Como organizar as finanças de sua clínica em 4 passos

Como organizar as finanças de sua clínica em 4 passos

Manter a estabilidade do setor financeiro de uma clínica médica é uma demanda importante e que cabe como responsabilidade ao gestor. Para alcançar bons resultados nesse trabalho, o profissional responsável precisa fazer com que as finanças estejam sempre organizadas por meio de atitudes práticas.

Dessa forma, será possível ter um controle assertivo da rotina da clínica, evitar possíveis prejuízos, saber quanto se está gastando com salários e despesas fixas, ter conhecimento da movimentação financeira da clínica e aprimorar o faturamento, além de planejar as melhorias nos equipamentos.

Neste artigo, vamos apresentar quais são os principais passos para organizar as finanças de sua clínica. Continue acompanhando.

Tenha controle do fluxo de caixa

Ter o controle do fluxo de caixa é essencial para que o gestor saiba o que está entrando de renda e o que está saindo de gastos, de forma que seja possível acompanhar e analisar a saúde financeira da clínica. É preciso incluir o salário de cada funcionário, os custos fixos, os valores pagos por cada paciente dos exames realizados, entre outros ganhos e despesas.

O fluxo de caixa, quando bem estruturado e organizado, facilita que o gestor tenha acesso à todas as informações e movimentações relacionadas com a gestão financeira.

Faça um planejamento eficiente

Desenvolver um planejamento eficiente faz parte de uma gestão financeira ideal, já que será a melhor maneira de organizar os meses futuros da gestão como um todo. Dessa forma, o planejamento deve conter metas e objetivos mais realistas de acordo com a situação financeira atual e padrão da clínica.

Além de traçar os objetivos desejados, o gestor precisa saber quais são as principais atitudes que farão com que a clínica alcance tais metas. Por exemplo, tenha em mente quantas consultas precisam ser realizadas para que consiga atingir o valor definido como objetivo.

Estude assuntos de gestão financeira

O gestor de uma clínica precisa estudar assuntos relacionados à gestão financeira para que saiba como lidar com as demandas de sua clínica, como precificação de seus serviços, estruturação do fluxo de caixa, novas tendências do mercado financeiro, recursos que auxiliam na organização das finanças e mais.

Para isso, o gestor deve buscar livros, treinamentos e cursos relacionados com o mercado financeiro, além de também poder contar com conselhos de profissionais especializados, como contadores e economistas.

Utilize um software de gestão financeira

A tecnologia é uma importante aliada para a organização das finanças de sua clínica. Ao utilizar um software de gestão, é possível manter todas as informações sobre as movimentações financeiras organizadas em uma mesma plataforma.

O Software de Gestão para Clínicas Médicas MedPlus simplifica o seu processo de gestão financeira, já que conta com recursos específicos de gestão, como sistema de controle de contas a pagar e a receber, controle do estoque de materiais, além de outras ferramentas necessárias para manter o seu fluxo de caixa sempre atualizado.

Nosso software proporciona uma excelente agilidade nos processos internos de uma clínica e uma maior organização para o gestor e para toda a sua equipe. É uma ferramenta totalmente segura e que possibilita que as informações sejam acessadas a qualquer momento e em qualquer lugar. Entre em contato conosco e saiba mais sobre os nossos serviços.

Como você organiza as finanças de sua clínica? Conte para nós a sua experiência nos comentários abaixo!

Deixe seu comentário!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deseja saber mais sobre as nossas soluções? Clique aqui e solicite contato de um de nossos consultores.