Skip to main content

Centro de custos: o que é e porque usar em sua clínica?

O setor financeiro de uma empresa representa uma grande importância para seu o sucesso. Em clínicas, implementar procedimentos que auxiliem a administrar as finanças é essencial para que seja possível ter o controle dessa área. O centro de custos é um desses procedimentos e traz bons resultados para as empresas que o implementam.

O que é centro de custos?

O centro de custos separa o setor financeiro da empresa em departamentos ou projetos, de modo que permita identificar qual área ou projeto requer mais atenção do gestor. Nessa divisão é preciso que sejam relacionados os gastos e as receitas de cada projeto ou departamento, ou seja, todos os valores referentes às finanças devem ser listados de acordo com a sua unidade.

Essa prática permite que o responsável pelo setor financeiro da clínica possa verificar e analisar os rendimentos de cada departamento ou projeto. Por exemplo, com o centro de custos, o gestor percebe que a área de atendimento está com mais gastos do que receitas e, assim, pode fazer os devidos ajustes para reverter essa situação.

Isso representa mais controle e organização da gestão financeira da clínica, já que separa a análise de acordo com cada área. Além disso, possibilita que os departamentos tenham mais autonomia para fazer a sua administração de gastos e receitas.

Para implementar o centro de custos em sua clínica, é necessário separar os departamentos ou os projetos. Uma maneira de fazer isso é por meio da divisão que está relacionado com o administrativo, do atendimento e da parte referente aos exames e itens necessários. E em seguida, verificar seus respectivos gastos e receitas.

4 motivos para ter um centro de custos em sua clínica

O centro de custos é uma excelente prática para auxiliar o gestor a administrar as finanças de sua clínica. Esse procedimento também apresenta benefícios como a melhora da organização interna e a entrega de resultados. Confira a seguir quais são os 5 principais motivos para você ter um centro de custos em sua clínica.

Permite identificar gastos desnecessários

Uma das principais medidas para reduzir os gastos é por meio do corte de despesas desnecessárias. Nessa situação, o centro de custos da clínica auxilia a identificar quais são todos os gastos de uma determinada área e, com isso, saber onde é possível reduzir as despesas que não são importantes.

Ajuda na definição de metas financeiras

Estabelecer metas e objetivos é uma prática que ajuda a clínica a se desenvolver e a ter mais sucesso. O centro de custos possibilita que o gestor saiba o que precisa ser melhorado e quais metas financeiras são possíveis de serem atingidas em cada projeto ou departamento.

Aprimora a organização financeira da clínica

Uma clínica que conta com uma organização financeira eficiente está mais perto de alcançar o sucesso. Implementar a divisão financeira por departamentos em sua clínica, isto é, um centro de custos, possibilita que essa organização seja aprimorada por ser possível separar as finanças de acordo com a área da clínica. Essa prática garante uma organização financeira aprimorada.

Possibilita uma análise mais detalhada

Com o centro de custos, o gestor tem a ferramenta ideal para identificar cada ponto das áreas e projetos de sua clínica. Isso faz com que a sua gestão financeira seja mais detalhada e completa, impedindo que falhas por falta de atenção aconteçam. Por exemplo, o profissional pode avaliar o setor de exames e insumos médicos e saber exatamente quais são as despesas e as receitas.

Na sua clínica existe um centro de custos? Como isso é feito? Deixe a sua experiência nos comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *