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Como analisar as estratégias de marketing de 2018 para aplicar em sua clínica no próximo ano

Uma clínica normalmente trabalha com algumas estratégias de marketing com o intuito de atrair novos pacientes e de divulgar o seu negócio. No final do ano, é essencial analisar os resultados de cada estratégia para saber o que será aplicado em sua clínica no próximo período.

A importância de analisar as estratégias de marketing

Aplicar estratégias de marketing em um negócio requer um planejamento elaborado a fim de definir o que e como será feito, assim como por quanto tempo e com qual investimento. Essas definições são essenciais para que, após aplicadas, seja possível traçar um panorama do que está dando certo e o que não está.

É fundamental que o gestor da clínica saiba analisar as estratégias de marketing para que possa saber em qual dessas ações seu investimento de tempo e dinheiro está trazendo mais resultados para a clínica, como captação de novos pacientes, maior visibilidade da clínica, entre outras.

Analisar as estratégias de marketing permite saber quais objetivos foram alcançados com cada métrica e com cada ação aplicada. Além disso, faz com que seja possível saber se é necessário fazer novos investimentos em alguma das estratégias para aprimorá-la.

Como analisar as estratégias de marketing de 2018

Se você vai aplicar as estratégias de marketing de 2018 no próximo ano, é essencial saber como analisar o que foi praticado ainda nesse ano. Sabendo o que deu certo e o que precisa ser aprimorado garante que a clínica alcance novos, e principalmente melhores, resultados no futuro.

Confira a seguir como analisar as estratégias de marketing de 2018.

– Mensure as métricas utilizadas

Uma clínica pode utilizar diferentes métricas em suas estratégias de marketing digital com o intuito de diversificar o que será analisado. Entre as métricas mais utilizadas por clínicas estão o Tempo de Vida do Cliente (Customer Lifetime Value), o Churn Rate, o Custo para Aquisição de Clientes (CAC), entre outras. Elas podem ser aplicadas em conteúdos de redes sociais, blog e muito mais.

Cada uma dessas métricas apresenta diversos dados e que devem ser mensurados para que o gestor da clínica entenda se está obtendo um resultado positivo ou negativo, principalmente se está relacionado ao lucro obtido pela clínica. Para isso, é necessário entender as diferenças entre as métricas e o que cada uma representa.

– Calcule o ROI de sua estratégia

O ROI – Retorno Sobre Investimento – é uma das principais métricas utilizadas em estratégias de marketing por ser capaz de mensurar informações de rentabilidade. Com um cálculo simples, o gestor pode saber qual é o retorno do investimento realizado. Para fazer o cálculo, é simples:

ROI = ganho obtido – custo do investimento inicial / custo do investimento inicial

– Solicite um feedback dos pacientes

As estratégias de marketing digital de uma clínica têm, em sua maioria, o objetivo de atrair mais pacientes para seus serviços na área da saúde. Dessa forma, solicitar um feedback dos pacientes pode ser uma maneira de analisar o resultado de uma determinada ação.

Pergunte para os pacientes suas respectivas opiniões sobre os conteúdos publicados nas redes sociais ou como eles chegaram até a sua clínica (através das publicações ou encontraram algum conteúdo patrocinado, por exemplo). As respostas vão indicar por qual estratégia a sua clínica está captando mais pacientes.

Como a sua clínica analisa as estratégias de marketing que são aplicadas? Conte para nós nos comentários!

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