Skip to main content
gestao-de-compras-clinica

Como planejar uma gestão de compras eficiente em sua clínica

Para manter o equilíbrio entre o setor financeiro e o atendimento ao paciente em uma clínica, é preciso fazer uma gestão de compras eficiente. É a gestão de compras que possibilita que a clínica tenha um bom armazenamento de materiais, medicamentos e insumos a serem utilizados em consultas.

Fazer uma gestão de compras eficiente permite que a clínica se mantenha longe de prejuízos como a falta de estoque, medicamentos vencidos e desorganização, garantindo que a clínica não precise fazer compras emergenciais e tenha gastos desnecessários. Continue acompanhando para saber como planejar a sua gestão de compras da melhor maneira.

Tenha uma pessoa responsável para essa função

Uma maneira de manter a gestão de compras organizada é destinar um profissional para ficar alocado nessa função. Assim, ele será o responsável por todas as atividades que envolvem esse planejamento, como o próprio planejamento de compras, o contato com os fornecedores, o levantamento do que está em estoque e do que está faltando, entre outras atribuições.

Faça o inventário dos materiais utilizados

Fazer o planejamento desse importante setor da clínica envolve elaborar o inventário dos materiais que os profissionais da saúde utilizam no dia a dia de seus atendimentos médicos. Faça um levantamento das quantidades e o fluxo de cada material com o objetivo de saber o que requer uma quantia maior ou menor nas próximas compras e aquilo que é mais utilizado em relação ao total de materiais.

É recomendável que esses levantamentos sejam feitos periodicamente para que o gestor de compras tenha total controle sobre as demandas e quantidades necessárias para a clínica.

Mantenha o estoque organizado e com bom armazenamento

A gestão de compras eficiente está relacionada ao modo como o estoque está organizado e se os produtos estão bem armazenados. Manter a organização do estoque da clínica é uma atitude prática que faz com que o profissional da saúde não perca tempo para encontrar um determinado medicamento, por exemplo, e para fazer o inventário.

O bom armazenamento garante que os medicamentos, materiais e insumos não se danifiquem, causando prejuízo para o gestor. Para isso, observe e mantenha sob controle a refrigeração do ambiente.

Evite comprar materiais em emergências

Em uma emergência dificilmente será possível encontrar o material ou medicamento necessário por um bom preço em relação às compras feitas em grandes quantidades e com antecedência. Por isso, é preciso que o responsável pelo planejamento da gestão de compras certifique-se dos produtos que estão faltando e seja capaz de prevenir essa situação para não ter prejuízo.

Tenha um bom relacionamento com os fornecedores

É comum uma clínica contar com mais de um fornecedor, de acordo com cada tipo de compra. Faz parte das responsabilidade da gestão de compras ter um bom relacionamento com as empresas e profissionais destinados a abastecer a clínica com materiais e medicamentos. Classifique os cadastros dos fornecedores de modo que seja possível saber aqueles que cobram os melhores valores, que são organizados e entregam os pedidos no prazo.

Centralize as informações para ter um controle eficiente

Por fim, uma prática que auxilia o responsável pelo planejamento da gestão de compras é ter todas as informações necessárias em um mesmo local. Para isso, encontre uma forma de centralizar os dados do estoque e das quantidades, dos fornecedores e dos nomes dos materiais utilizados pela clínica.

Um planejamento de compras realizado de forma eficiente faz com que a clínica garanta um bom atendimento para os seus pacientes e um local de trabalho organizado para a sua equipe.

Como você faz o planejamento de gestão de compras de sua clínica? Queremos saber! Conte para nós nos comentários abaixo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *