Como o Storytelling pode ajudar a sua clínica na captação de pacientes

Como o Storytelling pode ajudar a sua clínica na captação de pacientes

Contar histórias é uma prática que está presente em nossa sociedade há séculos. A arte de contar histórias recebeu, atualmente, o nome de Storytelling e está bastante relacionada às ações de marketing. O Storytelling é um importante conceito capaz de auxiliar as clínicas na captação de novos pacientes.

Através de uma narrativa bem estruturada e com um tom pessoal e sentimental, a clínica pode contar a sua história de diferentes formas para o público e assim atrair pessoas interessadas em seus serviços. Por exemplo, apresente a origem da clínica utilizando uma narrativa envolvente e apresentando as pessoas por trás da marca para que o público se sinta atraído por sua história.

Para que o Storytelling envolva o público, ele precisa ser baseado em algumas características que iremos apresentar a seguir neste artigo.

Planeje a sua história

Utilizar o Storytelling para apresentar uma marca é mais do que simplesmente escrever uma história, já que envolve investir em uma estrutura que faça com que o leitor chegue até o fim do texto. Por isso, planeje a narrativa a ser contada.

É importante pensar e planejar sua estrutura e quais elementos da história da construção da clínica se encaixam em cada parte, como datas, dados e demais informações. Acrescente os momentos de fracasso e apresente-se como uma pessoa real. Por trás de toda marca, existem pessoas, e é essa versão da história que precisa ser contada para que o público se identifique com quem está contando-a.

Tenha começo, meio e fim

É essencial que a estrutura da narrativa tenha três partes: começo, meio e fim. Na primeira parte é recomendável que a origem da clínica fique em evidência, ou seja, conte como foi a ideia inicial para a sua criação e as razões para tal. No meio, apresente os desafios que fizeram parte de todo o processo e como foram superados. E na última parte, é importante mostrar o momento atual da clínica e os serviços oferecidos.

Nas três partes da narrativa é importante que se faça uso de valores sentimentais a fim de envolver o lado emocional do público, sendo o que mais faz com que os clientes queiram investir em seu serviço. Uma história envolvente e identificável é capaz de chamar a atenção do paciente no meio de tantas outras informações que são recebidas diariamente.

Saiba adaptar a história para diferentes formatos

Uma clínica deve utilizar a mesma história para se apresentar nos diversos canais, mas é importante que saiba fazer a adaptação necessária para cada formato de mídia. Por exemplo, quando se tratar de um texto no blog da clínica, como a página de “quem somos”, é preciso pensar na legibilidade, estilo, pontuação e ritmo da história. Caso seja um vídeo institucional, a estrutura da história deve fazer as alterações para que tenha o tom de voz, as pausas e as expressões visuais adequadas.

É preciso saber também adaptar as informações da história para a persona de sua clínica. É isso que irá influenciar diretamente no tom de voz, linguagem e estilo a serem utilizados na construção da narrativa.

Transmita uma mensagem positiva

Toda história apresenta uma mensagem para o público, podendo ser positiva ou negativa. Quando se trata de uma mensagem positiva, é capaz de atingir mais pessoas por ter mais envolvimento com o público. Ao contar a história real por trás da imagem da clínica, como a superação de fracassos e desafios, o paciente irá identificar a mensagem positiva em sua história.

O Storytelling é uma ferramenta que está sendo cada vez mais utilizada por empresas de diferentes segmentos do mercado a fim de atrair novos clientes. Afinal, o público consegue estabelecer uma conexão com uma marca ao se identificar com algum elemento de sua história, como os fracassos, missão e razões para fazer o que faz e, principalmente, por ser construída por pessoas comuns.

A sua clínica irá atrair novos pacientes ao estruturar uma excelente e envolvente história utilizando informações básicas de sua origem e dos serviços oferecidos, e apresentando-a para a persona.

Você já utilizou as técnicas do Storytelling para captar pacientes? Conte para nós a sua experiência!

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