Por Carla Helena Lange em 12/12/2017
Tempo de leitura: 2 minutos

Acreditação: saiba quando é o melhor momento para certificar sua clínica

Alcançar a excelência na prestação de serviços de saúde é objetivo de toda clínica médica. Nesse sentido, a acreditação é instrumento essencial para consolidação dessa meta, pois, além de trazer maior credibilidade, é uma referência segura para a melhoria continua.

Nós, do MedPlus, trouxemos algumas informações para você saber qual o melhor momento para buscar a acreditação para sua clínica. Acompanhe a leitura e confira!

O que é a acreditação?

A acreditação é um tipo de certificação específica da área da saúde. Tem como objetivo avaliar e certificar instituições de saúde que prestam serviços de alta qualidade e com segurança.

No Brasil, o processo de acreditação é controlado pela ONA (Organização Nacional de Acreditação) e a avaliação é realizada por Instituições Acreditadoras credenciadas, que têm como referência as normas do Sistema Brasileiro de Acreditação e o Manual Brasileiro de Acreditação.

O processo de acreditação é voluntário – ou seja, é a clínica quem deve manifestar interesse em ser avaliada -, periódico (os certificados têm validade) e reservado, não há divulgação das informações coletadas durante o processo.

São três níveis de certificação:

  1. Acreditado

Este certificado é dado às clínicas que atendem aos critérios de segurança do paciente em todos os aspectos, abrangendo fatores estruturais e assistenciais. Esta certificação é válida por dois anos.

  1. Acreditado Pleno

O título de Acreditado Pleno é concedido às clínicas que, além de atender aos critérios do item anterior, apresentam gestão integrada – com processos ocorrendo de maneira fluida e com plena comunicação entre as atividades e as áreas da clínica. Este título também é válido por dois anos.

  1. Acreditado com Excelência

Quando a clínica alcança esta certificação, ela já atende aos critérios dos itens 1 e 2 e demonstra uma cultura organizacional de melhoria continua com maturidade institucional. O título de Acreditado com Excelência é válido por três anos.

Por que eu devo solicitar uma acreditação e qual o melhor momento para solicitá-la?

Obter um título de acreditação pela ONA demonstra para seu público, tanto pacientes fidelizados quanto pacientes à serem conquistados e para a concorrência, que sua clínica apresenta excelência na prestação de serviços de saúde. Cada um dos títulos citados anteriormente mostram o nível de qualidade da sua empresa e são ótimas formas de atrair mais pacientes e solidificar sua marca no mercado.

Agora que você já sabe os níveis de qualidade que cada título de acreditação exige, poderá procurar adequar seus serviços para solicitar uma avaliação. Caso você já tenha alcançado excelência em um dos níveis, você já pode pedir uma avaliação e criar estratégias para alcançar o nível máximo.

Você sabia que um Software de Gestão pode te ajudar a alcançar a excelência no atendimento de seus pacientes?

Um sistema de gestão organiza e automatiza todos os processos de sua clínica, integra todos os setores, armazena em nuvem os dados, cria relatórios sólidos, entre muitos outros benefícios. Com o uso de um software de gestão, sua clínica pode alcançar o nível máximo de acreditação (Acreditado com Excelência) e alavancar o seu negócio. Entre em contato com a gente e conheça as vantagens de usar o sistema Medplus.

Após alcançar o nível máximo, atente-se para manter essa qualidade e de solicitar uma nova avaliação a cada três anos. O MedPlus trabalha para você obter excelência naquilo em que é especialista: o cuidado com seus pacientes. Conte sempre com a gente! 

 

Analista de Conteúdo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.