Skip to main content

4 maneiras de atrair novamente os pacientes que não aparecem mais

O foco de uma clínica médica está no atendimento de seus pacientes. Dessa forma, é preciso atrair novamente aqueles que não frequentam mais as suas consultas através de ações simples, como modificar o atendimento, investir em tecnologia e outras práticas.

Os pacientes podem parar de aparecer nas consultas por diversos motivos, como dificuldades financeiras e má impressões em um primeiro atendimento. Por isso, fazer um reengajamento pode auxiliar na fidelização e aproximação dos pacientes de sua clínica.

Faça um planejamento de pós-consulta

Realizar um bom pós-consulta demonstra comprometimento de sua clínica para com o paciente, podendo resultar em uma fidelização. Os pacientes que não retornaram para novas consultas podem se sentir acolhidos com simples ações.

Para isso, faça um planejamento para definir quais serão as atitudes que farão parte do pós-consulta, como ligações para saber qual foi o resultado do tratamento e para fazer um acompanhamento dos hábitos do paciente.

Solicite os feedbacks dos pacientes

Conseguir identificar o motivo pelo qual o paciente deixou de frequentar seu consultório é fundamental para saber qual procedimento precisa ser alterado. Dessa forma, solicite um feedback de seus pacientes com o intuito de saber quais são seus comentários em relação ao atendimento recebido, ao tratamento, ao tempo de espera e sobre outras situações que envolvam os serviços da clínica.

O gestor médico pode utilizar os comentários negativos para cumprir com as mudanças necessárias e, assim, satisfazer os desejos de seus pacientes e melhorar o que a clínica oferece.

Invista em tecnologia e automação de processos

A tecnologia tem um papel fundamental nos processos de uma clínica. Isso ocorre por meio da automação de tarefas como o agendamento de consultas e o atendimento ao cliente, demandas essas que podem otimizar o relacionamento entre a equipe da clínica e os pacientes. Dessa forma, é essencial que as clínicas médicas invistam em ferramentas tecnológicas que auxiliem nesses processos.

O Software de Gestão Médica MedPlus apresenta um serviço completo e seguro para os gestores, além de diversas funcionalidades que proporcionam mais agilidade, praticidade e produtividade para a clínica de uma forma geral.

O investimento em tecnologia ajuda a atrair novamente os pacientes por meio da possibilidade de que mensagens sejam enviadas automaticamente. Esse recurso pode ser utilizado em momentos em que a clínica deseja lembrar uma determinada pessoa de que está na hora de passar por outra consulta, por exemplo.

Utilize o marketing e as redes sociais

Fazer uso do marketing é essencial tanto para captar novos pacientes quanto para atrair aqueles que deixaram de frequentar a clínica. É uma maneira de produzir conteúdo envolvendo a área de especialização e, principalmente, de divulgar os serviços oferecidos. No entanto, lembre-se de que, ao utilizar as redes sociais e blogs, as postagens devem estar de acordo com as regras do Conselho Federal de Medicina.

Sem dúvida, com as estratégias certas, será possível envolver os pacientes que já se consultaram em sua clínica mais uma vez.

A sua clínica utiliza alguma das práticas listadas para reengajar os pacientes? Conte para nós nos comentários!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *