Skip to main content

Como e porquê implementar o RH em sua clínica

Diversos gestores investem dinheiro e forças no setor de atendimento de sua clínica com o objetivo de executá-lo da melhor maneira para seus pacientes. No entanto, há uma área por trás do atendimento que também precisa de atenção: o setor de RH.

O setor de Recursos Humanos de uma empresa é a área responsável por realizar uma gestão eficiente de todos os profissionais envolvidos em cada tarefa. No caso de uma clínica médica não é diferente, visto que é necessário ter uma pessoa capacitada para executar determinadas demandas, como contratação de profissionais e relacionamento com fornecedores.

A importância do RH em sua clínica

Em uma empresa é essencial investir no desenvolvimento de uma área destinada à auxiliar o gestor em sua administração, e nas clínicas não é diferente.  Com a implementação de um setor de Recursos Humanos em uma clínica é possível destinar um determinado profissional, ou um grupo, para estar dedicado ao controle e orientação dos demais funcionários.

A importância dessa prática também está relacionada com a possibilidade de proporcionar um melhor ambiente de trabalho para os colaboradores da clínica, já que a mesma terá um profissional preparado para realizar uma gestão de pessoas eficiente, atuando na capacitação e treinamento das diferentes equipes.

Dessa forma, o setor de Recursos Humanos tem uma importante ligação com o modo como os pacientes são atendidos. Ao ajudar no melhor preparo dos profissionais que atendem aqueles que utilizam os serviços médicos disponibilizados , os pacientes terão a oportunidade de contar com um atendimento ainda melhor.

Investir na inserção da área de RH em sua clínica traz diversos benefícios para os demais setores, como a possibilidade de ter um aprimoramento no relacionamento entre as diferentes áreas através da comunicação interna. Além disso, o profissional de Recursos Humanos atuará como um apoio para o gestor da clínica quando for necessário tomar uma decisão.

Como implementar o RH em sua clínica

Existem diversas maneiras de implementar o setor de Recursos Humanos em sua clínica, variando de acordo com os objetivos a serem alcançados pela gestão e com o investimento que pode ser feito. Assim, há diferentes possibilidades, como contratação de um único profissional, a admissão de uma equipe ou através da terceirização desse setor com a contratação uma empresa que ofereça consultoria.

É importante que o gestor da clínica faça um planejamento de acordo com as necessidades, possibilidades de investimento e expectativas no momento em que for buscar formas de implementar um RH. Esse planejamento funcionará como uma estruturação da área de Recursos Humanos a ser implementada e será uma forma de o gestor saber qual é o melhor formato para a sua clínica.

O gestor deve observar como está a situação organizacional de sua clínica, isto é, verificar como se sentem as equipes médicas, sabendo o que falta para cada um dos colaboradores em relação ao seu trabalho e produtividade. As demandas de cada setor também devem ser contempladas nessa observação para que o gestor possa saber como o RH irá atuar em cada área da clínica.

Após a implementação de um profissional de Recursos Humanos, a sua presença no dia a dia da clínica será essencial para que ele possa atuar de diferentes maneiras ao realizar o acompanhamento de cada área com o intuito de analisar o andamento e a produtividade dos colaboradores.

Assim, os processos internos  estarão a caminho de uma eficiente melhoria, refletindo no atendimento dos pacientes, os quais ficarão satisfeitos com os seus serviços.

Em sua clínica existem um setor de RH? Como foi feita essa implementação? Conte a sua experiência para nós nos comentários.

Conte sempre com o MedPlus, seu Software de Gestão Médica!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *