Skip to main content
produtividade-medico-clinica

Como um médico pode melhorar a sua produtividade

Um médico possui diferentes e complexas tarefas na clínica em que trabalha, precisando estar sempre cumprindo prazos e fazendo um bom atendimento de seus pacientes, além de outras demandas. É preciso que o profissional da saúde saiba como melhorar a sua produtividade para garantir o sucesso da clínica.

Pensando nisso, separamos as principais maneiras de melhorar e manter a produtividade em um nível que garanta a eficiência e o bom resultado das entregas de suas tarefas. Confira neste artigo.

Mantenha-se organizado

É essencial que qualquer profissional do mercado de trabalho consiga encontrar maneiras de se manter organizado em relação ao seu ambiente de trabalho e às funções e demandas realizadas por ele. Com um médico, esse hábito é ainda mais importante, visto que a cada atendimento, mais informações são acumuladas.

Para garantir um trabalho produtivo, o médico precisa encontrar um método eficiente e prático de organização, como listas do que precisa ser feito, uma agenda – digital ou física – atualizada com compromissos e consultas e outras ferramentas que facilitem a rotina do médico.

Defina um padrão de tempo para cada tarefa

Um médico realiza diversas tarefas além do atendimento de pacientes e para melhorar a sua produtividade, é preciso que ele consiga estabelecer um tempo padrão para cada categoria de demanda. Essa prática é capaz de auxiliar que o profissional da saúde tenha uma ampla visão de quais tarefas necessitam mais tempo e dedicação em comparação com as mais simples.

Além disso, trabalhando com um tempo padrão para cada tarefa, o médico consegue estabelecer o que é prioritário em sua rotina, melhorando a sua produtividade ao começar pela demanda de maior importância e abrindo espaço para as demais tarefas que precisam ser realizadas.

Esteja atento aos resultados e saiba o que dá certo

Mantendo-se organizado e ao definir um tempo determinado para cada tarefa, o médico consegue observar os resultados desses hábitos aplicados na prática. Dessa forma, ele tem a oportunidade de saber o que dá certo e o que precisa ser melhorado.

O profissional tem como buscar o aperfeiçoamento de seus hábitos ao analisar os resultados de sua produtividade e de como está sendo o retorno de suas tarefas, como o modo que um paciente analisou o seu atendimento.

Saiba quando parar e descansar

Ter momentos de descanso e pausa faz parte da produtividade. Por isso, o médico precisa encontrar maneiras de pausar o seu trabalho e aproveitar para descansar. É preciso que essas pausas não sejam vistas como tempo perdido, já que ao possibilitarmos que o corpo e a mente relaxem, é possível voltar a ter mais foco e eficiência no trabalho.

Utilize um software de gestão

Um software de gestão auxilia na melhora da produtividade do profissional da saúde ao simplificar as tarefas que envolvem as áreas administrativas de uma clínica. O Software de Gestão Médica MedPlus tem como objetivo garantir a eficiência dos processos dos quais o médico é responsável, proporcionando um acesso facilitado e com as informações sempre atualizadas no armazenamento da nuvem.

Para garantir um excelente nível de produtividade e eficiência, entre em contato conosco e saiba tudo o que o MedPlus pode lhe oferecer.

Como você lida com a produtividade? Utiliza ferramentas específicas para isso? Conte a sua opinião para nós nos comentários!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *