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10 maneiras simples e baratas de divulgar sua clínica

10 maneiras simples e baratas de divulgar sua clínica

A melhor forma de atrair e conquistar novos clientes para preencher os espaços vazios da agenda é aumentar a visibilidade da sua clínica investindo em estratégias de Marketing. Mas nem sempre há muito dinheiro em caixa e surge, nesses casos, o questionamento: Como divulgar a minha clínica gastando pouco? A Medplus separou algumas dicas que podem te ajudar nessa questão, confira!

  1. Conheça seu público-alvo e trace metas

Independentemente do tempo que a sua clínica está no mercado, uma coisa é certa: há sempre a necessidade de conquistar mais pacientes, seja para expandir sua rede ou para preencher espaços vazios da sua agenda.

Para criar estratégias de marketing que sejam efetivas é importante que a clínica saiba com exatidão qual o seu público-alvo, onde eles estão e qual o meio que eles mais utilizam para procurar os seus serviços. Faça uma pesquisa com seus pacientes e trate seus dados a fim de conhecer seu público, se sua clínica é nova no mercado busque informações na internet. Provavelmente você encontrará uma gama de conteúdos relevantes sobre o público que deseja conhecer.

Conhecendo seu público, você poderá traçar metas mais realistas e estratégias de marketing mais condizentes com seus desejos. Vale ressaltar que: quanto mais direcionado seu marketing é, mais efetivo e barato ele se torna.

  1. Faça seus clientes se sentirem especiais

As pessoas gostam de serem lembradas, especialmente nos dias atuais em que tudo é sempre rápido. Dedique um tempo aos seus pacientes e envie cartões ou e-mails em datas comemorativas. Dê um toque personalizado e pessoal ao cartão, cumprimente a pessoa pelo nome e escreva uma mensagem carinhosa, em alguns casos você pode oferecer um brinde ou um desconto diferenciado. O intuito é que seu paciente se sinta especial e importante para a sua clínica. A chance de fidelização e indicação nesses casos é muito grande, ou seja, é uma ótima estratégia de atrair novos pacientes gastando muito pouco.

  1. Participe de congressos e conferências

Congressos e conferências são ótimos lugares para divulgar sua clínica. Além da vantagem da troca de conhecimentos, você pode aproveitar para entregar alguns folders interessantes, encartes com novidades sobre produtos e seu cartão de visitas (lembre-se de colocar suas informações de contato em todos esses materiais que serão entregues).

Busque divulgar os eventos do qual fará parte em suas redes sociais, sites e na própria clínica. Além de atrair pessoas ao evento, ainda demonstra que você está antenado e se atualizando constantemente – o que contribui para boa imagem da clínica.

  1. Seja um especialista online

Na sociedade atual, ficar longe da internet é um erro que não se pode cometer. Independente do porte da sua empresa, ter presença online é fundamental.

Crie um perfil profissional para a clínica nas principais redes sociais (Facebook, Twitter, LinkedIn, Instagram), possibilite contato via WhatsApp, crie um site e um blog e publique conteúdos relevantes sobre a sua área de atuação. Quando o seu público vê sua clínica em todas as redes sociais e consegue ter acesso a conteúdo relevante criado por seus profissionais, ele lembrará da sua clínica quando precisar de algum serviço médico. Vale a máxima: quem é visto, é lembrado.

Ter presença na internet é uma tarefa que demanda um pouco de dedicação e tempo. Se isso for um empecilho para sua clínica, contrate uma empresa terceirizada para cuidar disso para você – embora exija mais capital, compensa pela relação custo-benefício.   

  1. Não se esqueça do marketing offline

Toda regra tem uma exceção. Se a sua clínica tem presença na internet, mas não trabalha com o marketing offline – como folders, folhetos e cartão de visitas – ela estará deixando alguns pacientes de lado. Por isso, invista um pouco do capital reservado para publicidade na criação de panfletos, folders e cartão de visitas; dependendo do seu público você optar por entregar esses materiais em lugares estratégicos ou deixá-los a disposição do seu paciente na sala de espera da clínica e na mesa da secretária ou do médico. O cartão de visitas é um material que a sua clínica não pode deixar de ter, pois tem como único objetivo deixar com o paciente o seu contato. Para torná-lo mais atrativo e garantir que não seja jogado fora, busque fazer um cartão diferenciado – que seja também um bloco de notas ou um calendário, por exemplo.

  1. Pare de atender pacientes que não dão lucro

Não se engane, nem sempre o aumento das consultas significa o aumento dos lucros, há muitos pacientes que não geram nenhum lucro ou dão prejuízo. Continuar atendendo esses pacientes não é saudável para sua clínica.

Pense que se você parar de atender clientes que não dão lucro, terá mais tempo e recurso disponível para os pacientes que podem, realmente, ajudar seu negócio crescer. Analise bem os dados financeiros da sua empresa e direcione seus esforços e marketing para esse público.

  1. Associe negócios com prazer 

Realize ou participe de eventos por causas que você apoie. Isso possibilita que se conheça diversas pessoas e mostra que você se preocupa com as causas sociais. Não faça propaganda nesses eventos, afinal o que importa é ajudar a comunidade e apoiar a causa.

  1. Esteja onde seus pacientes estão

Se seu público está na internet, é nela que você deve concentrar seus esforços e propagandas. Enquanto que se o público está numa determinada região e tem pouco acesso à internet, você deve investir mais no marketing offline.

  1. Tenha mais de um meio de agendamento

Quando as estratégias acima gerarem resultados, haverá um aumento considerável de pacientes procurando por sua clínica. Se antecipe e crie outras formas de agendamento além do telefone – como agendamento via internet ou Whatsapp. Assim você evita problemas de congestionamento da linha e ainda se adequa às diferentes preferências do seu público.

Com vários canais de agendamento é possível que sua secretária fique confusa e sua agenda desorganizada. Um Software de gestão pode te ajudar nisso e é mais barato do que você pensa.
Basta escolher o sistema de Software ideal para sua clínica.

  1. Não deixe seus clientes escaparem

Por último e o mais importante: não deixe seus clientes escaparem! Ofereça um ótimo atendimento, desde o primeiro contato pelo telefone até o atendimento médico, e mantenha contato com o paciente pós-consulta.

O processo de divulgação da sua clínica não gerará resultados de um dia para o outro. Mas, seguindo as dicas acima os pacientes chegarão até você. A Medplus trabalha junto com você para alcançar o sucesso de sua clínica, conte sempre com a gente!

One thought to “10 maneiras simples e baratas de divulgar sua clínica”

  1. Bom dia!
    Gostei muito das informações e dicas para ter alcançar meu sucesso, gratidão!
    Estou iniciando agora minha clinica médica será inaugurada na próxima semana, seguirei os conselhos que vocês descreveram!

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