Por Carla Helena Lange em 24/03/2022
Tempo de leitura: 8 minutos

Por que ter um bom RH em sua clínica médica e como implementá-lo

Veja como o RH em clínicas médicas melhora o ambiente organizacional, aumenta a produtividade, diminui a rotatividade da equipe e muito mais.
como-e-porque-implementar-o-rh-em-sua-clinica

Quem pensa que o RH em clínicas médicas, e em quaisquer outros segmentos, apenas contrata, treina e demite funcionários, está muito atrasado no mercado econômico. 

Hoje em dia, o setor de Recursos Humanos vai muito além disso e é essencial para conseguir competitividade de mercado e bons resultados em qualquer empresa, inclusive na gestão de clínicas médicas.

Atualmente, muitos médicos gestores costumam investir muito dinheiro e forças no setor de atendimento de sua clínica ou consultório médico, procurando executar o serviço da melhor maneira para seus pacientes.

Porém, muitos não sabem que uma maneira de se melhorar o atendimento é com a implementação de um setor de RH.

O setor de Recursos Humanos de uma empresa é a área responsável por realizar uma gestão eficiente de todos os profissionais envolvidos em cada tarefa

Pensando em te ajudar a entender as razões pelas quais sua clínica médica precisa de um RH, separamos ao longo deste texto qual seu papel em clínicas médicas, sua importância e qual o momento certo para contratar um. 

Aproveite a leitura!

O que é o RH?
Qual é o papel do RH dentro de clínicas médicas?
A importância do RH em clínicas médicas
Qual é o momento certo de contratar um RH para sua clínica médica?
Crescimento de rotatividade
Profissionais engessados
Baixa produtividade 
Clima organizacional ruim 
Como contratar o RH para sua clínica médica?
E a terceirização do setor de Recursos Humanos? Como funciona?

O que é o RH?

O que é o RH?

O setor de Recursos Humanos, mais conhecido como RH, realiza funções de recrutamento, seleção, treinamento, remuneração e outros benefícios aos colaboradores de uma empresa.

Quando surgiu, durante o período da Primeira Revolução Industrial, o RH tinha como papel garantir que todas as decisões dos patrões fossem cumpridas. 

Porém, quando as leis trabalhistas foram legitimadas e a sociedade passou a ver as relações de trabalho de maneira diferente, o RH começou a cuidar das boas relações profissionais

O colaborador passou a ser uma parte importante da empresa e não mais um subordinado que apenas deveria acatar todas as regras.

Já a Gestão de Recursos Humanos é o conjunto de técnicas, estratégias e habilidades utilizadas para atender aos colaboradores ao mesmo tempo em que ajuda a empresa a atingir seus objetivos, procurando um equilíbrio entre os dois.

Sendo assim, o RH é uma área de mediação entre as empresas e seus funcionários, administrando os colaboradores, enquanto a Gestão de Recursos Humanos é a função estratégica dentro do RH.

Qual o papel do RH dentro de clínicas médicas?

Qual o papel do RH dentro de clínicas médicas?

Em uma empresa de qualquer segmento, é essencial investir no desenvolvimento de uma área destinada a auxiliar o gestor em sua administração. Isso não seria diferente nas clínicas médicas.

Com a implementação de um setor de Recursos Humanos em clínica médica, é possível destinar um determinado profissional, ou um grupo, para estar dedicado ao controle e orientação dos demais funcionários.

A importância dessa prática também está relacionada com a possibilidade de proporcionar um melhor ambiente de trabalho para os colaboradores da clínica, já que ela terá um profissional preparado para realizar uma gestão eficiente de pessoas, atuando na capacitação e treinamento das diferentes equipes.

Leia mais: Entenda a importância do trabalho em equipe para que a gestão médica tenha melhores resultados

Dessa forma, o setor de RH tem uma importante ligação com o modo como os pacientes são atendidos

Leia mais: Como aplicar o atendimento humanizado em sua clínica?

Sendo assim, os pacientes terão a oportunidade de contar com um atendimento ainda melhor.

Além disso, investir na inserção da área de RH em sua clínica dá diversos benefícios para os demais setores, como a possibilidade de ter um aprimoramento no relacionamento entre as diferentes áreas por meio da comunicação interna

Por fim, o profissional de Recursos Humanos também tem um papel de apoio e de auxílio em relação ao médico gestor na tomada de decisões da clínica dentro do setor administrativo. 

A importância do RH em clínicas médicas

Como você já sabe, ter um RH dentro de sua clínica médica vai levar muitos benefícios para a sua gestão. 

Temos certeza de que você, médico gestor, deve ter como um dos principais valores colocar seus pacientes em primeiro lugar. 

Leia mais: 4 maneiras de colocar o paciente no centro de seu tratamento

Contudo, isso também deve ser estendido para seus colaboradores, pois eles são responsáveis também pelo sucesso da clínica.

É somente por meio de um bom trabalho de gestão que o colaborador vai apresentar o melhor desempenho, o que, consequentemente, vai melhorar os resultados na gestão de sua clínica médica

Portanto, investir em RH é investir na melhoria de seu negócio. É por meio dele que você vai:

Contratar as pessoas certas para os cargos certos 

Escolher o candidato ideal para uma vaga não é uma tarefa fácil, mas com o trabalho do RH, é mais garantido que o profissional que tem as habilidades técnicas necessárias, e que mais se identifica com o perfil de sua clínica médica, seja contratado.

Dessa forma, você evita ter que dispensar mais colaboradores por não se adaptarem ao cargo ou ter que refazer todo o processo de contratação.  

Além disso, você reduz o turnover (taxa de rotatividade de funcionários) de sua clínica médica e aumenta as chances de obter excelentes resultados já nos primeiros meses de contratação.

Como seus colaboradores precisam trabalhar diretamente com atendimento, sejam secretários(a), enfermeiros(a) ou até mesmo outros médicos(a), é de extrema necessidade que todos tenham paciência e executem um atendimento humanizado, principalmente em estados de fragilização de pacientes.

Leia mais: Secretárias e secretários: profissionais fundamentais para a clínica médica

Caso contrário, você pode perder pacientes e acabar prejudicando ainda mais sua clínica médica. O RH para clínicas médicas faz toda diferença nessas situações.

Contar com uma gestão de pessoas que dá resultados 

O RH não é apenas uma área responsável por recrutar, demitir e pelos pagamentos e benefícios de seus funcionários, mas também é um elo entre os colaboradores e você, médico gestor.

Dessa forma, cabe ao RH indicar os treinamentos necessários para cada equipe e colaborador para executar suas atividades e melhorar o desempenho.

Além disso, o trabalho desse setor vai ajudar você a conhecer os anseios de seus funcionários em relação ao crescimento profissional de cada um deles, para ajudá-los a atingirem seus objetivos.

Leia mais: 10 coisas que o MedPlus vai fazer pela sua secretaria médica

Melhorar os processos internos de sua clínica médica

Melhorar os processos internos de sua clínica médica

Também cabe ao RH implementar melhorias de clima, motivacionais, comunicação interna e externa, entre muitas outras atividades que tornam os processos internos mais fáceis e menos exaustivos. 

Ao olharem de uma maneira diferente para o trabalho, os colaboradores aumentam sua produtividade e ampliam todos os resultados da clínica. Tudo isso graças às diferentes estratégias de gestão de Recursos Humanos

Leia mais: Análise SWOT: saiba como aplicar essa ferramenta na gestão de sua clínica

Qual é o momento certo de contratar um RH para sua clínica médica?

Não há uma resposta única quando o assunto é implementar o RH em clínicas. Isso depende muito da taxa de crescimento, do planejamento estratégico e da carga de trabalho do gestor.

Separamos aqui alguns dos principais indicadores que podem ser avaliados na hora de decidir implementar o RH na clínica: 

Crescimento de rotatividade

Se você percebe uma insatisfação e rotatividade entre seus colaboradores, pode ser a hora de contratar um profissional para implementar o RH. 

Esses dois fatores podem diminuir a credibilidade da sua clínica médica. Além disso, a rotatividade é um problema porque você perde todos os investimentos que fez no colaborador — como cursos, especializações etc. — e precisa gastar mais tempo para encontrar outra pessoa qualificada para assumir o lugar. 

Por meio das ações do RH, vai ser mais fácil reter colaboradores.

Profissionais engessados

A falta de um processo eficiente de treinamento para os colaboradores da sua clínica também é um indicativo da necessidade de um RH. 

Se você percebe um certo desânimo, pouca iniciativa na realização de cursos e especializações, pode ser que você precise contratar um especialista para montar um plano de carreira e motivar os colaboradores.

Baixa produtividade 

O aumento de faltas, atrasos e descumprimento de prazos também são sinais de que o rendimento dos colaboradores está baixo e eles precisam de incentivos. 

É importante sempre considerar a razão desses fatores: pode ser a falta de apoio, diálogo, inexistência de planos de carreira, falta de processos bem estruturados ou mesmo baixo interesse do colaborador.

Com um profissional de RH, você consegue encontrar essas deficiências que diminuem a produtividade da equipe e resolver o problema.

Clima organizacional ruim 

Como está o ambiente interno da sua clínica? Seus colaboradores gostam do ambiente e conseguem trabalhar de forma leve? Se a resposta for não, você precisa implementar o RH na clínica médica para melhorar a situação.

Um bom clima organizacional reflete diretamente na diminuição de rotatividade, melhora a produtividade e aumenta a satisfação dos funcionários e, também, dos pacientes.


Se você se identificou com uma ou mais dessas situações, provavelmente é hora de inovar e implementar um RH. Mas, afinal, como fazer isso?

Veja:

Como contratar o RH para sua clínica médica?

Como contratar o RH para sua clínica médica?

Se você percebeu que é hora de transferir o trabalho de RH para alguém novo, você pode contratar novos funcionários ou uma empresa terceirizada

No caso de escolher um profissional interno, você vai precisar fazer o processo seletivo e levar em conta alguns fatores sobre os candidatos: 

  • Experiência em RH e o nível de responsabilidade nesses anos de experiência: (ou seja, o candidato era generalista, gerente ou especialista?). Com isso, você deverá selecionar o que melhor se encaixa nas suas necessidades e conforme o salário que você prefere pagar.
  • Experiência de trabalho com clínicas médicas: mais do que nunca, devido à pandemia global que enfrentamos, todos os colaboradores devem estar preparados para desenvolver um trabalho humanizado. É importante, então, que o profissional tenha essa familiaridade com a área da saúde.
  • Conhecimento — mesmo que básico — das leis trabalhistas e outras questões de conformidade: uma vez que ele precisará lidar com situações que envolvem esse conhecimento no dia a dia, é necessário ter um bom conhecimento de leis trabalhistas.
  • Capacidade de inovar, realizar pesquisas, acessar recursos, priorizar e gerenciar diferentes projetos: todas essas características têm o intuito de melhorar o ambiente organizacional da clínica médica.
  • Facilidade de comunicação: o profissional de RH precisa manter contato frequente com colaboradores e com o médico diretor da clínica. Por isso, é importante que ele seja comunicativo e eficiente.

Depois de avaliar cuidadosamente cada um desses detalhes, você precisa ser claro com seus colaboradores e explicar a eles o motivo pelo qual está adicionando esse novo departamento a sua clínica médica. 

Além disso, todos precisam estar alinhados com o objetivo da mudança — melhorar o clima organizacional, aumentar a organização, determinar um plano de carreira etc.

A partir dessa implementação, o setor de Recursos Humanos poderá começar a trabalhar com: 

  • Recrutamento, contratação e integração de novos colaboradores
  • Treinamento, desenvolvimento e desempenho de funcionários
  • Pacote de remuneração e benefícios
  • Organização da relação com colaboradores, advogados e contabilidade
  • Conformidade trabalhista e sindical
  • Manutenção de registros da clínica médica
  • Promoção de cultura na clínica garantindo políticas e estratégias eficientes
  • Sugestões para melhoria na eficácia do trabalho na clínica médica
E a terceirização do setor de Recursos Humanos? Como funciona?

E a terceirização do setor de Recursos Humanos? Como funciona?

Clínicas menores, com menos funcionários, podem optar pelo RH terceirizado em vez de iniciar um departamento do zero. 

Esse processo vai incluir a contratação de um representante externo que cuida das tarefas administrativas e delega tarefas à sua própria equipe. 

Mesmo que isso possa vir a custar mais barato, pode ser que sua clínica não consiga ter o acompanhamento que seria necessário, uma vez que o RH interno tem um conhecimento maior sobre os processos do local. 

Além disso, um departamento de recursos humanos representa os interesses da organização e seus colaboradores. Por isso, pode ser que o profissional terceirizado não consiga captar todo esse trabalho justamente por ser mais distante da clínica.

Mas o mais importante é escolher com base na realidade e no tamanho da sua clínica médica. Se você tem menos de cinco profissionais atuando — incluindo você, por exemplo, pode ser mais vantajoso terceirizar.

Já que estamos falando sobre colaboradores da clínica médica e Recursos Humanos, imaginamos que você tenha uma certa preocupação com a eficiência do trabalho e o bem-estar da sua equipe. 

Pensando nisso, preparamos para você um eBook que vai te ajudar muito em deixar o ambiente melhor e mais produtivo. Confira:

eBook O guia da secretaria médica: tudo o que você precisa saber para ter mais eficiência em sua gestão
Analista de Conteúdo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.