Como criar estratégias efetivas para ter uma clínica competitiva no mercado

Como criar estratégias efetivas para ter uma clínica competitiva no mercado

A crescente oferta de empresas prestadoras de serviços de saúde tem preocupado muitas clínicas médicas em relação a reter seus pacientes, atrair novos e se manter no mercado. Para ter uma empresa competitiva, sobreviver e ainda crescer neste ramo é estritamente necessário se organizar e ter estratégias efetivas em todos os setores de sua clínica. Pensando nisso, o MedPlus trouxe para você algumas dicas de como criar táticas eficientes para ter uma clínica competitiva no mercado. Acompanhe a leitura e confira!

Tenha vantagem competitiva

A vantagem competitiva está relacionada ao modo como a clínica se posiciona no mercado e aos serviços e preços que ela oferece. Há duas grandes formas de ter uma vantagem competitiva: a primeira é em relação aos custos e a segunda em relação aos diferencias.

Para que sua clínica tenha como vantagem competitiva os custos, é preciso que ela ofereça seus serviços em larga escala, para que seus gastos sejam diluídos e o preço unitário reduzido – por exemplo, sua clínica pode atender uma demanda maior de pacientes por dia e, com isso, diminuir os preços da consulta.

Se a clínica não oferece seus serviços em larga escala e seu maior ponto positivo é a prestação de serviços diferenciados, é neles que os investimentos devem ser feitos. Você pode se diferenciar da concorrência de diversas formas: estando bem localizado, tendo um atendimento exclusivo e humanitário, atendendo várias especialidades, entre outros. A ideia aqui é mostrar para o público o quão valioso e exclusivo é o serviço oferecido, para que o paciente reconheça que vale a pena pagar a mais por essa exclusividade.

Vale ressaltar que as melhores vantagens competitivas são aquelas difíceis de serem copiadas pela concorrência e que não ficam obsoletas no mercado.

Analise a concorrência

Para criar uma vantagem competitiva é primordial que se faça uma análise profunda da sua clínica e da concorrência. Assim, a clínica conhece os seus pontos fortes e fracos e os da concorrência, podendo definir em quais aspectos ela se diferencia das demais empresas do ramo.

Dessa forma, você saberá como se posicionar no mercado e poderá criar estratégias de marketing que elevem seu potencial e atraia mais pacientes.

Defina seu público e planeje as campanhas de marketing de forma direcionada

Outra importante questão para ter uma clínica competitiva no mercado é saber qual é o público que você atende e qual o perfil do paciente que você quer atrair. Isso permite que você saiba como e quais estratégias de marketing você deve tomar para alcançar esse público, além de proporcionar uma maior confiança aos pacientes que você já atende.

Por exemplo, se sua clínica atende pessoas jovens, mas você quer atender uma nova especialidade com foco em pessoas idosas, você precisa analisar esse novo público, saber por quais canais ele procura este tipo de serviço – como jornal, internet, panfleto ou indicação de amigos -, saber qual tipo de atendimento ele prefere, etc. Dessa forma, você saberá se precisa investir em marketing online ou offline, se a entrega de panfletos é uma boa opção, se é mais viável fazer campanhas nas redes sociais, entre outras estratégias.

Invista no ambiente e nos seus funcionários

Um ambiente de recepção acolhedor e que passe calma, bem como um bom atendimento, são meios efetivos de fidelizar seus pacientes e acertar na propaganda “boca-a-boca”. Quando um paciente gosta do atendimento e do ambiente, costuma indicar a clínica para amigos e familiares.

Ter boa fama é uma ótima forma da sua clínica se manter competitiva no mercado.

Tenha organização em todos os setores da clínica

A organização do financeiro, do marketing, da agenda e dos processos de atendimento e de todos os outros setores, permite que a sua clínica faça uma autoanálise mais precisa, o que facilita todos os processos citados acima.

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Você já sabe quais são as suas vantagens competitivas? Conhece outras estratégias que deram certo na sua clínica? Escreva para gente e conte sua experiência! O MedPlus trabalha para que você se concentre naquilo em que é especialista: o cuidado com o paciente. Conte sempre com a gente!

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