19 de setembro: Dia do Ortopedista

19 de setembro: Dia do Ortopedista

Todos sabemos o quão é importante a presença de um profissional da saúde em nossas vidas. Desde nossa infância, com o pediatra, até nossa velhice, com o geriatra, todos nós passamos por médicos de diferentes especialidades e de diferentes áreas, todos com intuito de melhorar nossa qualidade de vida e nosso bem-estar. Assim como todos os profissionais da saúde, o ortopedista também tem um papel muito importante na vida dos pacientes e dispõe de uma data que comemora e homenageia sua existência.

O ortopedista é o profissional que cuida das patologias e deformidades relacionados ao
aparelho locomotor, como ligamentos, músculos, ossos e articulações. A escolha do dia 19 de
setembro para homenagear esse profissional faz referência à data de fundação da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia, que começou suas atividades em 19 de setembro de 1935.
Neste dia, nós do MedPlus comemoramos a relevância dessa profissão para a saúde humana e
homenageamos esses profissionais!

A importância da tecnologia para os ortopedistas

A partir da necessidade, a área ortopédica vem se desenvolvendo cada vez mais, tendo como marco o início do século vinte, com o advento do raio X. Antes de sua criação, os ortopedistas tinham que detectar os problemas de seus pacientes de forma sensorial e até mesmo intuitiva.

Muitas doenças que envolvem o aparelho locomotor não são de fácil visualização à olho nu – os mais diferentes sintomas podem representar inúmeros problemas, que muitas vezes não podem ser visualizados e constatados facilmente.

Através do raio X, não só o diagnóstico dos pacientes se tornou muito mais fácil de ser realizado, como também o estudo e a compreensão de diferentes doenças contaram com relevantes avanços da medicina. Este tipo de tecnologia se tornou, historicamente, importante ferramenta para o profissional da área, contribuindo para um melhor e mais assertivo diagnóstico e tratamento dos problemas abordados pela ortopedia.

Também com o intuito de agilizar e otimizar as atividades dos médicos de diversas especialidades, tornou-se comum a adoção de softwares de gestão médica que integrassem os diferentes setores do hospital, de maneira que um ortopedista, por exemplo, consiga rapidamente acessar um raio x ou um exame de um paciente específico, sem ter que solicitar burocraticamente ou se locomover entre os setores para solicitação desses materiais (imprescindíveis para um melhor atendimento aos pacientes).
Desta forma, o trabalho dos funcionários e dos profissionais se torna muito mais ágil, assertivo e
seguro. Esse avanço é significativo tanto na otimização das atividades dos profissionais da saúde como para os profissionais da área operacional que atuam em clínicas médicas.

Conte com o Medplus

Nesta importante data, o MedPlus gostaria de parabenizar todos os profissionais dessa importante área da medicina. Retificamos nosso compromisso e parceria com todos vocês, visando aprimorar e adaptar nossos serviços às diferentes exigências e demandas dos ortopedistas. É muito importante tê-los conosco, conte sempre com o MedPlus!

Deixe seu comentário!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deseja saber mais sobre as nossas soluções? Clique aqui e solicite contato de um de nossos consultores.