A era da saúde digital: como a tecnologia impacta a vida de médicos e pacientes

A era da saúde digital: como a tecnologia impacta a vida de médicos e pacientes

A tecnologia é a aliada de inúmeras áreas do mercado de trabalho, simplificando as tarefas do dia a dia com apenas poucos cliques em um site ou aplicativo, por exemplo. Na área da saúde, a utilização dos recursos digitais na relação entre médico e paciente, ou a saúde digital, já é uma realidade e está sendo implementada em diversos hospitais e clínicas, facilitando o atendimento, o acompanhamento de doenças e de hábitos saudáveis dos pacientes, o diagnóstico, entre outras tarefas que uma clínica e médicos precisam administrar.

Para que você, gestor da clínica, não fique de fora dessa tendência, vamos apresentar neste artigo o que é o conceito de saúde digital e os benefícios que este recurso pode trazer tanto para os pacientes quanto para os médicos e profissionais de saúde.

O que é saúde digital?

Saúde digital é a união entre revolução tecnológica e a área da saúde com o objetivo de melhorar a qualidade dos serviços oferecidos e permitir que mais pessoas tenham acesso às consultas, aos exames e aos diagnósticos. A saúde digital surgiu também para aproximar os médicos de seus pacientes de modo que a medicina se torne algo mais personalizado para cada indivíduo, garantindo seu bom desempenho.

Este conceito pode estar em um aplicativo e/ou um software, redes sociais ou, simplesmente, na conectividade com a internet. Por exemplo, em países da Europa e nos Estados Unidos, consultas sem que paciente e médico estejam no mesmo ambiente, isto é, a distância, estão acontecendo devido ao uso da conectividade com banda larga.

A transformação digital na saúde implica na alteração de muitos processos para os profissionais e para os pacientes, afetando a economia – reduzindo gastos e aumentando a receita –e fazendo com que milhões de pessoas tenham acesso à medicina. Considerando o fato de que uma boa parte das pessoas conta com um smartphone e internet, a estrutura da saúde digital já existe e está em pleno funcionamento.

Como a tecnologia beneficia o trabalho dos profissionais da saúde

A tecnologia está transformando o trabalho dos profissionais da saúde, visto que em diversos processos o uso de sistemas e recursos digitais pode simplificar a rotina dos médicos e outros profissionais em relação aos prontuários, diagnósticos, exames e agendamentos. Por exemplo, um médico pode conferir o diagnóstico de seu paciente rapidamente e sem precisar gastar papel, apenas com o uso da internet.

Com as consultas online e a distância, os médicos conseguem ganhar tempo entre um atendimento e outro, podendo atender mais pacientes em um mesmo dia e gerar mais lucro para a clínica. Além disso, os dados de cada paciente estão salvos digitalmente no computador, facilitando o acesso quando o médico precisar consultá-los.

As vantagens da tecnologia para os pacientes

Para os pacientes, a tecnologia também tem um impacto altamente positivo, trazendo vantagens em relação à economia de tempo e a personalização do atendimento. É possível agendar consultas sem que seja preciso ligar para o consultório, por meio do atendimento online, ou ainda pode entrar em contato com o médico em qualquer momento, principalmente se for o caso de apenas solucionar uma dúvida ou solicitar um exame, não precisando ficar em filas de espera no consultório.

É possível também que o médico acompanhe os processos do paciente através de equipamentos que ficam ligados em seu corpo, como relógios inteligentes capazes de captar a pressão arterial, respiração e frequência cardíaca, e ainda lembrar horários de remédio. Com estes fatores, um diferencial é que a consulta é personalizada, já que o médico tem dados específicos do paciente e pode atendê-lo da melhor forma para melhorar alguma condição de saúde.

A saúde digital também está relacionada com a medicina preventiva. Em alguns casos, a tecnologia dos dispositivos móveis faz com que a inteligência por trás de tal recurso auxilie a captar algo que está fora do comum, como uma possível doença. Dispositivos que monitorizam uma doença crônica, por exemplo, enviam um alerta para o médico e para o paciente quando algo aparenta anormalidade.

A tecnologia na saúde está cada vez mais próxima de ser uma realidade para todos. Você já implementou a saúde digital em sua clínica? Conte para nós nos comentários.

Deixe seu comentário!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deseja saber mais sobre as nossas soluções? Clique aqui e solicite contato de um de nossos consultores.