Skip to main content

4 formas de otimizar as finanças na gestão uma de clínica médica

Ter um cuidado com a parte financeira é essencial para obter êxito na gestão de uma clínica médica. No entanto, muitos profissionais falham nesse momento, muitas vezes por não terem um vasto conhecimento na área de administração de empresas.

Tendo consciência disso, resolvemos ajudar! Listamos uma série com 4 formas para otimizar as finanças na gestão de clínica médica e as compartilharemos com você! Ficou interessado? Então é só seguir a leitura!

1. Faça o controle de contas a pagar e a receber

É imprescindível que o gestor de uma clínica médica tenha conhecimento sobre as contas a pagar e a receber que o estabelecimento tem. Somente assim será possível saber se o negócio está dando lucro ou se ele está apenas sobrevivendo no mercado.

Grande parte dos pacientes realiza atendimento por intermédio de convênios ou planos de saúde, por exemplo. Nesses casos, as pessoas pagam um pequeno valor de diferença no ato da consulta e o restante deve ser pago posteriormente pela operadora.

Ter a projeção de quanto se receberá mensalmente de cada plano de saúde é fundamental, para que sejam evitados problemas graves, como as glosas médicas.

2. Tenha relatórios financeiros

Ao avaliar um paciente você observa os resultados de exames, não é mesmo? Os relatórios financeiros funcionam da mesma forma e são como o laudo de um raio-X da sua clínica.

A partir deles será possível saber se o estabelecimento tem algum gargalo financeiro, pelo meio do qual o dinheiro está sendo desperdiçado. Se o plano de telefonia contratado tem um valor muito alto e recursos que não são utilizados, por exemplo, ele poderá ser substituído por uma opção mais barata.

Pequenas avaliações como essa permitem que sejam reduzidos os gastos na gestão da clínica médica. Por mais que pareçam irrelevantes, a soma desses pequenos valores representa um valor significativo no final do mês.

3. Emita notas fiscais

 emissão de notas fiscais deve ser feita sempre que uma consulta ou procedimento é realizado na clínica, principalmente quando for particular e não por meio de convênios.

Emitir as notas corretamente fará com que todos os rendimentos da clínica sejam devidamente comprovados. Afinal, se você não apresentar tudo corretamente na declaração para a Receita Federal, poderá ser multado em grandes quantias, o que afeta diretamente a saúde financeira do estabelecimento.

4. Invista em um software para gestão de clínica médica

Uma clínica que ainda não se modernizou e continua fazendo o fluxo de caixa e controle de despesas com lápis e papel não vai conseguir se estabelecer por muito tempo nos dias atuais. Até mesmo porque isso deixa os processos lentos e afeta no atendimento dos pacientes, que procuram outro médico se não se sentirem acolhidos e bem tratados.

Existem softwares para gestão de clínica médica que têm integradas todas as funções financeiras, bem como o agendamento de consultas, prescrição eletrônica de medicamentos etc.

Na MedPlus você encontra tudo isso e muito mais, em um sistema eficiente e prático de usar. Acesse o nosso site e conheça mais sobre as funcionalidades que já oferecemos a mais de 5 mil médicos em todo o Brasil!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *