Dicas para otimizar o agendamento das consultas na clínica

O agendamento das consultas é um dos primeiros contatos que o paciente tem com a clínica médica. Para proporcionar uma excelente experiência para esse paciente e garantir que ele continue frequentando a sua clínica, é necessário otimizar o agendamento das consultas.

Continue acompanhando esse artigo para saber as principais dicas para cumprir com essa prática e atingir o sucesso!

Disponibilize agendamento online

Estamos inseridos na era digital e boa parte dos pacientes prefere evitar falar no telefone. Assim, clínicas médicas que disponibilizam agendamento online costumam ter destaque em relação a concorrência por possibilitar que os pacientes encontrem outras maneiras –mais modernas – de agendar as suas consultas e os procedimentos.

Além disso, o agendamento online permite que a clínica otimize essa importante área por evitar que ocorram erros de preenchimento e por proporcionar mais praticidade tanto para os profissionais do atendimento quanto para os pacientes.

O App MedPlus Paciente conta com o processo de agendamento de consulta, permitindo que o paciente tenha acesso e consiga marcar seu atendimento de acordo com suas preferências de data e horário.

Defina um tempo médio de atendimento

O Tempo Médio de Atendimento (TMA) é uma prática bastante utilizada por empresas que desejam analisar quanto tempo o cliente fica esperando até finalizar o seu atendimento. Esse recurso pode ser utilizado para otimizar os agendamentos realizados por telefone e o tempo de espera na própria clínica.

A importância para que o TMA seja implementado nas clínicas está relacionada com a sua capacidade de auxiliar na redução do tempo que os pacientes esperam para serem atendidos ou para agendar as consultas.

Tenha uma equipe preparada

Otimizar o atendimento é uma prática que requer uma equipe de atendentes alinhada para oferecer a melhor experiência para os pacientes. Para isso, o gestor deve investir em desenvolver treinamentos e capacitar os seus colaboradores.

Assim, será possível contar com atendentes que estão preparados para atender as expectativas, evitar erros de preenchimentos das informações e garantir a praticidade no dia a dia com menos retrabalho. Além disso, uma equipe preparada faz com que as agendas dos médicos fiquem com poucos horários vagos, aumentando o retorno financeiro.

Confirme as consultas com antecedência

Evitar faltas em consultas já agendadas auxilia diversas clínicas a otimizarem seu agendamento por permitir que esse espaço seja preenchido com outros pacientes. São vários os motivos pelos os quais um paciente pode cancelar ou faltar em uma consulta, mas um dos mais frequentes é devido ao esquecimento desse compromisso.

Para isso, é essencial inserir no cotidiano dessa área da clínica a prática de confirmar as com alguns dias de antecedência. Desenvolva um sistema de organização que facilite o controle dessas confirmações de agendamentos, como um sistema automatizado com essa função.

Tenha um bom relacionamento com os pacientes

Um bom relacionamento com os pacientes faz com que ocorra uma aproximação entre ambos. Dessa forma, é possível saber quais são as preferências dos pacientes que a sua clínica atende e proporcionar um atendimento que tenha a ver com suas respectivas personalidades – como a disponibilização de mais de um tipo de forma de agendar a consulta.

Você já pensou em otimizar o agendamento de consultas de sua clínica? Deixe o seu comentário para nós!

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