficará muito mais simples de ser conquistado.

Se você precisa de ajuda para organizar tudo, conte com a MedPlus! Entre em contato que podemos te ajudar ainda mais.

Esperamos você!

Thais Geron

Gerente de Produto
Administradora especialista em Informática em Saúde, com 16 anos de experiência na MedPlus e na área médica.