Por Carla Helena Lange em 23/04/2019
Tempo de leitura: 2 minutos

A importância de fazer o controle de faltas em sua clínica

O dia a dia de uma clínica médica é repleto de desafios. Um deles refere-se aos pacientes faltosos que ocupam horário de um paciente que realmente precisa e que podem gerar prejuízos. Fazer o gerenciamento de falta dos pacientes de sua clínica é uma prática que auxilia o gestor e os profissionais da secretaria a evitarem esse tipo de problema.

Neste artigo, vamos apresentar qual é a importância de fazer o controle de faltas em sua clínica, como por ser uma maneira de acompanhar o desenvolvimento da clínica e evitar prejuízos financeiros. Continue acompanhando!

A importância de controlar as faltas de sua clínica

Saber quando seus pacientes estão faltando é essencial para acompanhar o desempenho da clínica. Evitar que essas faltas aconteçam com frequência é uma prática fundamental para evitar que a agenda do médico fique com muito desmarcamentos.

Sua importância precisa ser reconhecida para que medidas possam ser tomadas a fim de que a clínica não seja prejudicada por pacientes que faltam constantemente em suas consultas, causando perdas na rentabilidade da clínica.

O bom desempenho de uma clínica está relacionado com o número de pacientes atendidos. Quando um paciente falta em sua consulta, principalmente se for em cima da hora, ele está impedindo que a clínica tenha bons resultados, já que seu horário provavelmente ficará vago por não ter tempo suficiente para agendar outro paciente. Fazer o gerenciamento das faltas dos pacientes atendidos em sua clínica é uma maneira de garantir que esse desempenho seja sempre bom.

Com um sistema de gestão eficiente, há como ter mais controle sobre os casos de pacientes que faltam com frequência para que alguma decisão seja tomada. Afinal, existem diversos pacientes que precisam ser atendidos.

Como fazer o controle de faltas na clínica com o Software de Gestão Médica MedPlus

Com o Software de Gestão Médica MedPlus, a sua clínica conta com um sistema de gestão que auxilia no gerenciamento da falta de seus pacientes. O recurso Controle de Faltas do sistema MedPlus possibilita inserir a quantidade de faltas que é aceitável para a clínica por paciente em um determinado período de tempo.

Por exemplo, uma clínica permite que um paciente falte em até cinco consultas em um prazo de até 06 meses. Assim, no momento em que atingir esse número, o MedPlus Web vai alertar a secretaria sobre essa quantidade de faltas do paciente em questão. Quando notificado pelo sistema, o profissional da clínica pode tomar a decisão ideal para lidar com cada caso de pacientes.

Para garantir um melhor gerenciamento da ferramenta, é fundamental que as secretarias utilizem os status dos agendamentos corretamente, ou seja, sempre registrar a falta do paciente em seus atendimentos agendados.

Cada clínica tem uma política interna que aborda o problema de faltas. A funcionalidade de controle de faltas possibilita que a clínica acompanhe cada caso dos pacientes que faltam em consultas, já que é um problema que pode ter diversos motivos. Por isso, encontrar maneiras de evitar a evasão dos pacientes é essencial. Pensando nisso, o MedPlus disponibiliza outras ferramentas como o envio de e-mail e SMS automatizado para confirmação de comparecimento, contribuindo para a diminuição de faltas.

Como a sua clínica faz o gerenciamento de controle de faltas? Deixe a sua resposta nos comentários abaixo. Conte sempre com o MedPlus, seu Software de Gestão Médica.

Analista de Conteúdo

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