7 formas de aumentar a qualidade do atendimento em seu consultório

Por Cecília Galvão em 08 de fevereiro de 2017.

A principal reclamação de pacientes é que o atendimento médico tem se tornado, cada dia mais, impessoal. Há relatos de médicos que mal olham para o paciente, não têm qualquer interesse em ouvir o que eles têm para contar ou seu histórico.

Você como gestor de uma clínica ou profissional responsável pela coordenação deve ter em mente que a qualidade do atendimento em seu consultório deve ser a mais alta possível, pois é dessa forma que você conseguirá captar e fidelizar seus pacientes.

Por mais que estratégias de publicidade sejam trabalhadas, em nosso segmento, o marketing boca a boca, ou seja, aquele de indicação onde a experiência foi tão positiva que recomendar é algo natural, será sempre o que melhor funciona.

Sabendo do tamanho da importância disso, a MedPlus quer te ajudar com algumas formas de aumentar a qualidade do atendimento em seu consultório.

Acompanhe com a gente!

 

#1 – Atenção e respeito acima de tudo

Questões relacionadas à saúde, por mais que seja um exame de rotina ou uma consulta de acompanhamento, é algo que deixa seus pacientes tensos, pois foge da rotina usual, logo é um momento que precisa ser tratado com muito carinho e atenção.

Não apenas por parte da equipe médica, mas todos que fazem parte de sua clínica precisa estar alinhado para fornecer o máximo de atenção, carinho e respeito.

Desde o atendimento na recepção, a equipe de enfermeiros e até chegar ao consultório médico, tudo precisa ser tratado com muita atenção, afinal, o ambiente precisa transparecer isso.

Organização, opções de atendimento e até mesmo o cumprimento do horário da consulta são pequenas atitudes que transmitem a importância que cada cliente tem para sua marca.

 

#2 – Atendimento humanizado

A maior parte dos pacientes que irão até sua clínica ou consultório são pessoas leigas, que não tem nenhum conhecimento sobre procedimentos médicos, sendo assim, é preciso encontrar uma forma de manter todos à par dos procedimentos que serão feitos.

Cabe a toda equipe de atendimento se colocar do outro lado, compreendendo as emoções, dúvidas e, por vezes, os principais medos.

Essa forma humanizada de atendimento é o que trará conforto e confiança aos seus pacientes, fazendo com que a sua marca ganhe muitos pontos e intensifique as experiências positivas que cada um terá com relação a você.

Por vezes, eles só querem alguém para ouvir com paciência e tirar todas as suas dúvidas.

 

#3 – Deixe o paciente falar

Existem profissionais que mal olham para o paciente e baseiam o tratamento no que os exames tem a dizer. Obviamente, os exames dão respostas precisas e técnicas que ajudam no tratamento, mas ouvir o que o paciente tem a dizer é algo fundamental para a obtenção de um excelente diagnóstico.

É comum, principalmente em mães de bebês e de crianças pequenas, ou em idosos, as perguntas serem em grande volume, pois há uma necessidade grande de compreensão. Logo, eles querem contar detalhes da rotina, como andam se sentido, o que tem incomodado e como eles desejariam se sentir.

Todas essas informações são de extrema importância para que você consiga montar seu diagnóstico de uma forma mais precisa e encontrar uma alternativa de tratamento mais eficiente.

 

#4 – Fale sempre a verdade

Médicos são conhecidos, por muitos, como pessoas sem emoções, mas não é isso! Existem casos que a verdade é a melhor alternativa, afinal, o paciente precisa estar ciente do que está se passando com ele, por mais difícil que pareça a situação.

O primeiro passo para um tratamento de qualidade e a criação de uma relação de confiança é a verdade. Então, oriente todo o seu corpo médico e clínico a ser objetivo e claro com relação a todos os pacientes.

Deixe que ele compreenda o que está se passando em seu corpo e quais são as opções de tratamento que ele tem. Mantenha-o sempre à par dos acontecimentos e deixe que ele sinta confiança em você, só dessa maneira ele conseguirá progredir.

 

#5 – Crie uma relação além do consultório

Ter uma boa relação dentro do consultório médico é importante, porém você precisará ir um pouco mais além para ganhar de vez a confiança.

Se for possível, mantenha o médico e paciente conectados por algum canal de troca de mensagens ou, então, incentive que seu corpo entre em contato para acompanhar como anda a evolução dos procedimentos.

Uma outra forma é trabalhar pequenos gestos como a lembrança do seu aniversário ou datas comemorativas, como Natal e Ano Novo, pois isso mostra que há uma preocupação e que ele, de alguma forma, foi importante.

São coisas tão simples, mas que acabam conquistando.

 

#6 – A importância do primeiro contato

O primeiro contato de seu paciente é com a sua equipe de atendimento que irá agendar uma consulta para ele, não é mesmo? Então, por mais que você tenha uma equipe de médicos de alto nível, se o atendimento inicial não for ótimo, dificilmente a qualidade se manterá alta.

Oriente o pessoal do atendimento para que sempre tenha agilidade na marcação de consultas ou procedimentos, evitando conversas paralelas ou datas muitos longas de marcação, afinal, é preciso lembrar que ninguém vai ao médico porque quer. Normalmente, está ocorrendo um problema e existe essa necessidade, entende?

 

#7 – Nunca, jamais, atrase!

Uma das ações que mais irritam pacientes é o atraso nas consultas e procedimentos. Muitos consultórios dão intervalos de 5 ou 10 minutos na marcação de cada consulta e, com toda a certeza, o atraso acontece.

Preze pela qualidade do atendimento e por mais que seja menos lucrativo pra você, opte por atender um número menor de pessoas, porém com mais qualidade.

Se precisar de ajuda com toda essa organização, a MedPlus tem a solução que você precisa!

Venha bater um papo com a gente.

Cecília Galvão

Líder de atendimento
Atua no atendimento da MedPlus há quase 2 anos e possui experiência nas áreas de atendimento ao cliente, suporte técnico, implantação e sucesso do cliente.