Por Michelle Terres em 15/07/2022
Tempo de leitura: 6 minutos

Médico empreendedor: como superar os principais desafios

Ser um médico empreendedor é desafiador e compreende inúmeras responsabilidades. Confira as nossas dicas para garantir uma gestão de sucesso.
Como ser um médico empreendedor | Sponte

O empreendedorismo na Medicina não é uma novidade. Desde o início da Medicina moderna, existe o médico empreendedor que investe em seu próprio consultório ou clínica, expandindo o cuidado para atender cada vez mais pacientes.

Essa nobre missão de atuar como médico empresário continua nos dias de hoje, com uma importância especial. 

Afinal, a saúde pública não é capaz de dar conta de toda a demanda, e os consultórios e clínicas são responsáveis por absorver boa parte dessas pessoas, com tratamentos acessíveis e de excelente qualidade.

No entanto, a gestão médica oferece desafios para o profissional que resolve desbravar o mundo do empreendedorismo.

Pensando nisso, preparamos este artigo feito especialmente para médicos empreendedores que querem garantir seu espaço nesse mercado tão competitivo. 

Os desafios na gestão de um médico empreendedor

O primeiro passo para enfrentar os desafios do empreendedorismo na medicina é conhecê-los. Você precisa ter uma clara compreensão de quais são as dificuldades, como elas podem impactar seu trabalho e como é possível superar cada uma delas.

Por isso, preparamos uma lista com os principais desafios que médicos gestores precisam enfrentar e dicas para você superá-los. Confira:

Enfrentar os primeiros passos do empreendedorismo na Medicina

Se você já abriu sua clínica ou seu consultório, talvez você possa pular para o próximo tópico. No entanto, se você está naquele momento central da vida de um médico, em que ele decide mergulhar no mundo do empreendedorismo, este trecho é feito especialmente para você!

Médica empreendedora feliz em seu consultório | Sponte

Afinal, o desafio para empreender na área da saúde começa cedo. Você precisa abraçar o perfil de empreendedor, estudar tudo o que puder sobre gestão de clínicas e montar um negócio que se destaque da concorrência.

Algumas dicas essenciais para quem está nesse momento são:

Se quiser mais recomendações para esse processo tão importante, acesse o artigo: Gestor iniciante: o que é preciso saber para começar um negócio na área da saúde.

Você também pode conferir nosso eBook com os primeiros passos para médicos empresários que estão abrindo sua primeira clínica:

Conciliar as funções de médico e empresário

Este talvez seja o maior desafio para um médico que optou por abrir sua própria clínica. Afinal, sabemos que a rotina de um profissional da saúde não é tão simples. Entre atendimentos, diagnósticos, tratamentos e novas formações, não sobra muito tempo, certo!?

No entanto, quando você decide ser um médico empreendedor, torna-se essencial separar um período todo dia para lidar com a gestão médica.

Isso envolve contratar e gerenciar os colaboradores que vão ajudar no trabalho da clínica — você pode contar com uma equipe completa de auxiliares ou simplesmente uma pessoa responsável pela secretaria médica e pelos agendamentos.

Também é fundamental cuidar da gestão financeira, para garantir que a clínica esteja dando lucro e que não haja perigo de sofrer com algum problema com as finanças.

Leia mais: Principais problemas financeiros de clínicas médicas: como solucioná-los?

Outro ponto fundamental é a tributação. Sua clínica precisa estar em dia com a Receita Federal e com outras burocracias importantes.

E esses são apenas alguns exemplos dos detalhes que um médico gestor precisa equilibrar para garantir o sucesso de seu empreendimento. Por isso, é fundamental contar com o apoio de uma secretária ou secretário que entenda sobre gestão médica.

Além disso, o médico também precisa contar com ferramentas que facilitem a gestão e otimizem seu tempo. Afinal, o burnout em clínicas médicas é uma realidade que atinge cada vez mais profissionais que não conseguem separar tempo para descansar e acabam sobrecarregados com o trabalho.

Um sistema de gestão médica que integre todas as necessidades da clínica é uma ótima pedida para lidar com essa demanda. Um bom software reduz drasticamente o esforço necessário para os cuidados da clínica e devolve ao médico a tranquilidade necessária para aproveitar os frutos do seu trabalho.

Manter-se atualizado tanto na Medicina quanto na gestão médica

Nós sabemos que a Medicina é um campo em eterna evolução e que os médicos  precisam se atualizar constantemente. Isso significa acompanhar as novas tendências, ler artigos e estudos de colegas, aprofundar-se com livros sobre a especialidade, participar de seminários e congressos e até buscar cursos de especialização.

Médica empreendedora olhando os dados da sua clínica | Sponte

Mas quando o profissional decide seguir o caminho do empreendedorismo, ele passa a precisar também de conhecimentos sobre gestão médica — e esse é outro campo em constante evolução.

Por isso, conte com sites confiáveis para se manter atualizado nesse setor. O blog da MedPlus é uma excelente pedida, mas você não precisa se limitar. Fique aberto para novos conhecimentos e busque, também, livros sobre o assunto.

Leia mais: 6 livros sobre empreendedorismo e negócios que todo médico-gestor deve ler.

Tecnologia na saúde: atualizações essenciais para o médico gestor

Além de se atualizar em técnicas de gestão e especialidades médicas, um médico empreendedor também precisa entender o potencial da tecnologia para as clínicas.

Atualmente, temos inovações incríveis em diferentes setores, desde cirgurgias robóticas até a decodificação do genoma humano — passando pelo metaverso na saúde, pelos wearables de monitoramento, pela inteligência artificial e pelas novidades da gestão médica digital.

O blog da MedPlus está repleto de textos sobre o assunto. Confira alguns deles:

Lidar com a concorrência acirrada

Na virada do milênio, no ano 2000, o Brasil contava com 230.110 médicos, mas em 20 anos, esse número mais do que dobrou! Segundo informações do Conselho Federal de Medicina (CFM), já podíamos contar 502.475 profissionais em 2020.

Esse salto no número de profissionais pode ser um desafio para novos médicos empreendedores, que precisam lidar com uma concorrência cada vez mais acirrada. Mas algumas dicas podem ajudar a lidar com esse obstáculo.

Primeiro, sua clínica precisa estar bem localizada. Avalie muito bem onde você vai se instalar, confira as demandas do bairro e da cidade e considere também a localização dos outros profissionais que atendem à mesma especialidade.

Também é fundamental investir em uma recepção agradável e aconchegante, porque esse é o espaço de um contato importante com os pacientes. Lembre-se de que muitas vezes a primeira impressão é a que fica.

Além disso, busque se destacar pelo seu diferencial, mas também pelo trabalho do dia a dia, mostrando eficiência, cuidado e profissionalismo desde a marcação de consultas até o pós-atendimento.

Por fim, invista em marketing para clínicas e consultórios médicos. Marcar presença nas redes sociais e também nas mídias offline (TV, rádio, outdoors, etc) é fundamental para chamar a atenção para o seu trabalho e criar uma clientela fidelizada.

Enfrentar um cenário econômico desafiador para o empreendedorismo na Medicina

Com o aumento da inflação, a subida dos preços e a queda do poder de compra do povo brasileiro, estamos enfrentando uma crise econômica no país. Essa situação vai afetar todos os setores — inclusive clínicas e consultórios médicos.

Sim, a saúde é um bem de primeira necessidade e uma prioridade para boa parte da população. Por isso, o impacto deve ser menor do que em outras áreas, como a cultura, o entretenimento e até a educação particular.

Mesmo assim, o médico precisa preparar sua gestão financeira para momentos de “vacas magras”. Por isso, acompanhe seu fluxo de caixa, faça uma reserva de emergência, separe seu dinheiro pessoal das finanças da clínica e planeje a gestão no curto, médio e longo prazo. 

É fundamental, também, conhecer os principais problemas financeiros que podem atingir uma clínica. Esse aprendizado pode ajudar a evitar essas questões, ou lidar com elas, se for necessário.

O médico empreendedor também deve acompanhar os principais indicadores financeiros  na gestão médica. Esse cuidado permite prever problemas, acompanhar tendências e aproveitar oportunidades.

Por fim, é indispensável conhecer os erros financeiros que podem colocar uma clínica em risco.

Otimizar a gestão médica para manter os melhores resultados na clínica

Para lidar com a concorrência, manter a gestão financeira em dia, se destacar com o marketing médico e diminuir o estresse da burocracia, o médico gestor precisa buscar estratégias para otimizar seu trabalho.

Buscar aprender mais sobre gestão é um passo importante. Contratar pessoas qualificadas também é fundamental. Mas o principal, neste momento, é ter acesso ao que há de melhor em tecnologia para coordenar uma clínica ou um consultório médico.

Isso envolve elementos como:

A presença de um software de gestão médica já se tornou indispensável e ter um sistema de qualidade, com funcionalidades integradas e suporte profissional, é um diferencial importante.

Essa é uma das maneiras com que a tecnologia pode transformar o trabalho de médicos gestores, superando os principais desafios e entregando excelentes resultados. Se quiser saber mais, confira nosso eBook:

Como a tecnologia pode auxiliar a ser um médico empreendedor | Sponte
Gerente Comercial

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.