Por Carla Helena Lange em 25/10/2021
Tempo de leitura: 7 minutos

10 apps para facilitar a rotina de oftalmologistas

Saiba como a rotina de oftalmologistas pode ser facilitada pelo uso de diferentes aplicativos e quais são eles.
10 Apps para facilitar a rotina de oftalmologistas | MedPlus

A tecnologia nos ajuda a simplificar diversas tarefas em nossa rotina, e os aplicativos são um excelente exemplo disso. São infinitas funcionalidades desenvolvidas para oferecer informações, facilitar a vida e solucionar necessidades do dia a dia.

Isso também vale para sua clínica de oftalmologia. A área da saúde já conta com várias ferramentas com a proposta de facilitar a rotina tanto do médico oftalmologista quanto de seus pacientes. 

São aplicativos utilizados como complemento e suporte às consultas, para que os profissionais possam acompanhar o tratamento com mais praticidade e rapidez, por meio do smartphone.

Esses apps ajudam, inclusive, a estender a atuação do médico oftalmologista para além do espaço físico do consultório, sendo grandes aliados da telemedicina, a qual tem grande potencial na especialidade de oftalmologia. 

Um dos principais pontos que tornam a prática da telemedicina tão valiosa — fortalecida pelo uso de aplicativos — é a possibilidade de oferecer um serviço de saúde e assistência a pessoas que moram em áreas de difícil acesso a esse tipo de cuidado.

Pensando nisso, e nas outras possibilidades da tecnologia, a MedPlus selecionou 10 aplicativos que oferecem ótimos recursos que podem facilitar processos e levar novas perspectivas aos profissionais, se implementados na rotina de oftalmologistas. Confira!

Eye Tools
Eye2phone
Eye Model
Eye Care PLUS
Eye Connect IPEPO
Verana Vision Test
Vula Medical Referral
GlassesOn
Fast Vision
Sistema de Gestão Médica MedPlus

Eye Tools

Desenvolvido pelo brasileiro Evandro Souza, Eye Tools é um aplicativo para auxiliar o trabalho de oftalmologistas por meio do cálculo de índices importantes para o diagnóstico de pacientes, como o de correção da pressão intraocular ou de lentes intraoculares.

Oftalmologistas podem utilizar as diversas ferramentas que estão presentes no aplicativo, como:

  • IOL CALC: calcula a dioptria da lente intraocular.
  • BAG SULCUS: calcula a lente correspondente ao valor do sulco com base no saco capsular.
  • IOP-PATCH: ajusta a pressão intraocular à paquimetria da córnea.
  • R-VERGENCE: calcula a dioptria da lente intraocular com base na refração do paciente.

Esses são apenas exemplos do que o Eye Tools pode fazer. Todos os cálculos são feitos com apenas alguns cliques, o que leva agilidade e praticidade às consultas.

O aplicativo custa US$5 e está disponível apenas para iOS.

Eye2phone

Nem sempre o paciente consegue um espaço na agenda para ir ao consultório de oftalmologia com frequência. E ainda há os casos de pacientes que residem em zonas rurais ou em outras cidades, o que dificulta o deslocamento até a clínica de olhos.

10 Apps para facilitar a rotina de oftalmologistas | MedPlus

Pensando nessa demanda, foi desenvolvido o aplicativo Eye2phone: uma ferramenta que permite que oftalmologistas ajudem seus pacientes com supervisão semanal sem que seja necessário ir até o consultório, já que ele possui recursos responsáveis por permitir que o usuário realize exames básicos, como teste de Amsler, apenas com o uso do celular.

Leia mais: Melhorar o atendimento ao paciente sua clínica de oftalmologia

Assim, o aplicativo pode ajudar, inclusive, com as teleconsultas, dando suporte para o médico oftalmologista. Para tanto, o profissional também precisará de um sistema médico com telemedicina.

Além disso, é válido lembrar que esse aplicativo não substitui a consulta com um profissional e que seu intuito é agir como um suporte ao tratamento orientado pelo especialista.

O aplicativo custa R$0,99 e está disponível apenas para iOS.

Eye Model

Também desenvolvido por Evandro Souza, esse aplicativo simples é muito útil nas consultas realizadas por um oftalmologista: ele apresenta o olho humano em 3D de forma que possa ser visto de diversos ângulos, além de também contar com o recurso de retirar camadas, mostrando detalhes mais específicos.

O Eye Model foi desenvolvido inspirado nos modelos de resina que muitos oftalmologistas têm em suas clínicas. Assim, durante a consulta, o médico pode ilustrar explicações de procedimentos cirúrgicos com ajuda do aplicativo, sendo uma forma mais visual do paciente entender o que irá acontecer. 

Com essa comunicação facilitada, sua clínica de oftalmologia tem muito mais chances de fidelizar pacientes

O aplicativo é gratuito e está disponível apenas para iOS.

Eye Care Plus

O aplicativo Eye Care Plus foi desenvolvido para que usuários possam acessar dicas e exercícios a fim de melhorar sua saúde ocular. Dessa forma, o oftalmologista pode indicar o uso desse app para seus pacientes com o objetivo de orientá-los sobre quando devem voltar para a clínica ao observarem alterações em sua visão.

Leia mais: Melhore a agenda em sua clínica de oftalmologia

Após responder algumas perguntas básicas sobre a saúde pessoal, o aplicativo irá indicar as melhores dicas e cuidados para que o paciente esteja sempre atento ao que deve ser feito.

Essa também é uma excelente forma de fidelizar pacientes. O aplicativo é gratuito e está disponível apenas para Android.

Eye Connect IPEPO

O Instituto Paulista de Estudos e Pesquisas em Oftalmologia (IPEPO), conhecido também como Instituto da Visão Paulista, é uma entidade sem fins lucrativos que presta serviços médicos à população, ao mesmo tempo que realiza um trabalho pedagógico com o oferecimento de cursos na especialidade da oftalmologia.

Em 2021 o IPEPO lançou seu app: Eyes Connect, que tem como objetivo auxiliar na atuação de oftalmologistas ao oferecer um serviço de assistência que tira dúvidas de médicos sobre casos clínicos. Dentro do aplicativo, profissionais da oftalmologia podem enviar fotos, vídeos e descritivos de caso, pedindo o parecer de colegas de profissão com diferentes especialidades da área, como:

  • Retina
  • Córnea
  • Úvea
  • Glaucoma
  • Catarata
  • Doenças externas

As dúvidas são respondidas em até sete dias. Dessa forma o oftalmologista pode contar com outros pontos de vista e oferecer um diagnóstico ainda mais preciso ao seu paciente. Tudo sem custo adicional algum, pois o Eye Connect IPEPO é gratuito.

O aplicativo está disponível no Google Play e na App Store.

Verana Vision Test

O Verana é um aplicativo desenvolvido por uma empresa norte-americana (Verana Health Inc.), parceira da Associação Americana de Oftalmologia. Seu principal objetivo é auxiliar na atuação dos oftalmologistas e no atendimento ao paciente por meio de exames que podem ser realizados pelo smartphone.

O contexto de sua criação foi a pandemia de covid-19 e a dificuldade de pacientes se deslocarem até as clínicas de oftalmologia devido aos riscos de contaminação pelo coronavírus. Ou seja, o Verana Vision Test foi concebido como uma ferramenta para dar suporte à telemedicina. Contudo, seu uso tende a continuar mesmo com os pacientes voltando a frequentar os consultórios.

Leia mais: Teleconsulta em oftalmologia: por que ter essa ferramenta?

Entre suas funções, se destacam o teste e monitoramento de acuidade visual e o de visão central. O app usa a tela de Amsler para detectar as distorções da visão central e permitir uma atuação rápida do especialista a fim de evitar a evolução de doenças da retina.

Não esqueça, contudo, da importância de contar com uma ferramenta de telemedicina integrada ao seu sistema de gestão médica.

O aplicativo Verana Vision Test é gratuito e está disponível para iOS na App Store.

Vula Medical Referral

Este é um aplicativo extremamente útil na missão de levar atendimento oftalmológico para populações que moram em lugares onde o acesso a esse serviço é mais difícil. Não por acaso, foi pensando nesse tipo de situação que o Vula foi criado.

Desenvolvido pelo oftalmologista William Mapham, na África do Sul, o médico buscava uma forma de atender pacientes que moram na zona rural e, portanto, encontram obstáculos para cuidar da saúde de sua visão.

A partir desse propósito, ele criou o Vula, que permite a realização de uma série de exames pelo celular. Com isso, o médico gerou uma corrente em que o atendimento é feito por profissionais primários, e os resultados são enviados ao oftalmologista responsável. Esse sistema levou mais agilidade para pacientes e profissionais da saúde, beneficiando a população.

Entre as principais funções do app estão:

  • Teste de reação da pupila utilizando o flash do celular
  • Utilização de gráficos nos testes de acuidade visual
  • Comunicação direta entre paciente e especialista
  • Compartilhamento de resultados e imagens
  • Customização a partir das necessidades do profissional

O Vula é gratuito e está disponível para download na App Store e no Google Play.

GlassesOn

Esse aplicativo foi criado com o objetivo de tornar os exames de optometria mais práticos e rápidos com a ajuda de smartphones. O GlassesOn conta com um algoritmo que garante precisão de +/- 0,25D na análise com a câmera do celular.

Para utilizar o aplicativo, basta aproximar a câmera do smartphone aos olhos do paciente, conforme as indicações, e a leitura será feita pelo sistema. O conceito foi baseado nos refratores presentes em consultórios e clínicas de olhos. O GlassesOn pode ser operado tanto por oftalmologistas quanto pelo próprio paciente. 

Contudo, lembre seus pacientes de que qualquer alteração deve ser acompanhada pelo profissional. Então, nada de usar o aplicativo sem uma consulta médica!

O app gratuito está disponível na App Store e no Google Play.

Fast Vision

Segundo pesquisadores, a retinoblastoma representa cerca de metade dos casos de leucocoria. Por isso, é fundamental dar atenção às crianças que apresentam reflexos avermelhados anormais nos olhos com a incidência da luz.

10 Apps para facilitar a rotina de oftalmologistas | MedPlus

Pensado para oftalmologistas e pediatras, o aplicativo Fast Vision utiliza a câmera do smartphone e até imagens do rolo de fotos para analisar o reflexo de olhos vermelhos de crianças e indicar uma possível anormalidade que mereça uma investigação mais profunda.

O app está disponível, gratuitamente, no Google Play e na App Store.

Sistema de Gestão Médica MedPlus

Embora não seja exatamente um aplicativo, mas sim um sistema completo e integrado a todos os setores da clínica, o software para oftalmologistas da MedPlus oferece vantagens importantes para o segmento e pode ser usado em smartphones, tablets e computadores, para realizar a gestão médica em qualquer lugar.

O MedPlus oferece diversas ferramentas para levar mais praticidade, agilidade e resultados para seu consultório. A agenda médica online, o prontuário eletrônico, e as funcionalidades de gestão financeira, são exemplos disso.

Tais soluções permitem que o oftalmologista verifique sua agenda, controle suas consultas e simplifique processos de armazenamento de prontuários, tudo pelo software.

Leia mais: Saiba como as soluções do MedPlus vão melhorar a rotina de sua clínica de oftalmologia

E mais: o MedPlus possui ferramentas de marketing médico, que ajudam muito na tarefa de captar e fidelizar pacientes.

Além disso, nosso software ainda conta com vantagens exclusivas para oftalmologistas, como:

  • Prontuário específico
  • Análise de refração
  • Gestão do setor de lentes
  • Controle de dilatação
  • Editor de imagens
  • Tonometria
  • Geração de receitas de óculos

O MedPlus tem tudo isso e muito mais!

Fale agora mesmo com um consultor e experimente essas e outras vantagens que o software de gestão MedPlus pode oferecer para o dia a dia de sua clínica.

Leia mais: Como melhorar o atendimento da clínica com um software para oftalmologia 

Quer saber mais sobre como o MedPlus pode mudar sua clínica de oftalmologia? Então acesse nosso material gratuito:

Clínica de oftalmologia: como um software pode inovar na gestão
Analista de Conteúdo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.