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Como fazer Inbound Marketing (Marketing de Atração) na área da saúde.

Como fazer Inbound Marketing (Marketing de Atração) na área da saúde

O Inbound Marketing (ou Marketing de Atração) é uma metodologia do marketing digital orientada a enriquecer o relacionamento da empresa com seus leads (possíveis clientes) e clientes já ativos.

A premissa desse trabalho baseia-se em atrair e fidelizar o público-alvo por meio de estratégias relacionadas a um conteúdo bem executado, atrativo, confiável e segmentado para o nicho em questão, utilizando como suporte ações de SEO (Search Engine Optimization), e-mail marketing e links patrocinados.

Por que o Inbound Marketing é eficiente para o segmento de saúde?

Nos últimos anos foi possível observar uma expansão importante nos cursos e no preenchimento de vagas em faculdades de medicina em todo país, sendo possível prever um crescimento massivo de recém-formados e profissionais no mercado de trabalho a partir de agora.

Dessa forma, é fundamental que se estabeleça mecanismos para se diferenciar em um segmento que, ao que tudo indica, estará saturado nos próximos anos.

Além disso, existe um outro fenômeno comum em relação a esse setor e a sua relação com a internet – que dá um grande respaldo a opção de desenvolver uma estratégia forte de conteúdo – cada vez mais cresce o hábito entre os usuários de pesquisar sintomas e tratamentos em sites e blogs.

O Google, percebendo esse movimento, implementou (em parceria com instituições de saúde conceituadas, como o Hospital Albert Einstein) a publicação de “fichas” com informações a respeito da doença pesquisada pelo usuário, fornecendo dados e orientações seguras e confiáveis para o tratamento.

Diante disso, é notória a importância desse canal na divulgação de serviços médicos, já que se trata de uma vitrine para milhares de pessoas que buscam informações sobre suas questões relacionadas à saúde.

Sem dúvida, é uma oportunidade que deve ser aproveitada, de forma absolutamente ética e responsável.

Como fazer Inbound Marketing para o segmento de saúde?

Para desenvolver uma estratégia eficiente de Inbound Marketing para seu estabelecimento de saúde, é necessário estar atento a dois pontos fundamentais: objetivo e público-alvo.

Em relação ao primeiro item, o ponto de partida é considerar quais são as metas que devem ser atingidas com a ação. A clínica precisa de mais clientes? O número de atendimentos deve subir ou seu objetivo é melhorar a qualidade do público atendido?

Sobre o público-alvo, é imprescindível que, antes de qualquer ação, seja feita uma análise sobre o tipo de público que a clínica ou consultório atrai ou deseja atrair. Realizando essa segmentação, é possível definir um plano de ação para impactar quem tem mais chances de procurar o estabelecimento, otimizando o investimento em campanha e produção de conteúdo.

Além da segmentação, há outras ações que deverão ser realizadas para alavancar o posicionamento do site como uma autoridade no nicho em que atua. Confira:

1 – Conteúdo relevante

O conteúdo é, sem dúvida, o coração do trabalho de Inbound Marketing e o que pode realmente diferenciar uma clínica de suas concorrentes. Textos informativos, didáticos e com dados confiáveis podem dar uma grande vantagem no momento do resultado das buscas e colocar sua clínica entre as primeiras posições nos buscadores, trazendo ainda mais credibilidade aos serviços prestados e servindo como uma eficiente vitrine.

2 – SEO

Criar uma estrutura de site e conteúdo voltados para a otimização de SEO (Search Engine Optimization) também dá outra enorme vantagem em relação aos concorrentes. Como o próprio nome sugere em português, a otimização para bons resultados nos motores de busca é feita através dos conteúdos publicados em seu site, blog e redes sociais. É fato: a empresa precisa ser encontrada facilmente na internet caso queira utilizar esse canal para aumentar seu número de clientes. Caso contrário, é investimento desperdiçado.

3 – Esteja presente nas redes sociais

As mídias sociais certamente podem impulsionar a geração de novos clientes e trazer grande visibilidade para sua clínica. Com uma página estruturada, uso correto de imagens e publicações constantes, a clínica pode usar as redes para interagir com o público e divulgar o material de um site ou blog.

Aqui no blog MedPlus você fica sempre bem informado. Se quiser se aprofundar no assunto, faça o download do e-book relacionado a este assunto. Aproveite e leia também sobre a importância do Marketing Digital para médicos.

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