Skip to main content

5 maneiras de escolher quais convênios médicos atuarão na sua clínica

Para que uma clínica tenha sucesso, é necessário que os médicos atendam vários pacientes, de convênios médicos e também particulares, para formar uma boa cartela de clientes. Assim, o gestor precisa saber escolher quais são os convênios que estarão presentes no dia a dia de sua clínica, de modo que essa parceria não resulte em prejuízos.

Por que fechar parcerias com convênios médicos em minha clínica?

Atrair e fidelizar pacientes particulares demanda mais tempo e é uma prática bastante complexa, já que os preços das consultas podem ser caros para muitas pessoas. Dessa forma, é comum que diferentes públicos busquem a cobertura dos convênios a fim de encontrar serviços mais acessíveis.

Quando uma clínica está credenciada aos convênios médicos, ela tem seus serviços em evidência e amplia suas possibilidades de ser procurado por diversos pacientes. Além disso, para aqueles profissionais que estão no começo de sua carreira é uma importante maneira de ter visibilidade. Para isso, saber eleger quais convênios atuarão em sua clínica é essencial para o seu sucesso.

5 maneiras de escolher os convênios médicos para sua clínica

Há diversas formas de avaliar os serviços prestados pelos convênios médicos. Confira a seguir as principais maneiras de escolher quais deles atuarão na sua clínica.

Busque saber o que dizem sobre cada convênio

Antes de fechar qualquer contrato com a empresa prestadora de serviços, é essencial ter conhecimento em relação ao que dizem sobre a mesma. Para isso, converse com outros profissionais da área da saúde, como colegas médicos e gestores, e pergunte se eles já enfrentaram problemas com o convênio sobre o qual você está pesquisando.

É importante saber também se o convênio está sendo ou se já foi processado por algum de seus usuários. Para isso, busque verificar a documentação existente. Ficar atento em relação aos comentários feitos pelos pacientes sobre os serviços é outra maneira de ter mais segurança nessa escolha.

Saiba as diferenças entre os tipos de convênios

Na área da saúde existem diferentes modalidades de convênios médicos, com opções variadas para cada público. Os contratos podem ser firmados por empresas que desejam disponibilizar esse serviço para seus funcionários ou por pessoas jurídicas reunidas em coletivos, como sindicatos, associações e outros. Há também a possibilidade de famílias ou até mesmo um paciente individual contratar os serviços de um convênio médico.

Considere o tipo de convênio ideal para sua clínica

Um gestor médico deve conhecer a fundo o seu público para que possa considerar essa informação no momento em que for escolher qual é o melhor tipo de convênio médico para sua clínica. Para isso, verifique quais são as reais necessidades de seus pacientes.

Tenha bastante atenção em relação ao contrato

Credenciar-se a um convênio médico é algo complexo e que requer muita atenção para que a sua clínica não seja prejudicada no futuro. Dessa forma, analise o contrato proposto pela operadora junto com um advogado e esteja atento às condições impostas.

Conheça os procedimentos próprios do convênio

Cada convênio médico conta com determinadas particularidades em relação ao procedimentos disponibilizados. Tenha conhecimento sobre esse assunto ao buscar mais informações com os profissionais da operadora.

A sua clínica está credenciada a algum convênio médico? Quais critérios você utilizou para escolhê-lo? Conte para nós nos comentários abaixo!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *