Skip to main content

6 dicas de como abrir uma clínica

O sonho de muitos profissionais da área da saúde é ter a sua própria clínica médica. No entanto, para alcançar um negócio no mercado da saúde é fundamental ter um projeto bem estruturado para que a clínica possa crescer com sucesso e oferecendo o melhor atendimento. Quem deseja abrir uma clínica precisa estar atento às principais dicas e evitar prejuízos.

Continue acompanhando e confira 6 dicas de como abrir uma clínica na área da saúde e esteja preparado para ter o seu próprio negócio.

Faça um bom planejamento e estruturação do projeto

Primeiramente, é preciso cuidar das demandas que envolvem o planejamento da abertura de uma clínica, como o investimento financeiro que será necessário, quais serviços serão oferecidos, qual será o tamanho da equipe clínica e o tamanho da clínica em si.

Fazer um bom planejamento e uma estruturação eficiente do projeto possibilita que a clínica seja aberta com o que é necessário para ter ainda mais sucesso a cada etapa de seu crescimento. Além disso, é importante que você, o profissional que vai abrir a clínica, esteja com a certeza de que chegou o momento certo de tomar essa decisão.

Escolha um bom local para abrir a clínica

É fundamental que seja escolhido um bom local para abrir a clínica, já que a localização tem uma grande influência no crescimento futuro da clínica. Por isso, faça uma pesquisa de mercado para saber onde se encontra os melhores pontos da cidade para abrir uma clínica. É importante considerar também se existem outras clínicas e consultórios em locais próximos.

Saiba quem serão os seus pacientes

O principal de uma clínica são os pacientes, afinal, são eles quem fazem com que a clínica se desenvolva e tenha sucesso. Por isso, saiba quem serão os seus pacientes, buscando estruturar as principais características do público-alvo de sua clínica. Serão homens, mulheres, crianças ou atenderá a todos? Qual será a idade? E a classe social?

Definir essas características irá auxiliar no desenvolvimento das estratégias de marketing de captação de novos pacientes para a sua clínica.

Ofereça uma infraestrutura acolhedora

Outro ponto importante a ser considerado é em relação a infraestrutura da clínica. O espaço físico de uma clínica pode ser a primeira impressão que um paciente vai ter, sendo essencial apresentar um lugar com uma infraestrutura acolhedora e receptível.

Para isso, faça um planejamento de como será oferecida essa infraestrutura acolhedora e relacione o que é necessário, como móveis, itens de decoração, espaço da recepção, sala de espera, entre outros detalhes complementares.

A divulgação da sua clínica importa

Após abrir uma clínica, é preciso saber qual será a estratégia utilizada para atrair os pacientes. Assim, fazer a divulgação da sua clínica é uma das etapas mais importantes, sendo o que vai possibilitar que os serviços possam ser oferecidos para os pacientes. Para isso, desenvolva um plano de divulgação com os canais que serão utilizados, as mensagens que serão transmitidas e outras ideias para fazer a comunicação com o seu público.

Utilize um software de gestão médica

Por fim, uma dica valiosa para quem vai abrir uma clínica é utilizar um software de gestão médica. Essa ferramenta será responsável por otimizar diferentes tarefas do dia a dia da clínica, garantindo que a rotina seja facilitada.

Com o Software de Gestão Médica MedPlus, a sua clínica terá disponível diversas funcionalidades que irão auxiliar os processos internos da clínica, como setor administrativo e financeiro. Além disso, esse recurso totalmente online possibilita que a sua gestão seja mais completa e que alcance um excelente desempenho. Entre em contato conosco e saiba o que mais podemos fazer pela sua clínica!

Conte sempre com o MedPlus, seu Software de Gestão Médica.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *