5 maneiras de melhorar a relação médico-paciente

5 maneiras de melhorar a relação médico-paciente

Estabelecer e manter uma relação saudável entre médico e paciente é uma atitude fundamental para garantir o sucesso de sua clínica, além de ser um jeito de fornecer um bom atendimento para as pessoas que estão buscando os seus serviços por conta de um tratamento específico.

É possível desenvolver e ampliar essa relação em sua clínica através de simples atitudes, como ao ter atenção durante a consulta e ao evitar atrasos. Confira a seguir 5 maneiras de melhorar a relação médico-paciente.

Evite atrasos

O médico deve evitar atrasos para que possa sempre realizar suas consultas nos horários agendados. É uma maneira de os pacientes reconhecerem o seu comprometimento com cada caso, além de mostrar respeito em relação ao tempo do paciente.

É recomendável que o médico saiba como organizar a sua agenda da melhor maneira junto com a sua equipe clínica e que aprenda a otimizar seu tempo para que todos os atendimentos e demais atividades sejam realizadas no período determinado.

Seja claro e objetivo

Ser claro e objetivo durante as consultas é uma forma de aprimorar a relação médico-paciente, já que a comunicação entre ambos pode ser beneficiada quando o médico utiliza uma linguagem e termos simples para descrever o diagnóstico.

Por isso, forneça as informações da enfermidade e do tratamento com clareza e objetividade, isto é, sem utilizar termos técnicos da área da saúde, de forma que o paciente seja capaz de entender exatamente em qual situação se encontra e quais são as possíveis soluções.

Trabalhe a empatia

Quando o médico é uma pessoa com empatia, ele cria oportunidades de se aproximar de seu paciente, melhorando a relação entre ambos – já que entende e respeita suas emoções. Nesses casos, o profissional da saúde é capaz de reconhecer as individualidades de seu paciente e, assim, saber qual é a melhor forma de ajuda-lo.

Tenha atenção e saiba escutar

O paciente vai se sentir melhor ao perceber que o médico está realmente prestando atenção em seus sintomas e naquilo que ele está relatando sobre seu histórico de saúde. Tendo concentração durante o atendimento, o médico consegue focar a sua atenção no paciente e se empenhar para solucionar o caso com eficiência e mais preparo. Ter atenção e saber escutar também é uma forma de colocar em prática o atendimento humanizado.

Continue o contato com o paciente no pós-consulta

É importante que o médico dê continuidade para o atendimento do paciente no período da pós-consulta. Essa é uma atitude que demonstra comprometimento e atenção para evolução do tratamento, além de contribuir para um relacionamento mais duradouro entre paciente e clínica.

A continuação do contato pode ser feita com uma rápida ligação da secretária da clínica ou do médico para o paciente com o objetivo de saber como está a recuperação, o tratamento e os sintomas. Outra maneira de demonstrar interesse no paciente é através de cartões de felicitações em aniversários e/ou datas comemorativas, como festas de final de ano.

Como a sua clínica melhora a relação médico-paciente? Quais atitudes são colocadas em prática? Conte para nós nos comentários!

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