4 respostas a dúvidas frequentes sobre um software de gestão médica

4 respostas a dúvidas frequentes sobre um software de gestão médica

O gerenciamento de clínicas médicas tem se tornado muito mais automatizado e facilitado com o uso de softwares de gestão. Entretanto, embora essa seja uma ferramenta muito útil, muitos gestores ainda têm dúvidas em relação às suas funções e benefícios.

Pensando nisso, nós trouxemos 4 respostas a dúvidas frequentes em relação aos softwares de gestão médica. Assim, você poderá pensar e escolher o que melhor se encaixa nas necessidades da sua clínica. Acompanhe a leitura e confira!

O que é um software de gestão médica?

É um sistema digital que auxilia no gerenciamento de empresas prestadoras de serviços de saúde. Com ele, a clínica garante a automatização de alguns processos – como pagamentos de funcionários e contas, controle de estoque, gestão dos documentos dos pacientes, etc – e a organização e interligação de todas as áreas do negócio.

Por exemplo, utilizando um software de gestão, a secretária preenche todas as informações referentes a um paciente no sistema digital, ao invés de utilizar o papel. Estas informações ficam disponíveis para o médico dentro do consultório de forma automática e, assim, evita-se que esses colaboradores se desloquem dos seus postos de trabalho para ir atrás das informações. Tudo isso otimiza o tempo de seus funcionários e contribui com o aumento da produtividade.

Todos os softwares oferecem as mesmas funcionalidades e benefícios?

Não, existem diversos sistemas de gestão disponíveis no mercado. Alguns são pagos, outros gratuitos. Alguns possuem uma infinidade de funcionalidades – que às vezes não são todas utilizadas – e outros com funções muito restritas.

Um software de gestão gratuito, por exemplo, tem suas funções mais limitadas se comparados à um sistema pago. Com relatórios e integração mais básicos e suporte não tão completo.

Por isso, é importante pesquisar bem e entender os diferentes tipos para que, a partir daí, você possa escolher o sistema que mais se adequa às necessidades da sua clínica.

É fácil de ser manuseado?

Sim, a implantação do software é feita de forma web e totalmente automatizada por uma equipe especializada. Algumas disponibilizam a migração dos dados do seu sistema antigo para o novo, outras deixam o upload e digitalização das informações sob responsabilidade da clínica.

Já em relação ao manuseio, sempre que se passa a utilizar uma nova ferramenta em uma empresa, é necessário treinar e capacitar os colaboradores que a utilizarão. Aprender a manusear um novo instrumento de trabalho é um processo que demanda um tanto de dedicação e tempo. Entretanto é preciso ter em mente que o ganho de produtividade no futuro compensará os esforços e tempo gasto com o aprendizado.

Nesse sentido, também é importante procurar por empresas de softwares que se preocupam em oferecer um sistema de fácil utilização, bem como em disponibilizar um suporte completo para a clínica e seus colaboradores.

O que devo levar em consideração na hora de escolher um software de gestão?

Com a alta oferta de softwares de gestão médicas, é preciso ficar atento à algumas questões antes de escolher um.

A primeira delas é em relação ao que a clínica precisa. Pense e anote as motivações que te levaram a buscar por um sistema de gestão – respondendo a perguntas como: quero melhorar a minha relação com os pacientes? Quero otimizar o tempo dos meus funcionários e aumentar sua produtividade? Quero organizar melhor as informações e os dados da minha clínica? Quero relatórios gerenciais completos para melhorar meus resultados? -, assim, torna-se mais claro quais funcionalidades serão úteis para o seu negócio e quais são dispensáveis.

Outros aspectos que devem ser levados em consideração é: o tipo de suporte oferecido, os benefícios do sistema para os clientes da clínica e a forma de armazenamento dos dados. Ela é segura? Conta com backups frequentes? Há riscos de perda ou furto das informações da minha clínica e dos meus pacientes?

Levando essas questões em consideração, você conseguirá encontrar o sistema que mais se encaixa com as suas necessidades, sem deixar de contar com suporte, segurança de dados e praticidade no dia a dia.

Lembre-se de que nem sempre o produto mais caro é o ideal para seu negócio. Da mesma maneira que nem sempre optar pelo mais barato (ou gratuito) trará economia. Pesquise bem e faça uma escolha consciente!

Queremos saber sua opinião! Quais funcionalidades sua clínica espera encontrar em software de gestão ideal? O sistema que você utiliza hoje não tem uma boa relação custo-benefício? Você já conhece o MedPlus? Deixe seu comentário e compartilhe conosco suas experiências!

Deixe seu comentário!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deseja saber mais sobre as nossas soluções? Clique aqui e solicite contato de um de nossos consultores.