Por Carla Helena Lange em 18/11/2021
Tempo de leitura: 6 minutos

Análise SWOT: saiba como aplicar essa ferramenta na gestão de sua clínica

Saiba como aplicar essa ferramenta na gestão de sua clínica pode te ajudar a tomar as decisões de maneira mais precisa e otimizar os resultados.
Análise SWOT na gestão de clínicas médicas | Sponte

Você percebe que o marketing de sua clínica médica não tem apresentado resultados tão bons e precisa de um panorama para melhorar as estratégias? Então, é hora de conhecer a análise SWOT.

A análise SWOT é uma técnica de planejamento estratégico que fornece alternativas de avaliação para identificar as strengths, weakness, opportunities e threats, ou seja, forças, fraquezas, oportunidades e ameaças.  

No marketing médico, a aplicação de SWOT pode te ajudar a entender qual a situação da clínica e a unir informações para melhorar as estratégias. 

Continue aprendendo sobre como aplicar essa ferramenta de marketing na gestão de sua clínica e alavancar os resultados: 

O que é a análise SWOT?

É uma ferramenta que permite realizar um panorama dos pontos fortes, fracos, oportunidades e ameaças nas estratégias de marketing de sua clínica médica. Ela pode ser utilizada para avaliar desde toda a gestão de marketing de uma clínica até uma pequena campanha realizada por ela.

A SWOT te ajuda a fazer um levantamento em duas esferas:

  • Pontos fortes e fracos do ambiente interno: fatores em que a clínica tem controle sobre os resultados. 

Exemplo: qualidade de seu atendimento, condições da infraestrutura, capacitação do quadro profissional, etc. 

  • Oportunidades e ameaças no ambiente externo: fatores em que a clínica não tem controle sobre as consequências. 

Exemplo: taxa de juros, crise econômica, mudança de legislação.

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O que significa cada princípio para sua clínica? 

A força da sua clínica vem da qualidade dos seus serviços como um todo, do atendimento empático e humanizado, da capacitação de seus profissionais, da qualidade dos materiais utilizados, entre outros aspectos.

  • Fraquezas: são os elementos que podem desfavorecer sua clínica perante seus concorrentes e, normalmente, geram a insatisfação de seus clientes e funcionários. 

As fraquezas de sua clínica podem ser, por exemplo, filas longas de espera ou profissionais ausentes e/ou mal capacitados.

  • Oportunidades: são os cenários favoráveis definidos por influências externas. 

As oportunidades de sua clínica podem ser o aumento da demanda de certos serviços, legislação que favoreça a instituição, localização com pouca concorrência etc.

  • Ameaças: as ameaças são todas as situações de influência externa que podem acarretar num ambiente desfavorável para os negócios da clínica. 

Exemplos de ameaças são a crise econômica, preços incompatíveis com o mercado, legislação que prejudica os negócios da instituição, entre outras.

Quais os objetivos da análise SWOT no marketing de clínicas médicas?

  • Fornecer informações para embasar as tomadas de decisões estratégicas no marketing digital.
  • Oferecer um diagnóstico do que precisa ser melhorado na clínica, pontos fortes, fracos, indicadores de crescimento etc.
  • Auxiliar na implementação de projetos para o crescimento da clínica ou consultório.
Análise SWOT na gestão de clínicas médicas | MedPlus

Por que sua clínica precisa da análise SWOT para melhorar o marketing digital?

Porque o ambiente digital é totalmente mutável. A forma como se fazia propaganda há uma década é totalmente diferente daquilo que prende a atenção do consumidor hoje.

É por isso que as estratégias de marketing digital precisam ser analisadas e reformuladas. 

Imagine o seguinte contexto:

Você tem um planejamento de marketing digital realizado por profissionais altamente qualificados. Essa é sua força.

Entretanto, essa estratégia foi produzida há 8 anos. Hoje, sua equipe de marketing mudou, são outros profissionais. Essas são suas fraquezas.

Além disso, a principal concorrente de sua clínica lançou um novo equipamento de diagnóstico super inovador e divulgou massivamente na internet. É sua ameaça. 

Nesse entremeio, surgiu a chance de divulgar um novo procedimento no qual você se especializou. É sua oportunidade.

É por isso que sua clínica ou consultório médico precisa da SWOT: para tomar decisões pautadas em informações concisas, que foram conquistadas com técnicas e metodologias precisas.

Leia mais: Marketing para médicos: quanto investir para realmente ter resultados?

O que torna o marketing digital indispensável para médicos?

Não é incomum encontrar médicos e médicas com uma certa resistência frente ao marketing. Mas, ao contrário do que se pensa, é possível fazer marketing digital de uma forma ética, aumentando a captação de pacientes com divulgação de conteúdo.

Pense com a gente: quão comum é receber em seu consultório pacientes que acreditam ter um determinado diagnóstico depois de ter procurado os sintomas na internet?

Essa é a prova de que seu paciente em potencial está online

Levar informações de qualidade para ele é o primeiro passo da relação de confiança entre médico e paciente. Depois dessa iniciativa, é preciso trabalhar para reforçar o relacionamento.

É por isso que o marketing digital é indispensável para médicos: é uma oportunidade de aparecer para seu paciente em potencial no momento exato em que ele precisa da sua ajuda e criar uma relação de confiança com ele.

Leia mais: O que o marketing médico do MedPlus pode fazer por você?

Como fazer a análise SWOT?

Com todas essas informações e compreendendo a importância de rever as estratégias de marketing digital de sua clínica, é hora de entender como fazer a análise SWOT.

Faça um modelo como este abaixo:

Análise SWOT na gestão de clínicas médicas | MedPlus

Esse tipo de análise tende a ser mais direta, mas ainda assim é preciso ter cuidado para preencher da forma correta e ter o resultado desejado. 

Então, no momento de completar, siga essas dicas:

  • Seja sincero e realista. Se precisar, consulte sua equipe para ter uma nova perspectiva sobre os fatos.
  • Tome cuidado para não fugir do presente. Embora o critério “Oportunidades” abra espaço para pensarmos a longo prazo, se não houver um foco no momento atual, o resultado não será como o esperado.
  • Seja bem específico. As informações devem ser mais diretas, uma vez que o exagero nos detalhes pode fazer com que você perca o foco.
  • Coloque sua equipe na mesma página que você. Todos precisam participar e saber do resultado dessa análise.
  • Classifique suas ideias. Isto é, determine prioridade nas ideias. Isso pode ser feito a partir de votações com a equipe.

Com esse diagrama realizado e seguindo esses critérios, é muito mais fácil saber quais pontos do marketing de sua clínica requerem mais atenção. 

Quando usar uma análise SWOT na clínica ou consultório médico? 

Veja alguns exemplos de situações em que a análise SWOT pode ser necessária para melhorar as estratégias:

  • Oportunidade de investimento. É importante analisar os pontos fortes e fracos cada vez que você desejar realizar uma aquisição. Ao decidir adquirir uma nova máquina de diagnóstico por imagem, por exemplo, é essencial colocar no papel todos os pontos para ter certeza de que o investimento terá um bom retorno. 
  • Novas parcerias. Sempre que surgir a oportunidade de estabelecer uma parceria, você pode colocar no diagrama as forças, fraquezas, oportunidades e ameaças da proposta para tomar uma decisão mais certeira. 
  • Aumento da clínica. Se ela está tendo bons resultados e você decidiu aumentar, mudar de local, ampliar os serviços e até mesmo contar com a ajuda de novos médicos, coloque no papel todos os pontos e avalie.
  • Nova especialização. Se você é ortopedista, por exemplo, e decidiu se especializar em cirurgia de coluna, realize a análise SWOT para ter certeza de que é a melhor opção dentro do mercado em que você está inserido.

Esses são apenas alguns exemplos de quando realizar a análise SWOT. A partir disso, você poderá avaliar as estratégias de marketing e redesenhá-las para divulgar o novo equipamento, parceria, aumento da clínica ou a nova especialização

Questões que podem inspirar sua análise SWOT 

Para simplificar ainda mais sua análise SWOT, preparamos algumas questões que podem dar um norte no momento de construir seu diagrama:

Forças

  • Quais procedimentos você tem que os pacientes mais procuram? 
  • Quais as vantagens de seu trabalho sob a concorrência?
  • Qual habilidade sua equipe tem como destaque? 
  • Como está a reputação da clínica?
  • Quão presente sua clínica é nas mídias sociais?

Fraquezas

  • Quais procedimentos podem ser melhorados?
  • Como é a disponibilidade de equipamentos?
  • Qual é a variedade de procedimentos ofertados?
  • Qual é a qualidade do atendimento?
  • Como é a demora no atendimento ao paciente?
  • Quão antigas são as estratégias de marketing?

Oportunidades

  • Quantos pacientes são fidelizados a sua clínica?
  • Quais eventos futuros podem oferecer oportunidades para captar mais pacientes?
  • Quantos médicos têm a mesma especialização que você?
  • Quais as especializações disponíveis que diferenciariam sua clínica da concorrência?

Ameaças 

  • Sua clínica está acompanhando as inovações tecnológicas?
  • Sua clínica oferece atendimento de qualidade e humanizado ao paciente?
  • O marketing médico está respeitando as recomendações éticas?
  • As inovações tecnológicas podem mudar a forma como você trabalha?
  • Seu concorrente investe muito mais em marketing digital e divulgação do trabalho do que você?

Quais as próximas etapas com a análise SWOT para a clínica médica?

Com essas informações em mãos, o próximo passo é planejar um caminho estratégico para seu negócio. Com um sistema para clínicas e consultórios médicos, você tem acesso à gestão de estratégias de marketing médico, que te ajuda a atrair, reter e fidelizar pacientes, com funcionalidades como:

Se você quer saber mais sobre um marketing que aproxima sua clínica do paciente e promove uma série de benefícios para seu negócio, leia o eBook gratuito que preparamos para você: 

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