A pele precisa de cuidados especiais no inverno

Por MedPlus em 28 de junho de 2016.

Todos querem ter uma pele bonita e saudável. E para isso, é preciso cuidar bem dela. É normal vermos as pessoas cuidando sempre da pele do rosto, hidratando com cremes, fazendo procedimentos estéticos, passando protetor solar; mas e a pele do corpo, será que é bem cuidada também?

É no inverno que a pele sofre mais. Com as baixas temperaturas e um clima mais seco, a pele das pessoas pode ressecar muito e em alguns casos até descamar. Quem mora em regiões mais ao sul do Brasil, onde o frio é mais intenso, deve tomar mais cuidados ainda com a pele no frio.

É nesta estação do ano que as pessoas costumam tomar banhos mais quentes, por exemplo, e isso acaba tirando toda a oleosidade natural da pele. Essa água quente provoca um ressecamento intenso da pele e acaba deixando-a sem proteínas, o que não é nada agradável para quem deseja ter uma pele perfeita.

Algumas doenças, por exemplo, podem acometer a pele com mais frequência no inverno. São elas: dermatite seborreica, dermatite atópica, eczema e psoríase. E para que essas doenças fiquem longe de você, a prevenção é fundamental que nenhuma delas prejudiquem a saúde da sua pele.

Dicas para manter uma pele bem cuidada no inverno:

Mantenha a pele sempre hidratada – De preferência, use e abuse dos cremes hidratantes após o banho. Passe no rosto, no corpo e naquelas áreas onde a pele se encontra mais ressecada. Procure cremes específicos para a sua pele.

Evite o uso do aquecedor e do ar-condicionado – Muito usados para aquecer o ambiente no inverno, esses aparelhos devem ficar longe das pessoas nesta estação. Eles costumam roubar a água do corpo das pessoas e deixam a pele muito ressecada.

Beba bastante água – Não é só no verão que as pessoas devem beber bastante água não. No inverno o corpo também precisa ser hidratado para evitar o surgimento de problemas na pele.

Tente não tomar muitos banhos na água quente – Para que a sua pele não fique desidratada, evite tomar banho com água muito quente. Ela retira toda a camada de proteção da pele e contribui para o ressecamento. Procure usar esponjas mais macias para que elas também não agridam sua pele.

Tenha uma alimentação adequada – Existem muitos alimentos que previnem o envelhecimento da pele. Inclua sempre no seu cardápio frutas ricas em vitamina C, como o morango, a laranja, a mexerica, o limão, entre outros; vegetais, como o brócolis, o repolho, a cenoura, entre outros. Para manter a pele sempre saudável e bonita, coma também as castanhas, nozes e amêndoas, que são muito ricas em vitamina E, e ajudam a dar mais elasticidade para a pele.

Não se esqueça do protetor solar – Engana-se quem pensa que protetor solar só deve ser usado no verão. O sol do inverno é muito bom, mas pode trazer danos a pele. Nesta estação, apesar de uma menor incidência dos raios UVB, que são os responsáveis pela queimadura solar, a radiação UVA, que é a principal causadora do envelhecimento, continua muito forte. Por isso, não deixe de proteger sua pele no inverno e procure sempre utilizar um protetor ideal ao seu tipo de pele. Vale lembrar que os lábios ressecam com muita facilidade no inverno; então, não deixe de hidrata-los e protege-los também.

MedPlus