Skip to main content
6 dicas para aumentar a receita de sua clínica

6 dicas para aumentar a receita de sua clínica

Viver em períodos de instabilidade econômica pode fazer com que muitos profissionais procurem meios de aumentar as receitas de seus negócios para que não tenham prejuízos em nenhum momento no futuro.

Em uma clínica, os pacientes são os responsáveis por aumentar a receita de forma direta, já que são eles os clientes dos serviços que a clínica oferece. Porém, existem outras medidas indiretas para aumentar consideravelmente a sua receita. Neste artigo, separamos 6 dicas para você colocá-las em prática e perceber como pode melhorar o rendimento de sua clínica com atitudes simples. Confira a seguir.

Invista em marketing digital

Atualmente, o marketing digital é fundamental para ajudar a melhorar a visibilidade e reconhecimento online de um negócio. Ao fazer um investimento maior nessa área, sempre respeitando os códigos do Conselho Federal de Medicina para a publicidade, existe a possibilidade de atrair mais pessoas para os serviços oferecidos por sua clínica. Por isso, invista na comunicação online e saiba transmitir a mensagem certa para o público que você deseja cativar.

Otimize a agenda dos médicos

Com sua  agenda otimizada, o médico é capaz de organizar melhor o seu tempo destinado para atender seus pacientes, de forma que consiga realizar mais consultas em um mesmo período de trabalho.

Apenas lembre-se de que é importante encontrar o equilíbrio entre uma consulta realizada em pouco tempo, mas de forma superficial, e uma consulta em que o médico realmente entenda os problemas e dúvidas de seu paciente.

Corte gastos desnecessários

Pode parecer algo bastante óbvio, mas o desperdício de recursos em várias situações é bastante comum no dia a dia da clínica. Um exemplo disso é uma conta excessiva de telefone ou ainda equipamentos que gastam muita energia. Após identificar esses focos de gastos, é preciso fazer as devidas mudanças e alterações.

Ao reduzir gastos simples, a clínica percebe uma economia significativa em suas finanças, que pode ser destinada para outras áreas que precisam ser melhoradas, como a infraestrutura da sala de espera, por exemplo.

Faça uma boa gestão financeira

Um negócio sempre precisa ter uma reserva guardada para investimentos em melhorias ou possíveis emergências. Para isso, mantenha as suas finanças organizadas e atualizadas frequentemente: o fluxo de caixa, recibos de consultas e exames, documentos e pagamentos relacionados aos convênios e demais transações burocráticas que fazem parte da rotina da clínica.

Seja lembrado pelos pacientes

Os pacientes são a base da renda de uma clínica. Por isso, é preciso reconhecer seu valor ao realizar um bom atendimento e ao relacionar-se bem com cada um deles. Uma forma de mostrar que realmente se importa é aproveitar a proximidade com o paciente. Registre seus dados, informações sobre suas preferências de horários, histórico de saúde e outras informações interessantes para serem guardadas a fim de proporcionar uma melhor experiência.

Considere também datas significativas, como o dia do aniversário do paciente, dias comemorativos da área da saúde ou relacionado ao paciente, como lembretes de checkup, por exemplo, para que nessas ocasiões seja enviada uma mensagem, a fim de demonstrar a sua importância para a clínica. O paciente irá se sentir bem cuidado e se lembrará de seus serviços quando precisar.

Automatize processos

Com o Software de Gestão MedPlus, diversos processos internos da sua clínica podem ser automatizados. O armazenamento de dados e fichas cadastrais, os controles das agendas, emissão de guias, fechamento de caixa, solicitação de exames e outras funções administrativas comuns no dia a dia de uma clínica podem ser feitas com mais facilidade do que seria se fossem realizadas manualmente por um funcionário.

Automatizando os processos, a sua gestão e as tarefas da equipe da clínica podem ser simplificadas, facilitando a sua rotina para atender as demais demandas da clínica e dos pacientes – como a melhoria no atendimento.

Este conjunto de ações são fundamentais para que sua clínica tenha um desempenho destacado no mercado, atraindo pacientes e, consequentemente, aumentando a sua receita.

Quais dessas ações você realiza em sua clínica? Quais resultados obteve? Conte pra gente nos comentários!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *