Skip to main content

Como investir em marketing de relacionamento para clínicas e consultórios médicos

Os gestores de clínicas e consultórios médicos podem investir em diferentes estratégias de marketing com o intuito de oferecer um bom atendimento para os pacientes e garantir a sua satisfação. Isso pode ser feito com a implementação do marketing de relacionamento para clínicas e consultórios médicos, possibilitando que essa estratégia alcance resultados positivos para a clínica.

Neste artigo, vamos apresentar as principais práticas do marketing de relacionamento e como é possível investir nessa estratégia. Confira!

Marketing de Relacionamento: entenda o que é

O Marketing de Relacionamento é um maneira de oferecer um atendimento aprimorado para os seus pacientes, tendo como base algumas práticas que envolvem a melhoria do relacionamento entre clínica e pacientes e seu bem-estar durante toda a experiência na clínica.

Nessa estratégia de marketing é importante colocar em prática alguns valores como empatia, humanização, otimismo, demonstração de carinho, entre outros. Dessa forma, é possível fazer com que os pacientes que buscam tratamentos em sua clínica se tornem verdadeiros fãs do serviço que é oferecido e tenha uma relação de proximidade com a equipe.

Responsável por acrescentar alguns benefícios para a clínica, o Marketing de Relacionamento aplicado na área da saúde trabalha importantes práticas, como fidelização do paciente, satisfação de todos os envolvidos no atendimento, desenvolvimento de empatia para com o paciente, aumento da confiança do paciente nos serviços da clínica, entre outros.

Como investir em Marketing de Relacionamento em sua clínica ou consultório

Existem diversas maneiras de investir em Marketing de Relacionamento em sua clínica e consultório. Essa estratégia pode ser aplicada por meio do uso de e-mail marketing, ampla presença da clínica nas redes sociais, da busca por descobrir quem são os seus pacientes, entre outras.

Continue acompanhando e saiba como a sua clínica pode ter um excelente relacionamento com os pacientes.

Faça uso de e-mail marketing

Com o e-mail marketing presente em sua estratégia de marketing de relacionamento, a clínica utilizará uma das principais ferramentas para promover a sua aproximação com o paciente. O e-mail marketing pode ser implementado para enviar diversas mensagens, como de feliz aniversário, apresentar conteúdos publicados no blog da clínica e que sejam relevantes para o paciente em questão, informar a data da próxima consulta ou perguntar como foi a experiência do paciente no último atendimento.

Além disso, o e-mail marketing é uma importante ferramenta por ser personalizável, de excelente custo-benefício, entre outros benefícios.

Tenha uma presença ativa nas redes sociais

O marketing de relacionamento pode ser implementado com uma presença ativa da clínica nas redes sociais, de modo que sejam publicados conteúdos que apresentem informações úteis para o público, como dicas para cuidar da saúde. Essa prática faz com que a clínica e o consultório tenham mais visibilidade na internet e possam ser reconhecidos como autoridades no assunto.

É importante que tenha um responsável por promover a interação com os pacientes que entrarem em contato pelas redes sociais ou responder aqueles que deixarem comentários nas postagens. Isso faz com que a clínica seja bem-vista e satisfaça o seu público.

Saiba quem são os seus pacientes e quais são as suas preferências

É fundamental que uma clínica saiba quem são os seus pacientes, possibilitando que as suas respectivas experiências sejam cada vez melhores. Para isso, busque descobrir quais são as preferências de cada paciente, assim como o que eles não gostam em um serviço médico.

Outra informação que é importante verificar a fim de estruturar melhores estratégias de marketing de relacionamento é em relação às redes sociais que eles mais utilizam e o que gostam de ver na internet, de forma que a sua clínica esteja onde seus pacientes estão e desenvolva uma aproximação.

Estabeleça uma comunicação amigável com os pacientes

Para ter um excelente relacionamento com os seus pacientes, é preciso estabelecer uma comunicação amigável. Isso pode ser feito por meio do uso de uma linguagem acessível – de preferência sem termos técnicos – e que aproxime os pacientes de sua clínica.

Como a sua clínica investe em marketing de relacionamento? Você já conhecia essa estratégia? Compartilhe a sua experiência com a gente! Conte sempre com o MedPlus, seu Software de Gestão Médica.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *