Skip to main content
Clínica sustentável saiba como implementar

Clínica sustentável: saiba como implementar

Muitas clínicas já estão se tornando sustentáveis ao colocarem a preservação do meio ambiente como prioridade em sua gestão, adotando práticas simples e hábitos que fazem a diferença – e que ainda podem gerar uma considerável economia de recursos financeiros. Saiba quais são essas medidas acompanhando nosso artigo. Confira!

Economize papel

Grandes quantidades de papel são utilizadas no cotidiano de uma clínica: prontuários, fichas de cadastro de pacientes, notas fiscais, agendas dos médicos, entre outros. Os recursos digitais podem substituir o papel e ainda melhorar as funções administrativas ao trazer mais agilidade e facilidade nos processos, além de ajudar a preservar o meio ambiente.

O software de gestão MedPlus ajuda a sua clínica com diversas questões ao realizar tudo digitalmente, economizando papel e reduzindo gastos que seriam feitos na compra de materiais.

Poupe energia

Desligar os aparelhos que não estão sendo utilizados no momento e apagar as luzes dos ambientes nos quais não tem ninguém são atos simples, mas muito importantes, que precisam ser incluídos nos hábitos da clínica.

Outro jeito de poupar energia é investir em aparelhos e equipamentos como ar-condicionado, computadores, televisões, impressoras que economizem mais energia e assim, mesmo ligados, não irão realizar um alto consumo.

Optar por lâmpadas mais econômicas, como as de LED, também é uma prática eficiente, já que elas garantem uma considerável economia e rendem mais. Ainda que sejam mais caras, tornam-se um investimento para a clínica e que irá poupar gastos no futuro.

Descarte o lixo de forma correta

No lixo de uma clínica é comum que existam materiais os quais necessitam de um destino diferenciado, já que podem apresentar risco à saúde das pessoas e ao meio ambiente. Assim, o gestor deve preparar o descarte correto de seus materiais e estar de acordo com as regras que envolvem a área da saúde na qual a clínica atua. Já a reciclagem dos resíduos comuns já existe em muitos lugares e é importante que a clínica separe ao menos o lixo orgânico do lixo reciclável, material vá para o local correto de descarte.

Uma boa prática para ser implementada na clínica é a de evitar copos plásticos, já que se acumulam de forma massiva e são de difícil decomposição. Opte por copos de vidro ou reutilizáveis, mas tenha atenção para que a equipe os mantenha sempre higienizados.

Economize água

A água de nosso planeta é um recurso finito e diversas cidades fazem campanhas de conscientização para que não se desperdice. Uma boa ideia é a de verificar se as torneiras e descargas estão gastando mais do que o necessário. Se for o caso, a clínica deve trocar o equipamento para versões mais econômicas, como botões de disparo que controlem o fluxo de água. Também é válido verificar periodicamente se existem vazamentos nos canos.

Invista em palestras e treinamentos sobre sustentabilidade

A equipe de uma clínica precisa estar alinhada nos processos a fim de que seja mantido um padrão em todos os setores e atividades exercidas. E quando falamos de sustentabilidade não é diferente: para colocar em prática no dia a dia as ações sustentáveis, é preciso que todos os funcionários estejam engajados e cientes dos motivos para dar atenção a esta causa, tanto para o bem da clínica quanto da sociedade em geral.

Dessa forma, manter todos alinhados por meio de palestras ou treinamentos sobre o tema com profissionais da área é ideal para promover a troca de informações e dicas de aprimoramento sobre como adotar hábitos sustentáveis.

Sustentabilidade é uma questão que deve estar presente na missão e no valor da empresa. A sua clínica adota medidas sustentáveis? Como você faz a sua parte para ser sustentável? Conte para nós nos comentários!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *