Anvisa suspende a publicidade de produtos Detox.

Por MedPlus em 06 de agosto de 2015.

No dia 20 de Julho, o Diário Oficial da União apresentou a determinação da Anvisa que suspende a publicidade de 21 produtos detox. A razão? Irregularidades nas alegações de propriedades funcionais ou de saúde não aprovadas pela Agência.

Nas embalagens, lemos que os produtos fortalecem músculos, deixam a pele mais firme, tem ação diurética, anti-gordura e estética. Segundo a Anvisa, o Regulamento Técnico sobre Rotulagem de Alimentos Embalados estabelece que os rótulos não devem indicar que o alimento possui propriedade medicinal ou terapêutica.

Além disso, os produtos prometem benefícios sem comprovação. Sem contar a quantidade de produtos químicos que permitem uma validade longa aos produtos. Vai contra os princípios da dieta detox, conhecida por desintoxicar o corpo e ajudar na mudança de hábitos alimentares. A dieta deve ser realizada por pouco tempo, ingerindo alimentos naturais que melhorem o funcionamento corporal naturalmente.

O maior problema fica com os sucos prontos, nas sopas e sucos de saquinho vendidos como detox, mas que apresentam o mínimo de alimentos benéficos para o organismo. Dessa forma, não fazem bem a saúde e nem podem ser considerados detox.

De acordo com nutricionistas, o ideal é preparar sucos e alimentos na hora da alimentação. Utilizar ingredientes frescos e inserir frutas como lanches. Mas lembre-se, a dieta detox deve ser realizada por pouco tempo. Ela age como ponto de início de uma  mudança de hábito. Consultar uma nutricionista e ter equilíbrio na alimentação é o segredo para uma vida mais saudável.

MedPlus