Como analisar as estratégias de marketing de 2018 para aplicar em sua clínica no próximo ano

Como analisar as estratégias de marketing de 2018 para aplicar em sua clínica no próximo ano

Uma clínica normalmente trabalha com algumas estratégias de marketing com o intuito de atrair novos pacientes e de divulgar o seu negócio. No final do ano, é essencial analisar os resultados de cada estratégia para saber o que será aplicado em sua clínica no próximo período.

A importância de analisar as estratégias de marketing

Aplicar estratégias de marketing em um negócio requer um planejamento elaborado a fim de definir o que e como será feito, assim como por quanto tempo e com qual investimento. Essas definições são essenciais para que, após aplicadas, seja possível traçar um panorama do que está dando certo e o que não está.

É fundamental que o gestor da clínica saiba analisar as estratégias de marketing para que possa saber em qual dessas ações seu investimento de tempo e dinheiro está trazendo mais resultados para a clínica, como captação de novos pacientes, maior visibilidade da clínica, entre outras.

Analisar as estratégias de marketing permite saber quais objetivos foram alcançados com cada métrica e com cada ação aplicada. Além disso, faz com que seja possível saber se é necessário fazer novos investimentos em alguma das estratégias para aprimorá-la.

Como analisar as estratégias de marketing de 2018

Se você vai aplicar as estratégias de marketing de 2018 no próximo ano, é essencial saber como analisar o que foi praticado ainda nesse ano. Sabendo o que deu certo e o que precisa ser aprimorado garante que a clínica alcance novos, e principalmente melhores, resultados no futuro.

Confira a seguir como analisar as estratégias de marketing de 2018.

– Mensure as métricas utilizadas

Uma clínica pode utilizar diferentes métricas em suas estratégias de marketing digital com o intuito de diversificar o que será analisado. Entre as métricas mais utilizadas por clínicas estão o Tempo de Vida do Cliente (Customer Lifetime Value), o Churn Rate, o Custo para Aquisição de Clientes (CAC), entre outras. Elas podem ser aplicadas em conteúdos de redes sociais, blog e muito mais.

Cada uma dessas métricas apresenta diversos dados e que devem ser mensurados para que o gestor da clínica entenda se está obtendo um resultado positivo ou negativo, principalmente se está relacionado ao lucro obtido pela clínica. Para isso, é necessário entender as diferenças entre as métricas e o que cada uma representa.

– Calcule o ROI de sua estratégia

O ROI – Retorno Sobre Investimento – é uma das principais métricas utilizadas em estratégias de marketing por ser capaz de mensurar informações de rentabilidade. Com um cálculo simples, o gestor pode saber qual é o retorno do investimento realizado. Para fazer o cálculo, é simples:

ROI = ganho obtido – custo do investimento inicial / custo do investimento inicial

– Solicite um feedback dos pacientes

As estratégias de marketing digital de uma clínica têm, em sua maioria, o objetivo de atrair mais pacientes para seus serviços na área da saúde. Dessa forma, solicitar um feedback dos pacientes pode ser uma maneira de analisar o resultado de uma determinada ação.

Pergunte para os pacientes suas respectivas opiniões sobre os conteúdos publicados nas redes sociais ou como eles chegaram até a sua clínica (através das publicações ou encontraram algum conteúdo patrocinado, por exemplo). As respostas vão indicar por qual estratégia a sua clínica está captando mais pacientes.

Como a sua clínica analisa as estratégias de marketing que são aplicadas? Conte para nós nos comentários!

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