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3 dicas para minimizar faltas nas consultas agendadas

Aprender como minimizar faltas nas consultas agendadas é um dos maiores desafios na gestão de clínica médica. Afinal, quando um paciente marca uma consulta e não comparece, o estabelecimento deixa de ganhar dinheiro.

É por isso que devem ser buscados meios para minimizar as faltas nas consultas marcadas. De tal modo, a clínica não terá prejuízo e os médicos não ficarão com períodos ociosos entre um atendimento e outro.

Mas como colocar tudo isso em prática? Nós temos algumas dicas interessantes. Siga conosco e confira!

1. Abandone as agendas de papel

Você deve estar se perguntando: o que as agendas de papel têm a ver com as faltas nas consultas? A resposta para isso é simples!

O papel aceita tudo o que é colocado nele, de modo que o trabalho registrado na agenda pode ter equívocos ou erros humanos. Imagine, por exemplo, que um paciente teve um imprevisto e ligou desmarcando a consulta.

Como a sua secretária estava muito atarefada, ela acabou esquecendo de apagar a consulta desmarcada da agenda e ela ficou lá, ocupando uma vaga que poderia ser destinada para outra pessoa.

Ao usar um sistema de gestão, no mesmo momento em que conversa com o paciente por telefone, a secretária pode desmarcar o agendamento e já liberar o horário.

2. Envie SMS para lembrar os pacientes

Você sabia que 94,2% dos brasileiros usam a internet para enviar e receber imagens de texto? Esse número foi obtido em uma pesquisa realizada pelo IBGE e divulgada em uma reportagem da revista Valor.

Tendo em vista a popularidade do uso desse recurso, ele não pode ser negligenciado! Por isso envie SMS para minimizar as faltas nas consultas e melhorar a gestão da clínica médica.

A ideia é que a secretária tire um momento do dia para enviar mensagens aos pacientes e lembrá-los da consulta. Assim, se evita as faltas por esquecimento.

3. Sempre envie as mensagens com um dia de antecedência

É interessante ressaltar que, para evitar as faltas nas consultas agendadas, não é recomendado enviar a mensagem para lembrar o paciente poucas horas antes do horário do atendimento.

Se uma pessoa tem uma consulta agendada para o início da tarde e a mensagem for enviada no mesmo dia, na parte da manhã, por exemplo, e ela disser que não comparecerá, não haverá tempo útil para chamar outro paciente.

Logo, para uma boa gestão de clínica médica, o recomendado é que a mensagem de aviso seja enviada sempre com pelo menos 24 horas de antecedência. De tal maneira, há a possibilidade de agendar outra pessoa para o espaço vago.

Essas são as nossas dicas para acabar de vez com as faltas nas consultas agendadas. Ter um software de gestão de clínica médica que envie SMS, como você pode perceber, é imprescindível! A nossa recomendação é o MedPlus!

O MedPlus é um sistema completo, que em um único programa reúne todas as funcionalidades que você precisa para gerenciar a sua clínica! Interessado? Então entre em contato conosco e fale agora com a nossa equipe comercial!

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