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Como utilizar e-mail marketing para fidelizar seus pacientes

O marketing pode ser aplicado em uma clínica médica por meio de diversas estratégias – e uma das mais eficientes é o envio de e-mail marketing. Essa técnica é bastante utilizada como uma maneira de aproximar a comunicação com o paciente e ter um excelente retorno com baixo custo.

Saiba neste artigo quais são as principais maneiras de usar o e-mail marketing para fidelizar pacientes, como com o envio de conteúdo específico sobre a área de atuação da sua clínica, realizar testes de diferentes estratégias, entre outras. Continue acompanhando!

Como utilizar e-mail marketing para fidelizar seus pacientes

O e-mail marketing é uma das ferramentas mais utilizadas em estratégias digitais por proporcionar um meio de comunicação entre a empresa e seu consumidor final. Com um planejamento eficiente, há como enviar uma mensagem direta e objetiva para alcançar um determinado resultado, como conversão em vendas no e-commerce de uma marca.

Essa técnica possibilita que uma clínica fidelize os seus pacientes por melhorar a comunicação e a relação entre ambos, sendo uma maneira de fazer com que o paciente se sinta bem acolhido durante o atendimento. Confira a seguir quais são as principais maneiras de usar o e-mail marketing para fidelizar seus pacientes.

Envie conteúdo sobre a especialidade de sua clínica

O profissional da clínica é considerado como uma autoridade em assuntos sobre saúde e bem-estar do paciente. Sendo assim, é possível utilizar o e-mail marketing como uma ferramenta para enviar conteúdo sobre uma especialidade da Medicina e informar os seus pacientes sobre um determinado assunto. Por exemplo, um oftalmologista pode produzir um conteúdo sobre maneiras de não forçar a vista e prevenir a saúde ocular.

Conheça o perfil dos seus pacientes

Se o gestor deseja ter mais sucesso com o uso de e-mail marketing, é essencial conhecer o perfil dos seus pacientes. Sabendo as suas características – idade, gênero, objetivos que querem alcançar com os tratamentos, entre outros –, o conteúdo do e-mail marketing pode ser estruturado com mais propriedade e ser melhor segmentado.

Para isso, busque saber com quem a sua clínica está se comunicando, isto é, saiba quem são os seus pacientes e com o que a sua clínica pode ajudá-los. A melhor maneira de conhecer o seu público é por meio de pesquisas de opinião.

Teste diferentes estratégias e analise os resultados

É fundamental que a equipe da clínica teste diferentes estratégias para a execução do e-mail marketing, como diversificação do conteúdo, utilizar outro texto no campo de assunto do e-mail, inserir imagens e links, entre outras. Com cada estratégia aplicada, faça uma análise de quais foram os resultados, como taxa de abertura, índices de cliques e conversão.

Desenvolva um cronograma sazonal

Um cronograma sazonal se trata de um calendário baseado nas datas mais importantes para um determinado nicho. Com esse cronograma, a clínica pode desenvolver alguns e-mail marketing que sejam pautados nas datas que tenham relação com a área da saúde, como o mês de outubro (Outubro Rosa) e outros dias que sejam marcantes.

Afinal, quais são as vantagens do e-mail marketing?

O e-mail marketing oferece diversas vantagens, como alcançar um bom resultado com baixo custo, ser uma ferramenta bastante customizável e ser o canal de comunicação que permite diferentes conteúdos. Porém, a sua lista de mailing deve ser construída com consciência, ou seja, tenha a certeza de que os seus pacientes autorizam utilizar seus endereços de e-mail e não faça compra de listas de contatos.

Você utiliza e-mail marketing para fidelizar os pacientes da sua clínica? Deixe a sua resposta nos comentários abaixo.

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