Skip to main content
Dia do Doador de Sangue

25 de novembro: dia nacional do doador de sangue

Em 25 de novembro se comemora o dia nacional do doador voluntário de sangue. Além de homenagear as pessoas que reservam um tempo do seu dia para doar sangue, a data também serve para conscientizar e informar a população sobre a importância de ser um doador. O dia 25 de novembro foi escolhido por conta da data do aniversário da fundação da Associação Brasileira de Doadores Voluntários de Sangue.

Os bancos de sangue de todo o país realizam atividades lúdicas e mutirões de coleta em hospitais, escolas, shoppings, praças, entre outros espaços de acesso público, com intuito de aumentar a arrecadação e de conscientizar a população do papel fundamental que ela tem em salvar vidas por meio da doação.

Segundo dados da fundação pró-sangue, hoje, no Brasil são doados cerca de 3,6 milhões de bolsas de sangue por ano, o que significa que 1,8 da população brasileira é doadora. Ainda segundo a fundação, no ano passado, 37% do sangue coletado é proveniente de doadores regulares, 23% de doadores esporádicos e 40% de pessoas que doaram pela primeira vez.

O maior desafio de associações como a fundação pró-sangue é fazer com que as pessoas que doaram sangue pela primeira vez se tornem doadores regulares. Nesse sentido, para incentivar ainda mais esse ato, em 2016 o Congresso Nacional aprovou a lei 13.289/2016, que confere o Selo de Empresa Solidária com a Vida às empresas que criam programas de esclarecimento e incentivo à doação de sangue e medula óssea.

Além disso, de acordo com um documento da Organização Mundial da Saúde (OMS) nos países de baixa e média renda – como o Brasil -, onde vivem 82% da população mundial, 43% das bolsas de sangue são provenientes de doadores pagos ou de famílias de pacientes que necessitaram de transfusão. A meta da OMS é que até 2020 os doadores de sangue necessários para suprir a demanda de cada país sejam 100% voluntários. As campanhas promovidas pelos órgãos de saúde no dia 25 de novembro têm como principal objetivo alcançar esse número.

Quer ser um doador voluntário? Confira os pré-requisitos:

  1. Ter entre 16 e 69 anos;
  2. Pesar no mínimo 50 kg;
  3. Ter dormido bem e no mínimo 6 horas antes da realização do exame;
  4. Estar alimentado e não ter ingerido alimentos gordurosos nas últimas 4 horas anteriores a doação;
  5. Apresentar documento original com foto;
  6. Em caso de resfriado, esperar até sete dias após o desaparecimento dos sintomas para realizar a doação;
  7. Não ter ingerido bebidas alcoólicas nas últimas 12 horas;
  8. Não ter feito nenhuma tatuagem, piercing ou maquiagem definitiva nos últimos 12 meses;
  9. Gestantes não podem doar sangue e lactantes só podem realizar a doação após 90 dias do parto normal e 180 dias da cesariana;
  10. Respeitar os intervalos para doação: homens devem aguardar 60 dias, mulheres devem aguardar 90 dias.

Outras informações podem ser consultadas no site da fundação pró-sangue.

Você sabia que uma única doação de sangue pode salvar até quatro vidas?

O procedimento é simples, rápido e indolor. Pratique esse ato solidário!

Quer promover campanhas de conscientização em sua clínica? Confira nosso artigo 5 dicas para promover campanhas de conscientização em sua clínica.

O MedPlus é um software de gestão médica criado para atender todas as esferas da saúde e suprir todas as necessidades de sua clínica. Conte sempre com a gente!

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *