Skip to main content
Atualização profissional: saiba qual o melhor momento para planejar

Atualização profissional: saiba qual o melhor momento para planejar

Antigamente para ser considerado um bom profissional e desempenhar bem suas funções, bastava que o médico e os demais profissionais da saúde fossem graduados. Entretanto, com as novas tecnologias e o fácil acesso à internet e à informação, a atualização profissional deixou de ser uma opção e passou a ser uma necessidade em todas as áreas do conhecimento, inclusive a área da saúde.

Nesse novo panorama, a busca por mais conhecimento é uma constante ao longo de toda a carreira do profissional e, para atender cada vez melhor seus pacientes, é necessário que a clínica médica se preocupe e planeje a atualização de seus profissionais. Acompanhe a leitura e saiba qual o melhor momento para planejar essa atualização.

A importância de se manter atualizado

Hoje em dia, devido ao fácil acesso à internet, qualquer paciente pode questionar o seu médico sobre alguma nova medicação disponível no mercado ou sobre uma terapia inovadora, por exemplo. Para lidar com essas situações e não perder credibilidade, o médico precisa estar bem informado e ter conhecimento das novidades na sua área de atuação. Por isso, a atualização profissional se torna ainda mais indispensável para esses profissionais.

Entretanto, estar antenado e conhecer as novidades da área não é, de forma alguma, apenas uma obrigação do médico: quando ele se atualiza, além de aprender para melhor atender seus pacientes, conhece e entra em contato com outros profissionais e fornecedores, o que é ótimo para ampliação de sua rede profissional e para promover possíveis parcerias.

Quando buscar uma atualização profissional?

Para o melhor atendimento do paciente, a clínica deve garantir que seus profissionais estejam altamente motivados e qualificados, além de serem atualizados com as diretrizes técnicas mais recentes. Garantir esses aspectos, na maioria das vezes, é um processo difícil e desafiador, e saber quando promover a atualização dos seus profissionais é imprescindível para alcançar bons resultados.

Faz parte de toda empresa a troca de funcionários, pessoas entram e saem de seus respectivos cargos e você precisa garantir a manutenção da qualidade do serviço prestado, bem como um bom ambiente de trabalho. Nesse contexto, sempre que houver alteração no quadro de funcionários, é importante que a clínica promova a capacitação de seus novos profissionais, ensinando e explicando sobre os processos e sistemas, a missão e valores da empresa e a postura esperada no ambiente de trabalho.

Outro momento importante para buscar a atualização de seus profissionais é quando for percebido uma falta de ânimo e motivação na equipe, pois muitas vezes essa desmotivação se dá pela falta de perspectiva de aprendizado e melhora do trabalho realizado.

Às vezes, o próprio profissional perceberá a necessidade de se atualizar, por isso busque realizar pesquisas com sua equipe a respeito de suas perspectivas e necessidades. Sabendo a opinião de seus profissionais, você pode firmar parcerias com instituições de ensino e empresas de tecnologia para promover a atualização de seu quadro de funcionários.

Como promover a atualização profissional na sua clínica

Há inúmeras maneiras de promover a capacitação da sua equipe. Entretanto, muitas delas esbarram em um ponto importante: o alto custo. Nem sempre as clínicas médicas dispõem de muita verba para investir na capacitação de seus profissionais, por isso, as empresas da área da saúde têm apostado em tecnologias e plataformas online – em cursos de Ensino à Distância (EAD), gamification, realidade virtual, sistemas de avaliação e certificação, entre outras opções – que são ótimas oportunidades de atualização profissional que se destacam pelos bons resultados e pelo baixo custo.

Caso sua clínica disponibilize de mais verba para investimento em atualização profissional, ela pode buscar a capacitação da sua equipe em questões comportamentais e de inteligência emocional. Muito tem se discutido que em qualquer unidade de prestação de serviços médicos, mesmo em clínicas de pequeno porte, podem ocorrer situações de estresse emocional – tanto para o paciente, quanto para o profissional. Dessa forma, ter uma equipe bem treinada e preparada para lidar com uma situação atípica é de grande importância.

 

Sabemos que diversos são os desafios de uma clínica na capacitação, qualificação, no suporte e no acompanhamento de seus profissionais. Esperamos que essas informações te ajudem nessa caminhada. Conte sempre com a MedPlus!

 

 

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *