Skip to main content
Dia da Medicina Integrativa

23/01: Dia Mundial da Medicina Integrativa

Anteriormente chamada de Medicina Alternativa, a Medicina Integrativa é uma área do ramo da saúde que vem ganhando importante espaço no universo médico. Universidades, hospitais e clínicas vêm desenvolvendo pesquisas e oferecendo diferentes serviços que englobam essa inovadora abordagem – a qual vem tornando-se tendência no Brasil e no mundo.

Neste dia 23 de janeiro – o qual comemora-se o Dia Mundial da Medicina Integrativa – o MedPlus trouxe algumas informações sobre como funciona essa importante e moderna área da medicina. Confira!

Afinal, o que é Medicina Integrativa?

A Medicina Integrativa é uma abordagem que enxerga o processo de cura e tratamento do paciente de maneira mais ampla e abrangente. A abordagem integrativa da medicina leva em consideração dois pilares fundamentais que devem ser tratados em qualquer processo de cura: corpo e mente. Ou seja, para um tratamento e uma cura bem-sucedida, estas duas esferas devem estar devidamente alinhadas, conectadas e saudáveis.

Seja física ou psicológica, a enfermidade do paciente – segundo a Medicina Integrativa – deve ser tratada por vários profissionais de diferentes áreas – contribuindo para que o tratamento do paciente, deste modo, seja realizado por diversos métodos terapêuticos.

Enfermeiros, médicos, nutricionistas, psicólogos e terapeutas ocupacionais são exemplos de profissionais que fazem parte do processo de tratamento dos pacientes.

Como funciona a Medicina Integrativa?

Na Medicina Integrativa, além do médico ter uma relação mais próxima e humanizada com seu paciente, um plano de tratamento deve ser elaborado de modo que trate o indivíduo em todos os aspectos. Através da atuação de profissionais de diferentes áreas, o paciente em processo de tratamento deve dispor de diferentes métodos terapêuticos que amparem sua saúde, como sessões de relaxamento por meio de meditação e massagens, além de práticas físicas como alongamento, exercícios respiratórios, entre outros.

Além disso, a Medicina Integrativa sugere que a cura seja realizada através de métodos convencionais e inovadores de tratamento. Assim, você trata a saúde do paciente com os métodos tradicionais e conhecidamente eficazes, como também aposta nas inovações medicas que surgem constantemente no universo da saúde.

Quais os benefícios?

Para seu paciente, a Medicina Integrativa contribui no proporcionar uma melhor qualidade de vida. Apesar da atuação da enfermidade/patologia na vida de seu portador, o paciente não deixa de viver e nem de praticar e fazer o que gosta. Já para sua clínica, por disponibilizar um atendimento mais humanizado, atencioso e especial, as chances de fidelização de seus pacientes aumentam potencialmente.

Além de tudo isso, sua clínica se mantém atualizada acerca das diferentes abordagens e nas tendências mundiais da área da saúde.

E então, sua clínica dispõe de profissionais que atuam com a Medicina Integrativa? Considera a adoção dessa importante abordagem? Conte-nos mais nos comentários abaixo.

Nós, do MedPlus, nesta importante e especial data, parabenizamos todos os profissionais que de alguma forma trabalham e contribuem para o avanço da Medicina Integrativa e sua atuação na saúde dos pacientes.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *