Por Carla Helena Lange em 17/05/2023
Tempo de leitura: 6 minutos

Qualificação da equipe médica: qual a importância de melhorar as competências profissionais?

Entenda a importância de treinamento e desenvolvimento para aumentar produtividade, motivação e resultados de sua equipe médica.
Qualificação da equipe médica | MedPlus

Você investe no treinamento e desenvolvimento das competências profissionais de sua equipe médica? Conhece a importância e o potencial disso para melhorar a produtividade, a motivação e até o atendimento dos pacientes?

O investimento em qualificação é uma parte central da gestão de equipes médicas, mas muitas vezes acaba ficando em segundo plano.

Para evitar esse erro de gestão, continue sua leitura e entenda toda a importância da qualificação da equipe médica. Saiba também quais as principais áreas que devem evoluir com o treinamento e desenvolvimento de médicos, auxiliares e demais colaboradores.

Evolução das competências profissionais e qualificação da equipe médica

O primeiro ponto é o mais direto: por meio de treinamentos, cursos e capacitações, sua gestão médica proporcionará aos colaboradores uma séria evolução nas próprias competências profissionais.

Isso significa melhorias em todos os setores da clínica, desde o atendimento ao paciente até a produtividade da gestão — falaremos melhor de cada uma dessas áreas na sequência.

Mas o que devemos destacar aqui é que a capacitação da equipe médica é o principal ponto para ter eficiência, organização e sucesso em sua clínica. Além, é claro, de mostrar que você valoriza os profissionais e quer investir no crescimento deles.

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Melhorias no atendimento ao paciente 

Um excelente resultado da capacitação da equipe médica é a evolução no atendimento em sua clínica. E isso, consequentemente, melhora também a satisfação, retenção e fidelização de pacientes.

A qualificação da equipe oferece avanços em todas as etapas da jornada do paciente

Secretários bem treinados, por exemplo, potencializam a experiência do paciente na comunicação, no agendamento de consultas, na recepção e até na hora do pagamento — ainda mais se você tiver um sistema de gestão médica que agilize esse processo.

Já a capacitação de médicos, enfermeiros e auxiliares ajuda a ter diagnósticos mais acertados, tratamentos adequados e, também, uma experiência mais positiva.

Para completar, profissionais preparados também são capazes de reduzir o Tempo Médio de Atendimento (TMA) de sua clínica, sem perder nada da qualidade.

Leia também: Como aplicar o atendimento humanizado em sua clínica?

Acompanhamento das novidades e da transformação digital na saúde

A saúde está cada vez mais digital. Hoje, vivemos com tecnologias como inteligência artificial,  cirurgias robóticas, telemedicina, realidade virtual e tantas outras que dão mais poder de diagnóstico e tratamento ao médico.

Além disso, há várias tecnologias que transformam a própria eficiência da clínica, como é o caso da agenda digital, que reúne os cadastros dos pacientes, os horários dos médicos e toda a gestão de tempo de seu estabelecimento de saúde.

Há ainda os prontuários eletrônicos, que ajudam tanto na organização da clínica quanto no trabalho do médico, com clareza e acessibilidade para o histórico do paciente.

Em resumo: a tecnologia chegou para revolucionar a saúde, mas para aproveitar essas novidades, sua equipe médica precisa estar preparada para lidar com ela. É aí que entram treinamentos e desenvolvimento tecnológico para os profissionais.

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Aumento da produtividade da equipe médica

Esta questão é simples: profissionais capacitados e organizados têm muito mais agilidade no trabalho diário.

Isso significa que a qualificação da equipe resulta, diretamente, em mais produtividade para sua clínica e, consequentemente, em uma redução de custos.

Treinamento e desenvolvimento de competências pessoais e liderança

Apesar da importância desses pontos, a gestão de equipe em clínicas médicas não pode se resumir à eficiência e à produtividade. Ela deve ir além, estimulando também as competências comportamentais e pessoais.

Isso envolve preparar os funcionários para o trabalho em equipe, que é essencial para que haja harmonia, organização e bons resultados em sua clínica. Sem esse tipo de capacitação, o gestor pode acabar tendo de lidar com muitos conflitos e falta de sintonia no time.

Alguns dos outros principais pontos essenciais para a “saúde” de sua equipe médica são: 

  • Inteligência emocional para lidar com momentos de crise e desafios.
  • Empatia no relacionamento com pacientes e familiares, entendendo situações de dor, tristeza e luto, e realizando um atendimento mais humanizado.
  • Comunicação efetiva, tanto nas relações com os pacientes quanto no trabalho com o restante da equipe.
  • Flexibilidade e capacidade de se adaptar para solucionar problemas, lidar com conflitos e ajudar o time.
  • Proatividade para atuar de forma produtiva, positiva e eficiente.
  • Ética para respeitar limites, agir com responsabilidade e garantir a segurança de pacientes, colegas e da própria clínica.

Investir em treinamento e desenvolvimento da equipe significa, então, dar atenção também a esses elementos, com cursos, formações e até dinâmicas rotineiras para que sua equipe nunca pare de se desenvolver.

Além disso, a qualificação da equipe médica permite ensinar a competência de liderança, principalmente para preparar novos líderes para sua clínica, ou manter os gestores atualizados.

Isso é ótimo principalmente para clínicas maiores, com equipes grandes e líderes setoriais. Formar a habilidade de liderança em todos eles é essencial para o bom desenvolvimento profissional do estabelecimento.

No entanto, consultórios menores também têm essa necessidade. Afinal, todo gestor pode e deve buscar mais qualidade e competência no momento de liderar sua equipe.

Garantia da segurança do paciente

A segurança do paciente precisa ser resguardada pela clínica. Garantir o bem-estar e a tranquilidade de uma pessoa durante atendimentos, cirurgias e exames é obrigação por lei e deve estar nas prioridades do gestor.

Para garantir isso, capacite seu corpo clínico com cursos e formações técnicas, principalmente nas  áreas de cirurgia e anestesia.

No mesmo sentido, trabalhe a questão ética e moral, analisando seus profissionais constantemente para que eles mantenham o entendimento de que a segurança do paciente deve estar em primeiro lugar.

Leia mais: Manual de segurança do paciente: cuidados nos serviços de saúde.

É preciso também cuidar da segurança de dados de seus pacientes. Hospitais, clínicas e consultórios médicos acumulam muitas informações sensíveis, que devem ser protegidas — principalmente considerando as exigências da Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD).

Para isso, vale a pena investir em um curso sobre o assunto com toda a equipe, além de formações para secretários e outros profissionais responsáveis por trabalhar diretamente com as informações.

Nunca esqueça: não respeitar a segurança do paciente — seja ela física, psicológica ou de informações — é um dos caminhos mais rápidos para o fracasso de sua clínica.

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Maior valorização e motivação na gestão médica

Esta é uma das maiores regras na gestão de pessoas: profissionais motivados trabalham mais e melhor. E isso é real também em clínicas e consultórios médicos.

Há muitas formas de motivar uma equipe médica com salário, eventos, bônus e o simples reconhecimento do bom trabalho realizado, por exemplo.

Mas, entre essas questões, também é importante destacar o potencial dos treinamentos, cursos e outras atividades de formação e desenvolvimento. Afinal, possibilitar esse tipo de benefício a seus colaboradores é uma prova de que a clínica reconhece o trabalho deles e está disposta a investir em seu sucesso.

Além disso, todo o ensinamento adquirido por meio dessas formações é totalmente do colaborador. Ele vai aplicar na clínica, é claro, mas também poderá usar no futuro, seja em outro emprego, seja para crescer dentro do mesmo estabelecimento.

Por isso, invista em capacitações, mostre as vantagens para a equipe e valorize os funcionários que realmente buscam melhorar constantemente.

Dica bônus: faça avaliação do desempenho em sua gestão de equipe médica

Agora você já entendeu o quanto é importante qualificar sua equipe médica para potencializar o sucesso da clínica. Mas há um passo extra que não pode ficar de fora: avalie como seus profissionais estão colocando em prática o que aprenderam.

Afinal, de nada serve investir em cursos e formações se a equipe não aplicar esses aprendizados. 

Da mesma forma, pouco adianta levar seus funcionários para fazer cursos sobre assuntos que eles já dominam. Por isso, é fundamental analisar os profissionais e descobrir quais são seus pontos fortes e fracos e o que pode ser melhorado.

Com avaliações de desempenho constantes, você pode identificar lacunas e até oportunidades de melhoria e reorganização de sua equipe.

Para saber como trabalhar sua equipe para que ela tenha os melhores resultados em cada etapa da jornada do paciente, por exemplo, confira nosso eBook especial sobre o assunto:

Saiba qual é o percurso do seu paciente até sua clínica médica | MedPlus

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