Elaborar um plano de negócio é fundamental quanto o assunto é empreender, e não estamos falando apenas de iniciar um negócio do zero. Reestruturar uma empresa já existente também exige a elaboração de um plano.
É através dele que o empreendedor conhecerá os aspectos necessários para que os novos passos da empresa levem para onde se pretende, o sucesso. Na lista deve entrar o tempo, a energia e o investimento necessário para realizar as próximas ações.
Ao levar estes e outros aspectos em consideração, o empreendedor conseguirá visualizar e entender as várias vertentes de seu negócio, bem como saber guia-lo a curto, médio e longo prazo.
Caminho
O primeiro passo na elaboração de um plano de negócios é realizar análises de mercado, como o público alvo, o setor de atuação, de localização, e a concorrência. Definir o posicionamento também é importante. Identificar um nicho também é um bom começo, sobretudo na área médica, onde se pode trabalhar com especialidades.
Através do plano também se deve planejar o destino, ou seja, onde pretendo chegar com minha clínica. Para isso é preciso conhecer as características sociais e econômicas do ambiente, e ficar atento as suas projeções e alterações.
Conhecer os clientes é outro ponto importante para perceber se haverá demanda para o serviço oferecido por uma determinada clínica. Não avaliar esse aspecto corretamente é um dos principais erros na elaboração do plano, assim como a análise da concorrência, pois nesse caso, corre-se o risco de ser “mais um no meio da multidão”.
Durante a elaboração, busque ferramentas que possam ajudar na tarefa, como modelos, e busque conhecer exemplos de modelos relacionados a sua área de atuação. Livros, apostilas, palestras e seminários são boas fontes.
Lembre-se também da atualização. O mercado é dinâmico, e seu plano não deve ficar parado no tempo. Momentos de crise econômica, por exemplo, são bons momentos para pelo menos rever sua situação e seus objetivos.