Entenda a importância do armazenamento online de imagens e arquivos

Por Aline Patricia em 06 de dezembro de 2019.

A tecnologia já faz parte da rotina das clínicas médicas. Prova disso é o crescimento do uso de softwares de gestão em atividades administrativas e burocráticas, como o fluxo de caixa, o controle de estoque e o agendamento das consultas. Porém, os recursos tecnológicos vão além e também contribuem para que possa ser feito o armazenamento online de imagens e arquivos, como fotos dos pacientes e laudos de exames. Isso é possível graças à computação em nuvem.

O armazenamento correto das informações dos pacientes é muito importante e isso deve ser praticado na sua clínica ou consultório. A seguir, vamos esclarecer as principais dúvidas que os gestores de saúde têm sobre o tema.

Por que as clínicas médicas devem se preocupar com o armazenamento de imagens e arquivos?

O armazenamento online de imagens e arquivos é relevante porque possibilita aos médicos terem o registro de todo o histórico do paciente. Assim, laudos de exames atuais podem ser comparados com os antigos, para que a eficácia dos tratamentos seja analisada.

As imagens também podem ser guardadas para fins comparativos. Um dermatologista que está tratando uma pessoa que sofreu uma queimadura, por exemplo, pode tirar fotos da região machucada. A ideia é comparar como a ferida melhora de tempos em tempos, conforme a evolução do tratamento.

Além disso, até mesmo por questões legais, as clínicas precisam manter os prontuários dos pacientes guardados. Segundo a Resolução 1.821/2007, do Conselho Federal de Medicina (CFM), quando impressos, os documentos devem ser guardados por 20 anos. Já os itens digitalizados devem ser guardados de forma permanente.

Quais são as vantagens de armazenar os arquivos e as imagens online?

Além de ser importante guardar as imagens e arquivos na clínica, isso também gera vantagens para o estabelecimento. As principais delas são as seguintes:

  • mobilidade: os médicos poderão acessar os prontuários dos pacientes de qualquer lugar em que se tenha acesso à internet;
  • melhorias no atendimento: será possível consultar os prontuários antes das consultas, tornando o atendimento mais humanizado para os pacientes;
  • acompanhamento médico: conforme explicamos, é possível fazer um acompanhamento dos tratamentos propostos aos pacientes, por meio dos registros de prontuários, fotografias e radiografias.

Como garantir a segurança das informações armazenadas?

O CFM disponibiliza um “Manual de certificação para sistemas de registro eletrônico em saúde”. Assim sendo, para garantir a segurança das informações armazenadas, você precisa de um programa que se enquadre nas exigências realizadas pelo conselho.

É o caso do MedPlus! Nosso software é desenvolvido com a infraestrutura AWS, da Amazon. Trata-se do que há de mais moderno em segurança da informação, sendo utilizado por empresas gigantes de todo o mundo.

De tal maneira, a segurança é garantida e as informações armazenadas não são perdidas! Isso é importante também para os pacientes, uma vez que as clínicas guardam dados que muitas vezes são sigilosos. Se uma pessoa tem uma doença, isso é algo que diz respeito apenas a ela e mais ninguém, por exemplo.

Quer saber mais sobre como o MedPlus pode ajudar a sua clínica? Então preencha agora o nosso formulário de contato, que ligaremos para você!

Aline Patricia

Gerente de Produto
Formada em Administração, há 11 anos atua na MedPlus no atendimento ao cliente e atualmente é Gerente de Produto.