Como aplicar o atendimento humanizado em sua clínica

Como aplicar o atendimento humanizado em sua clínica

Diversas clínicas buscam como ter mais sucesso e rentabilidade e optam por investir em sua divulgação. Porém, esquecem que ao realizar um bom atendimento, o efeito de sucesso é praticamente imediato. O gestor da clínica percebe que com a implementação do atendimento humanizado em sua clínica, os resultados da eficiência desse processo se tornam visíveis com mais facilidade.

O atendimento humanizado envolve todo o processo de atender bem o paciente, além de saber entender seus sintomas e problemas, sendo capaz de proporcionar um bom acolhimento durante todo o atendimento e tratamento. É preciso que o paciente seja visto como uma pessoa que possui sentimentos e emoções, isto é, como uma pessoa humana que merece e deve ser tratada como tal.

Confira a seguir como aplicar esse conceito em sua clínica.

Torne sua clínica mais acolhedora

Uma maneira de aplicar o atendimento humanizado é apostar em uma decoração acolhedora para a equipe interna e para os pacientes. Invista em cores alegres em detrimento das menos frias e formais, tão comuns em hospitais e em algumas clínicas.

Quando o paciente se sente confortável no ambiente no qual ele está, ele irá se sentir melhor durante o atendimento e o tratamento.

Treine a sua equipe

É importante que toda a equipe da clínica esteja treinada para realizar um atendimento humanizado para os pacientes para que ele se sinta bem recebido e acolhido em todos os processos, desde o momento em que chega na clínica até o fim do tratamento. Faz parte do treinamento indicar para a equipe clínica que eles devem reconhecer o paciente como pessoa, indo além de seus sintomas.

Além disso, quando o gestor aplica a humanização nos processos internos, a equipe clínica se sente melhor em seu ambiente de trabalho e todos conseguem realizar suas funções com mais empenho e eficiência.

Tenha uma boa comunicação

É preciso que exista uma boa comunicação tanto no relacionamento do gestor com sua equipe clínica quanto no que se refere à comunicação com o paciente. No momento em que todos são capazes de se comunicar com clareza e objetividade, os processos ficam mais ágeis e o atendimento é feito de uma melhor forma.

Para isso, o gestor deve estar sempre próximo de seus funcionários ao fornecer feedbacks e solicitar opiniões, por exemplo.

Seja próximo dos pacientes

A proximidade do médico e de seus pacientes é capaz de render um melhor tratamento da doença. Para isso, o médico deve investir em práticas que o façam se aproximar de seu paciente, como conhecer seu histórico de saúde, saber quais são suas preocupações e inseguranças em relação ao tratamento, ser capaz de enxergar uma pessoa e não apenas um indivíduo com um problema a ser tratado.

O médico deve ser gentil e ter empatia por seu paciente durante todo o atendimento para que desenvolva uma relação de proximidade entre ambos. O paciente irá se sentir mais confiante e seguro com o tratamento escolhido e os resultados serão melhores.

Utilize a tecnologia

A utilização da tecnologia em sua clínica pode auxiliar no processo de humanização do atendimento. Com o prontuário eletrônico, o médico consegue acessar os mais variados dados e informações de seus pacientes durante a realização da consulta. Desse modo, é possível realizar um atendimento mais especializado para o paciente em questão e ele se sentirá melhor acolhido e entendido.

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Afinal, quais são os benefícios do atendimento humanizado?

É possível identificar diversos benefícios ao implementar o atendimento humanizado em uma clínica, como uma maior tendência à fidelização dos clientes, melhora no ambiente de trabalho para a equipe clínica, mais ética para com os pacientes e mais agilidade e eficiência nos processos internos.

Com o atendimento humanizado, os pacientes reconhecem que recebem um tratamento diferenciado pela equipe da clínica, aumentando a eficiência do processo de cura e/ou tratamento. O paciente fica satisfeito com o serviço recebido e se fideliza à clínica, além de recomendar para seus conhecidos.

A humanização do atendimento é um conceito que está sendo colocado cada vez mais em prática nos estabelecimentos de saúde. Você já aplicou o atendimento humanizado em sua clínica? Deixe sua experiência nos comentários.

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