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- A importância do período pós consulta para fidelização de seus pacientes

A importância do período pós consulta para a fidelização de seus pacientes

Muitas clínicas têm por hábito limitar o atendimento ao paciente até o momento da consulta, não oferecendo nenhum tipo de suporte depois que ela acontece. Entretanto, disponibilizar um acompanhamento após o atendimento médico é fundamental, tanto para garantir um bom resultado do tratamento, quanto para a fidelização dos pacientes.

Pensando nisso a MedPlus traz, neste artigo, algumas maneiras de utilizar o período pós consulta para fidelizar seus clientes. Confira!

Disponibilize canais de comunicação facilitados entre paciente e clínica

Muitos pacientes acabam ficando com dúvidas ou não as esclarecem inteiramente durante a consulta. Essas dúvidas podem ressurgir durante o tratamento em casa. Por isso, ter um canal de comunicação que facilite o contato entre o paciente e a clínica é fundamental para que o paciente siga com o tratamento corretamente.

Adotando esse mecanismo, sua clínica não só aumenta as chances de sucesso do tratamento, como mostra ao paciente que o seu bem-estar é importante e valioso para a clínica. Com isso, seus clientes se sentem mais confortáveis e confiam mais no seu estabelecimento.

Defina um padrão para o pós-atendimento

Para definir um padrão de pós atendimento, é importante que a clínica tenha todos os dados de seus pacientes atualizados, já que a maior parte do contato nesse período será feita por telefone ou e-mail. Incentive seus clientes a atualizarem os dados cadastrais quando estiverem na clínica esperando pela consulta – embora seja um processo que demanda um pouco mais de tempo da(o) secretária(o), renderá bons frutos à longo prazo.

Com os dados cadastrais atualizados, estabeleça um padrão para o pós-atendimento:

Primeiro, certifique-se de que o paciente não tenha nenhuma dúvida em relação ao tratamento ou plano terapêutico. Para isso, por meio de e-mail, sms, app e demais canais, envie um questionário automático com perguntas como: Como foi o atendimento? Restou alguma dúvida sobre o tratamento? Você pode optar também por enviar uma mensagem automática com o resumo da consulta.

Depois, sua clínica pode utilizar os canais de comunicação para enviar informações relevantes sobre a área da saúde, convidando para eventos e palestras ministradas por seus profissionais ou informando sobre novidades no setor e na clínica – como novos meios de atendimento, novos equipamentos, novas especialidades, etc.

Por fim, os meios de comunicação também devem ser utilizados para enviar mensagens de felicitações em datas importantes – como dia das mães e aniversário – e para enviar lembretes de retorno à consulta.

Mantendo um contato direto com o paciente após a consulta, ele se sente importante e querido. Além disso, com este contato, a clínica estreita os vínculos com os clientes, trazendo mais confiança e credibilidade e aumentando a taxa de fidelização da clínica e até a de captação – pois, uma vez que um paciente é fidelizado, ele passa a indicar a clínica para amigos.

Utilizando dessas táticas, a clínica estabelece um padrão de relacionamento com o cliente, acompanhando de perto e suprindo suas necessidades. Dessa forma, o paciente se sente satisfeito com o serviço prestado e mantém contato com a clínica periodicamente – garantindo o sucesso no processo de fidelização de clientes e ajudando na captação de novos pacientes.

Você já utiliza o período pós consulta para fidelização? Está pensando em adotar essa medida? Conte para gente sua experiência através dos nossos canais de comunicação!

A MedPlus trabalha para você se concentrar naquilo em que é especialista: o cuidado com seus pacientes. Conte sempre com a gente!

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