4 maneiras de colocar o paciente no centro de seu tratamento

4 maneiras de colocar o paciente no centro de seu tratamento

Fazer uma gestão de qualidade envolve colocar o paciente no centro de seu tratamento. Através da implementação de algumas simples práticas, é possível proporcionar uma melhor experiência para o paciente, possibilitando uma assistência mais completa por parte de todos os envolvidos nos procedimentos médicos.

Com os recursos tecnológicos que estão surgindo para auxiliar a área da saúde, é cada vez mais viável realizar um atendimento personalizado e de acordo com as preferências dos pacientes, garantindo a sua satisfação em todo o período de tratamento.

Como colocar o paciente no centro de seu tratamento

Colocar o paciente como foco de seu tratamento auxilia na evolução dos processos na busca por seu bem-estar, saúde e qualidade de vida. Além disso, traz mais sucesso e rentabilidade para a clínica, além de possibilitar maior fidelização do paciente.

Empatia na relação entre médico e paciente

Quando a relação entre o médico e o paciente tem empatia, há uma aproximação entre ambos, algo que favorece o bom desempenho dos tratamentos e um diagnóstico aprofundado. O médico empático sabe escutar seu paciente e respeitar suas emoções, como medo e insegurança.

Com a empatia o profissional da saúde envolvido com determinado paciente demonstra suporte emocional, fazendo com que o paciente se sinta mais confiante e acolhido. Isso possibilita um tratamento com uma evolução positiva.

Utilizar a empatia para acolher os seus pacientes é uma maneira de realizar o atendimento humanizado, isto é, um atendimento que entende o outro como uma pessoa com sentimentos a serem respeitados.

Focar na experiência do paciente

A experiência do paciente é o contato desse com todos os processos da clínica, como agendamento, atendimento, entre outros. Focar no bom desempenho dos serviços prestados pelos profissionais presentes no consultório faz com que o paciente tenha uma boa percepção.

Além de ser uma maneira de medir a qualidade dos processos da clínica, é uma forma de fazer com que o paciente permaneça satisfeito com aquilo que encontra durante seu tratamento.

Utilizar o Prontuário Eletrônico do Paciente (PEP)

O uso do Prontuário Eletrônico do Paciente (PEP) é uma das ferramentas que permite um tratamento personalizado, já que reúne todas as informações do paciente em um mesmo lugar e com o acesso facilitado por ser armazenado na nuvem.

Através desse recurso, o profissional da saúde tem a possibilidade de observar todos os dados referentes ao diagnóstico, tratamento e acompanhamento em geral de um mesmo paciente, sendo uma maneira de colocá-lo no foco de seu tratamento.

Fazer a integração entre as áreas

Uma clínica que apresenta a integração entre suas diferentes áreas de atuação está respeitando o paciente e o colocando como centro de seu tratamento, já que toda a equipe médica estará preparada para atende-lo da melhor forma.

Para que essa prática aconteça, mantenha todos os profissionais da saúde de sua clínica atualizados sobre o andamento dos procedimentos dos pacientes e informe quais serão os próximos passos em relação a cada caso específico.

Em sua clínica o paciente é o centro de seu tratamento? Como isso é feito? Deixe o seu comentário para nós!

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